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A geração do milênio e a mídia: porque as marcas que não publicam estão com grandes problemas

por dionei

Por Shane Snow

Uma pesquisa recente feita com 1.300 pessoas da geração do milênio confirmou a minha longa suspeita: eu sou a única pessoa nascida depois de 1980 que ainda lê as notícias impressas em papel.

Ou alguma coisa perto disso.

Eu geralmente sou cauteloso sobre generalizações a respeito das gerações, mas o novo estudo, feito pela empresa de pesquisa Millennial Branding (em nome da Elite Daily), convenceu-me que, pelo menos, algo do que dizem sobre os meus pares da geração Y é verdade. Os dados sobre os hábitos de mídia daqueles dentre nós que tiveram a Internet no colegial são claro: “Nós somos um grupo sem papeis e somos céticos sobre o que lemos – a não ser que a fonte seja nossos amigos”.

De acordo com o estudo:

[wt_blockquote color=”blue” author=””] A geração do milênio não confia na mídia tradicional e na publicidade e eles estão procurando opiniões dos seus amigos (37%), dos pais (36%) e de especialistas online (17%) antes de comprar. [/wt_blockquote]

De forma fascinante, o relacionamento dos jovens com as marcas (do tipo Nike e Coke) também ocorre na mídia. Cinquenta e oito por cento de nós esperam que as marcas publiquem conteúdo online antes de comprar delas. Há quinze anos, este não teria sido o caso, pois, a maioria das marcas ainda nem tinha ouvido falar da palavra “blog”.

geração do milênio

Os representantes da geração Y classificaram a “autenticidade” das notícias como sendo mais importante que o próprio conteúdo. Nós esperamos que os anunciantes estejam dispostos a ajudar e nós estamos cansados de falsidades:

geração do milênio

A vasta maioria dos jovens prefere fazer negócios com uma marca que tenha uma “alma”:

geração do milênio

E então há isto:

geração do milênio

Para todos os meus amigos anunciantes, tudo o que eu tenho a dizer sobre esta última citação é: oh.

Alguém que nasceu em 1975 não é uma espécie inerentemente diferente que alguém nascido em 1990, apesar do que dizem os estereótipos. Se nós da geração do milênio devemos todos ser chamados de “bundões”, isto ainda precisa ser provado empiricamente. Mas, os dados mostram que as expectativas das pessoas sobre a mídia e a publicidade na verdade mudam, de acordo com a tecnologia com a qual elas cresceram.

Eu vou continuar a ler os meus livros impressos em papel, muito obrigado. Mas, eu provavelmente investirei o meu dinheiro na BuzzFeed.

* “Porque nós confiamos em nossos amigos, em comparação com profissionais da mídia é um assunto fascinante. Especialmente se os nossos amigos obtêm as suas notícias originais destas mesmas fontes”.

Sobre o autor: Shane Snow é um jornalista de tecnologia na cidade de Nova Iorque e CCO da Contently, tem mestrado em Jornalismo pela Universidade de Columbia e é fellow da Royal Society of the Arts.

Fonte: The Content Strategist

Tradução: Fernando B. T. Leite

Imagem de capa: Aleksandar Mijatovic/Shutterstock

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