Por Sam Slaughter
Os leitores de certa idade podem se lembrar de um anúncio de 90 minutos de um produto para homens chamado Hair Club (Clube do Cabelo), que destaca um cavalheiro que proclama “eu não sou apenas o Presidente, eu também sou um cliente”. Por falta de uma metáfora melhor, isto é basicamente como eu resumiria o meu papel na Contently. Eu não apenas tenho a tarefa de convencer os profissionais de marketing que o nosso software resolverá os problemas de marketing de conteúdo deles, como também eu uso o nosso produto para resolver os nossos próprios problemas.
Como o Vice-Presidente de Conteúdo da Contently, eu não estou apenas interessado em medir a eficácia do nosso conteúdo, como também rastrear a eficiência das nossas equipes, quando elas terminam diferentes projetos em nossa plataforma de tecnologia. Isto tem sido um diferencial para mim, como um chefe – e para a Contently, como uma empresa.
Decifrando o código
O grande desafio que o nosso CEO passa à nossa equipe de marketing é descobrir como produzir o máximo de negócios com recursos limitados. Se isto soar familiar, é por que todos os CEOs encarregam todos os CMOs de cuidar deste mesmo problema.
Há uma década, descobrir a perfeita equação de uso de recursos e resultados do negócio significava cruzar os dados de uma variedade impressionante de planilhas de cálculo. Mas, recentemente, descobrir que esse doce ponto ficou muito mais fácil, graças à rápida maturação da tecnologia de marketing, que nos possibilita tomar decisões mais inteligentes em menos tempo.
O futuro pertencerá àqueles que abraçarem a tecnologia que melhora todos os aspectos do seu marketing de conteúdo.
Atualmente, a tecnologia de marketing pode essencialmente ser mapeada em cinco funções chave: governança, planejamento, produção, uso e ativação, como foi estabelecido pelo relatório Wave da Forrester de 2017. Nós construímos a nossa plataforma de tecnologia de marketing de conteúdo para realizar estas funções, através da nossa máquina de dados, como um molho secreto que os nossos clientes podem usar para otimizar muito mais rapidamente que os seus concorrentes.
Na Contently, nós certamente coletamos dados sobre curtidas, compartilhamentos e visitantes, mas, também temos, em nossa rede, dados sobre mais de 100.000 autônomos, padrões de desempenho em ramos de atividades e padrões de produção em mais de 200 empresas que são nossos clientes. Juntos, nós processamos, no ano passado, quase 4 bilhões de pontos de dados. Ligar esses números a metas específicas de negócios é extremamente atraente para os CMOs e para outros profissionais sêniores de marketing, por que isto ajuda a decifrar o código sobre aonde eles precisam investir para melhorar a sua função de marketing.
Estas percepções têm o poder de impactar em praticamente todas as fases do seu marketing. Veja o estágio de planejamento: a plataforma de tecnologia da Contently pode colocar na superfície os tópicos mais populares do seu ramo de atividades, quais autônomos são os melhores para cobri-los e como otimizar o seu conteúdo para os algoritmos de busca. No estágio da produção, ela pode identificar os gargalos existentes no seu processo de aprovação. E, no estágio de ativação, você pode identificar quais páginas das suas plataformas de vendas e brochuras de produtos captam maior atenção e ajustar o conteúdo para determinados prospectos.
Os profissionais de marketing que olharem apenas para as métricas de desempenho ficarão para trás.
Eu não sou a primeira pessoa a advogar mais dados de marketing. Nós estamos no ponto onde os profissionais de marketing podem se afogar num mar de dados estatísticos, se eles tentarem analisar toda a informação disponível. Na realidade, eu estou falando sobre usar a tecnologia para assegurar que todas as suas entradas de dados façam sentido quando você olhar para eles de maneira holística. Quando faltar a percepção sobre uma das funções centrais da Forrester, isto tende a arrastar junto as outras quatro funções.
Os profissionais de marketing que olharem apenas para as métricas de desempenho ficarão para trás. O futuro pertence aos que abraçarem a tecnologia que melhora todos os aspectos do seu programa de marketing de conteúdo – desde como são formadas as ideias, até o fluxograma ideal de como o conteúdo gera leads e subscrições.
Você precisa deste mix perfeito de criatividade, tecnologia e dados. E isto é verdade se você for um Presidente, um cliente, ou apenas outro cara quase careca, que está tentando se virar.
[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
Você está pronto para implantar o seu plano de conteúdo? Verifique o nosso e-book para aprender a criar conteúdo de qualidade através de uma estratégia vencedora que atraia potenciais compradores e que crie afinidade pela marca. Ele te ajudará a desenvolver personagens de compradores, a mapear a jornada deles através do ciclo de engajamento até a tomada de decisão e produzir conteúdo que os ajudará em cada estágio dessa jornada.
Sobre o autor: Escritor, editor e dono de cães, Sam Slaughter é Vice-Presidente de Conteúdo da Contently. O congestionamento favorito dele no dia foi Eric B. para Presidente.
Fonte: The Content Strategist
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da Contently são traduzidos e republicados com autorização.