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Como criar um webinar que faça sucesso? Comece fazendo estas sete perguntas

por dionei

Por Amy Duchene

O aprendizado online está passando por um momento dourado. Instituições como a Khan Academy e Linda.com baseiam todos os seus modelos de negócios nas aulas online.

As pessoas de negócios também estão se ligando nisso: de acordo com a Insivia, 75% dos executivos assistem a vídeos relacionados ao trabalho em websites de empresas pelo menos uma vez por semana. E, de acordo com a eLearning Industry, 98% de todas as organizações incluem vídeo nas suas estratégias de aprendizado digital em 2016.

Você não precisa criar todo um currículo ou uma escola online para entrar neste jogo. Se você já estiver criando conteúdo para blogs ou whitepapers, você pode transforma-los com sucesso em webinars. Eu já assisti e gerenciei muitos webinars no decorrer dos anos e aprendi muito. Eu não tenho todas as respostas, mas, eu tenho muitas perguntas que podem ajuda-lo a descobrir se os webinars são um canal para você acrescentar ao seu marketing mix.

O que é um webinar?

Em primeiro lugar, vamos estabelecer de que estamos falando. Aqui, eu não estou me referido a qualquer tipo de conteúdo em vídeo, mas a webinars. A palavra webinar é uma combinação (fusão) de web e de seminário (seminar, em inglês). Na sua forma mais simples, um webinar é um seminário ao vivo, ou gravado, realizado através de um software para videoconferência hospedado na web, que ensina algo ao espectador/participante.

O que diferencia um webinar?

Comparado com outros meios, a diferença mais óbvia é que um webinar é guiado por um apresentador, ou professor. Ele podem também incluir alguns extras, como demonstrações, bate-papos em tempo real, ou lições de um workshop. É verdade que os webinars requerem alguma destreza técnica para serem criados e transmitidos. Mas, se você tiver um e-book, ou um whitepaper, ou um blog post, você já tem o seu programa (ou a base dele). Agora, você precisa de alguém para apresentar esse conteúdo no formato de uma conferência na web.

Neste estágio, isto não parece ser intransponível, certo? Agora vamos fazer algumas perguntas para determinar se você consegue fazer isto.

1. Você tem todas as ferramentas de que precisa?

As ferramentas das quais você irá precisar dependerão do produto final que você quer.

Apresentação de slides com voz

Muitos webinars usam apresentações de um conjunto de slides, como os seus únicos materiais visuais, com uma ou duas pessoas falando durante a apresentação. Neste caso, você precisará de um bom software para videoconferências, como o  GoToWebinar ou o WebEx, com a capacidade para servir tantos espectadores quantos você prever, e um microfone de boa qualidade (um aparelho com fones de ouvido é melhor). Para obter a melhor qualidade de som, o apresentador deve estar numa sala que tenha boa acústica e sem ruídos de fundo. Um pequeno escritório será suficiente, especialmente se tiver algumas superfícies como carpetes e cortinas.

Veja um exemplo: Wenming Yee, um Gerente Sênior de Programas de Pesquisa da Microsoft apresentou um webinar ao vivo usando certas linguagens com Azure. Ele fez a sua apresentação usando slides.

Ele também gravou a apresentação e você pode acessa-la no YouTube.e

Alguns webinars constam apenas de vídeo, como as TED Talks.

Veja Don Tapscott, Consultor Sênior do Foro Econômico Mundial (World Economic Forum), educando os espectadores sobre “blockchain”.

Outros webinars misturam apresentadores ao vivo com slides e outros gráficos.

Este webinar da MarketingSherpa recapitula as principais dicas para levar para casa da conferência MarketingSherpa’s 2016 Summit, e mistura ações ao vivo

e slides:

webinar

Para os webinars com ação ao vivo, há caixas técnicas adicionais para marcar (ticar). Primeiramente, você precisa de equipamentos para gravar, uma câmera e um microfone. Você pode ter um estúdio onsite, cheio de telas verdes e uma câmera panorâmica, bem como um áudio de boa qualidade. Mas, se não tiver, você pode fazer isto totalmente com a sua câmera e microfone embutidos no seu computador.

Você também deve considerar quais elementos você, idealmente, incluiria no seu webinar. Você precisa fazer uma demonstração, ou embutir um vídeo relacionado? Você quer conversar com a sua audiência em tempo real, e, em consequência, precisa de uma função de mensagens instantâneas?

Por outro lado, qual é a largura da banda da Internet na sua empresa? Você pode transmitir webcast sem que haja quedas ou abafamentos?

2. Quem é o seu talento?

Pense nos seus recursos. Quem será o rosto ou a voz do seu webinar? Em Hollywood, isto é denominado talento. Dê uma olhada e determine qual é a melhor pessoa para estar diante da câmera. Eu não quero dizer a que tem a melhor aparência. Eu quero dizer o apresentador mais confiante, que tem a autoridade para falar do assunto em pauta. Veja no escritório e tente usar algumas pessoas para ter a certeza de que elas não congelarão quando a luz vermelha do gravador acender. Assegure-se que esta pessoa tenha uma voz agradável e que seja bem articulada.

Está essa pessoa sempre disponível para apresentar webinars? Você não precisa usar a mesma pessoa em todos os webinars, mas isto ajuda estabelecer confiança e consistência junto à sua audiência. Ocasionalmente, você também pode trazer um co-apresentador, ou um apresentador convidado, como, por exemplo, alguém que possa contribuir com conhecimento especial privilegiado. Se você tiver dois apresentadores, pense na possibilidade de eles serem de sexo, e/ou de etnias diferentes.

3. Qual é a sua plataforma?

Você pode ter participado de um webinar em plataformas comuns, como GoToWebinar, Skype, ou WebEx. Dependendo do estilo do seu conteúdo, você pode também tentar a Periscope ou a função Facebook’s Live. Você pode hospedar o seu conteúdo gravado no seu próprio site, mas você também pode usar o Google Hangouts, o YouTube, ou o Vimeo, entre outras.

Considere se essas plataformas propiciam todas as funções das quais você precisa, como conversas em tempo real, ou votação, ou análise de dados.

Outras perguntas a fazer a você mesmo para ajudar a determinar qual plataforma:

  • Você imagina um webinar ao vivo, ou sob demanda? O seu apresentador se sente à vontade falando ao vivo, ou ele fica melhor se for gravado (com o benefício de edição após a produção)?
  • Qual será a aparência visual do seu webcast? As opções incluem cabeças que falam, “como fazer”, ou mesmo sessões de perguntas e respostas.
  • Qual é o seu orçamento?

4. O que você vai ensinar?

Agora que você tem todos os aspectos técnicos resolvidos, pense no seu programa. Qual é o foco deste webinar ou desta série?

Você pode estar inclinado a ensinar algo sobre o seu produto, afinal, você quer vendê-lo. Mas, segure um pouco este pensamento inicial e vá mais ao fundo. Os webinars mais eficazes são sobre liderança de pensamento, que sobre vender um produto.

Veja algumas táticas para fazê-lo pensar sobre ideias para conteúdo:

  • Se a sua empresa fosse convidada da falar numa conferência de um ramo de atividades, sobre o que você falaria?
  • Considere como o seu produto ajuda a resolver problemas. Quais problemas específicos podem ser abordados? Como nasceu o produto que resolve esse desafio? Talvez, também haja algo que você possa revelar durante um seminário.
  • Os do tipo “como fazer” algo são semelhantes aos acima mencionados, mas, são mais dogmáticos. As pessoas amam aprender “como fazer” alguma coisa, e a popularidade dos vídeos deste tipo continua a crescer. De acordo com a Mediakix, as buscas de como fazer no YouTube aumentaram 70% de um ano para outro (mais de 100 milhões de horas de conteúdo do tipo como fazer foram assistidas em 2015). Este formato funcionaria para você? Talvez haja um processo que você usa internamente que seja útil para a sua audiência. Use um webinar para dividi-lo, passo a passo, e dê as mesmas ferramentas às pessoas (mantendo, é claro, alguns segredos comerciais).
  • O que as pessoas querem? Use o seu blog e a mídia social para perguntar à sua audiência o que eles querem aprender em seguida. Isto pode acender algumas ideias.
  • O que você pode usar novamente? Você pode ser capaz de cavar nos arquivos do seu blog ou dos seus white papers e elaborar um texto ou um esboço.

Quanto tempo deve durar um webinar?

Muitos webinars duram entre 30 e 60 minutos. Isto não é obrigatório; você pode descobrir que um formato que dure 5 a 10 minutos seja ótimo. Mas, se isto ocorrer, não se esqueça do fato que alguns participantes podem não estar conectados na hora exata e podem perder o conteúdo. Ao contrário, provavelmente, você não quer ir além dos 90 minutos, pois as pessoas vão abandonar a conexão. Verifique os seus dados analíticos. Se a maioria dos seus participantes estiver saindo num determinado ponto, ajuste o seu conteúdo levando isto em consideração.

5. Quantos webinars você hospedará?

Agora que você tem a estrutura, pense sobre a sua cadência. Será este um webinar único, e, se for, vale a pena o esforço? Ou você hospedará webinars trimestralmente? Talvez até mensalmente? Você pode tentar semanalmente, mas este pode ser um compromisso muito grande para você e para a sua audiência. Você pode tentar uma cadência semanal durante um curto período de tempo, como quatro a seis semanas.

Que dia e hora são melhores?

A natureza do seu conteúdo pode dar algumas indicações; por exemplo, se o seu assunto for recreativo, ou do tipo passatempo, você pode programar o seu webinar para fora do horário comercial. Por outro lado, você planeja hospedar uma agenda robusta e relacionada aos negócios, que os seus participantes gostariam de ver pontualmente durante o seu dia de trabalho?

Também, quando os seus membros mais importantes como, por exemplo, o apresentador, estará disponível? Se ele tiver livre apenas as terças-feiras, às 4 horas da tarde, então este é o seu horário.

Eu sugiro que você evite as segundas-feiras de manhã e as sextas-feiras à tarde, por que esses são horários nos quais, provavelmente, haverá menos participantes.

Além disso, haverá participantes de outras partes do mundo, que estarão em outro fuso horário? Você precisará repetir o webinar em outro horário para satisfazer essas pessoas?

6. Qual é o estilo?

Eu toquei neste ponto na seção da plataforma, mais vamos nos aprofundar um pouco mais. Você tem algumas escolhas a fazer:

Você quer uma aula como uma cabeça que fala diante de uma câmara? Ou é melhor usar um formato de entrevista, com um painel de apresentadores? Você quer fazer alguma demonstração ou algum tipo de filmagem dos bastidores? Será este webinar interativo, com exercícios para a sua audiência fazer? Neste caso, eles irão compartilhar as respostas com você? Pense no caráter da sua marca, e que estilo os seus clientes esperam ver?

7. Qual é o ROI?

Eu não quero estragar a sua festa, mas, isto precisa ser perguntado. Como você justificará este investimento perante o seu chefe?

Os webinars podem ser baratos, especialmente se você grava-los da sua mesa, usando uma câmera embutida, e sendo você mesmo o apresentador. Mas, se você quiser algo mais sofisticado e robusto, provavelmente, você precisará de algum equipamento. A ReadyTalk menciona um custo de 100 a 300 dólares.

De qualquer maneira, o esforço lhe custará o seu tempo, no qual você ficará afastado de outros projetos.

O seu chefe estará no conselho? Como você poderá convencê-lo que este esforço vale a pena? Eu não posso responder essa pergunta por você, mas, eu o aconselho a ter um plano para rastreamento do ROI, para mostrar à sua equipe. Uma boa ideia é fixar metas, como o número de leads. O custo do seu webinar pode ser considerado parte dos custos de aquisição de novos clientes, ou parte dos seus esforços de promoção da marca. Ou ambas as coisas.

Algumas ideias: mencione um produto exclusivamente num webcast e veja quem faz preguntas sobre ele. Ou talvez você possa mencionar no webinar as alças da sua marca na mídia social e realizar um concurso relacionado, que você possa rastrear de volta à sua audiência.

Tudo o que eu estou dizendo é: tenha um plano.

Quanto você deve cobrar?

Os webinars nem sempre são grátis, mas, frequentemente são, ou eles custam muito pouco. Fica bem oferecê-los gratuitamente. E, se as pessoas precisarem se inscrever para participar, peça então a informação delas para contato e, talvez, uma permissão para enviar materiais de marketing para elas.

Isto é tudo por hoje. No meu próximo texto, eu falarei sobre o que fazer, uma vez que você tenha decidido realizar o seu webinar, e como estar pronto, como fazer a sua audiência sintonizar e quais são as melhores (e piores) práticas. Neste meio tempo, pense nisto: quais são três assuntos que você mais gostaria de colocar num webinar? Você tem conteúdo já existente que gostaria de transformar num webinar?

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Sobre a autora: Amy Duchene é uma escritora com mais de uma década de experiência no marketing B2B para uma enorme empresa de software, localizada noroeste da costa do Pacífico. Fora deste trabalho, ela escreve ficção (principalmente novelas para jovens e adultos) e ama molhar os seus pés nas águas do Oceano Pacífico.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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2 Comentários

O seu papel na jornada do cliente | HyTrade 26 de março de 2022 - 10:12

[…] para fazer uma demonstração do produto. Envie uma série de e-mails de gatilho. Convide-o para um webinar, ou para um evento especial na sede da sua […]

Responder
Como produzir um grande webinar - HyTrade Inbound Marketing 26 de março de 2022 - 10:37

[…] meu ultimo post intitulado “Como criar um webinar que faça sucesso? Comece fazendo estas sete perguntas”, eu falei sobre webinars, o que eles são e como organiza-los. Hoje, vamos seguir com este tema […]

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