Comprar online ainda não é a prática preponderante.
O eMarketer estima que as vendas do e-commerce varejista no Brasil crescerão 11,7% em 2014, para atingir aproximadamente 31,95 bilhões de reais. Isto representa uma pequena diminuição em relação à expansão de 14,8% registrada em 2013, bem como o último ano antes do qual se espera que as vendas do e-commerce varejista no Brasil caiam para uma taxa de crescimento de um único dígito.
Embora ainda esteja num estágio relativamente precoce de desenvolvimento do e-commerce, estes números colocam o Brasil como o décimo maior mercado mundial em 2014, classificado por vendas do e-commerce varejista, logo atrás da Coreia do Sul por aproximadamente 8,4 bilhões de reais e na frente da Dinamarca por 4,64 aproximadamente 11,14 bilhões de reais.
O simples tamanho do espaço da internet no Brasil o torna um mercado bastante grande. O eMarketer estima que o Brasil terá 107,7 milhões de usuários da internet em 2014, 37,7% dos quais farão uma compra digital. Isto representa um mercado de 32,9 milhões de consumidores que compram pelos canais digitais e que somam 36,4% de todos os compradores digitais da América Latina.
Ainda assim, estes níveis de penetração são substancialmente mais baixos que os dos mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde se espera que 74,4% dos usuários da internet façam uma compra digital em 2014. E embora o Brasil tenha mais compradores digitais que qualquer dos países vizinhos, a porcentagem dos usuários da internet que compram através de dispositivos digitais é apenas levemente mais alta que a média latino-americana de 34,4% e mais baixa que a da Argentina de 47,4%. No ritmo atual, mesmo em 2017, apenas 41,5% dos usuários da internet no Brasil comprarão digitalmente.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite