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A ascensão da realidade virtual e o que ela significa para os profissionais de marketing B2B

por dionei

Por Nicki Howell

Não foi há muito tempo que a realidade virtual parecia ser pura ficção. Os membros da USS Enterprise, da série Star Trek, usaram a realidade virtual para explorar ambientes simulados – qualquer coisa inclusive viajar para exuberantes florestas para resolver complicados mistérios. Entretanto, trazer esta tecnologia à realidade parecia ser “altamente ilógico”, como diria Mr. Spock. Mas, atualmente, a RV não apenas chegou, como os especialistas dizem que ela é a próxima grande coisa para o marketing.

A RV oferece aos espectadores uma total imersão numa experiência de 360 graus, frequentemente usando fones de ouvido, que os isolam do ambiente externo. Para os profissionais de marketing, este é o cálice sagrado. Os espectadores ficam completamente absortos, engajados e atentos à sua mensagem – e isolados no seu mundo, por escolha própria. De fato, a Gartner prevê que o marketing da realidade virtual está posicionado num ponto vital de transição, no início de um ciclo de crescimento. Ainda assim, as marcas que decidirem alavancar esta tecnologia precisam fazer isto corretamente, para produzir um ótimo engajamento. Veja seis exemplos para inspirar os seus esforços.

1) Red Bull – Criando aventuras para os espectadores

A Red Bull criou um vídeo de 360 graus, que convida os espectadores a irem numa expedição a um antigo vulcão, enquanto integra elementos da marca através de toda a experiência de RV. Este curto clipe dá aos espectadores uma experiência detalhada que se aproxima do que seria ficar totalmente imerso na experiência real. Este vídeo lançado há apenas alguns meses, capturou 311.607 visualizações.

Ponto chave para levar para casa. Criar experiências excitantes para os seus clientes B2B, que promovam engajamento através da RV. Integrar sutilmente elementos da marca através de todo o vídeo.

2. Oreo – Usando criatividade e imaginação

Na sua experiência de RV, engaje os leitores através da integração de imaginação e de ficção. Por exemplo, a Oreo criou um vídeo de 360 graus que dá boas vindas aos espectadores dentro de um “Cofre de maravilhas Oreo”. Uma vez que você estiver dentro do cofre, o vídeo explica as origens mágicas dos biscoitos da marca Oreo (da Nabisco) com sabor de cupcake. No mercado B2B, você pode não ser capaz de dar boas vindas aos espectadores em “cofres imaginários”, mas você pode usar alguns elementos de ficção (e até temas humorísticos) para manter os espectadores engajados e entretidos pela sua marca.

Ponto chave para levar para casa. Não seja sério demais com a RV. Crie vídeos que sejam divertidos e que engajem os espectadores em muitos níveis diferentes.

3. Volvo – Test Drive do XC90 – Simulando uma experiência

Recentemente, a Volvo criou um vídeo de RV que permitiu que os espectadores fizessem um ‘test drive’ com o SUV de luxo da empresa, o XC90, levando-os para um passeio virtual pelo campo. Nesta campanha, a empresa usou o Google Cardboard, que transforma os smartphones em fones de ouvido de RV funcionais por meio de um cartão, duas lentes e um imã.

realidade virtual

Ponto chave para levar para casa. Alavancar a RV para deixar os seus prospectos sentirem que estão realmente experimentando os seus produtos – sem fisicamente visitar uma localidade. Esta é uma grande oportunidade para as empresas B2B, que frequentemente fazem demonstrações dos seus produtos. Coloque o comprador no assento do motorista!

4. Merrell Shoes – Lançando um novo produto

Quando você lançar um novo produto, seja ele um novo calçado ou novo software, é importante espalhar conscientização e passar a palavra adiante. Os clientes potenciais precisam saber não apenas que a sua oferta existe, como também como ela resolve os seus maiores problemas. A Merrell Shoes (Calçados Merrell) alavanca a RV ao lançar a sua nova bota para fazer caminhadas, a Capra.

A agência da empresa desenhou uma experiência de RV, chamada “Trailscape” (Escapada por uma Trilha), que levou os espectadores numa caminhada desafiadora e perigosa pelas montanhas Dolomitas, na Itália, completada por uma avalanche. A audiência (virtualmente) viaja para um lugar especificamente mapeado para a experiência virtual. A campanha, que teve sucesso em disseminar consciência, capturou 12.396 espectadores no YouTube.

Ponto chave para levar para casa. Se você determinar que a RV é boa para a sua audiência alvo, use-a para ajudar os lançamentos de produtos. Ela ajuda a gerar animação e rumor ao redor do seu produto e, quanto melhor ela for, mais será compartilhada.

5. Tesco Pele – Realizando pesquisa de mercado

Os profissionais de marketing B2B sabem que capturar a pesquisa de mercado é parte ciência e parte arte. A Tesco, uma cadeia britânica de supermercados, usou a RV para ajudar a empresa a conhecer melhor como ela pode, mais rapidamente, comercializar as gôndolas e redesenhar e melhorar o layout das lojas. Por exemplo, eles criaram uma loja virtual, para que as pessoas pudessem andar por ela, antes que ela fosse construída (para ter certeza de que o desenho tivesse sucesso). A Tesco tem estado adiante do seu tempo há muito tempo; em 2011, ela abriu um supermercado virtual numa estação de metrô na Coreia: uma gôndola do comprimento de uma parede, desenhada para parecer uma série de prateleiras de supermercado. Ela mostrava imagens e preços, e as pessoas podiam comprar produtos com os seus smartphones.

Agora, a empresa está promovendo o Tesco Pelé, um vídeo que mostra clientes colocando óculos de realidade virtual e passando pelos corredores de um mercado virtual da Tesco (e, então, pisando num gramado de um campo de futebol, para justificar a conexão com Pelé). Você acha que eles veem isto como uma maneira de apresentar as pessoas à compra de mantimentos online, ou fazem disto uma experiência mais satisfatória?

Ponto chave para levar para casa. Procurar novos e excitantes usos da tecno0logia virtual, para criar uma marca mais forte e melhorar as experiências dos clientes. E soltar um nome famoso e amado nunca dói.

6. New York University – Educando

A New York University está usando ativamente a RV para os seus esforços de recrutamento. Os estudantes que forem aceitos para o programa de engenharia, recebem um cartão de um dispositivo de RV e fazem download de instruções de um aplicativo, que faz um passeio virtual por Marte. Eles estão comunicando aos futuros alunos que estão decidindo para qual universidade eles irão, que, se eles selecionarem a NYU, eles estarão com quem tem a tecnologia de ponta.

A NYU está usando a RV para educar e comunicar uma mensagem distinta para a sua audiência alvo. Os profissionais de marketing B2B também precisam de recursos para criar consciência e para educarem sobre o produto que eles promovem. A RV pode ajudar a realizar isto, de uma maneira nova e inovadora.

Ponto chave para levar para casa. Identificar oportunidades potenciais para a RV ajuda a educar e a informar a sua audiência alvo, enquanto você mantém o conteúdo divertido e interessante.

4 dicas para o sucesso

Você está pensando em usar a RV numa próxima campanha de marketing? Se a resposta for sim, veja 4 dicas a serem consideradas antes de lançar os seus esforços.

  1. Considere a sua audiência. A RV não é para todas as audiências, portanto, avalie inicialmente a sua audiência, antes de saltar. Estão eles atualmente usando a RV? Estariam eles abertos para usar esta tecnologia?
  2. Crie uma experiência “teste antes de comprar”. Por exemplo, a IKEA lançou, em RV, uma experiência de uma cozinha interativa, na qual os clientes podiam, virtualmente, remodelar a cozinha deles. Usando a RV, eles obtêm uma visão de 360 graus, mudando as cores e os estilos da cozinha, para entender verdadeiramente como ficaria o resultado final.
  3. Engaje os seus clientes numa história. Por exemplo, a popular série de televisão “Game of Thrones” criou uma experiência que permite que os espectadores fiquem totalmente imersos numa RV relacionada ao filme da série. Dentro de três horas, o vídeo de RV capturou mais de 7 milhões de visualizações. Logo, se a história da sua marca (brand’s story) for altamente visual e possa incluir movimento, conte-a em RV.
  4. Crie conteúdo realmente maravilhoso. A RV oferece às marcas uma oportunidade de capturar a atenção e de engajar as suas audiências. Mas, para colher o benefício total, você precisa criar conteúdo maravilhoso. Por exemplo, a Tom’s Shoes usou a RV para destacar a missão da empresa. A empresa criou um curto e inspirador clip em RV, que conecta os clientes a uma criança da Colômbia, que se beneficiou da compra de calçados.

Seguindo adiante para o sucesso

A tecnologia virtual avançou muito desde os dias da Star Treck, mas, agora que ela está aqui, os profissionais de marketing estão descobrindo novas e interessantes maneiras de usa-la para conectar com os clientes. Eles estão comunicando o valor da proposição dos seus produtos em detalhes muito maiores e mais envolventes.

Mas, a chave do sucesso é saber se a RV é correta para a sua audiência. E, ao tenta-la, faça ajustes frequentes e não tenha medo de tropeçar. Albert Einstein, disse “Eu não errei. Eu apensa descobri 10.000 maneiras que não funcionavam”.

Construir sobre o seu sucesso (e erros), através da RV, produzirá maravilhosas experiências para os seus clientes, altos níveis de engajamento e lealdade à marca, que produzem excelentes resultados no longo prazo.

Você usou a RV nos seus esforços de marketing? Por favor, compartilhe abaixo as suas experiências.

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Sobre o autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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