Por Andy Sernovitz
O que poderia ajudar uma enorme corporação como a McGraw-Hill a operar mais eficientemente, conectar escritórios em diferentes locais do globo terrestre, obter contribuições de seus funcionários para criar e/ou desenvolver ideias e desenvolver produtos?
Patrick Durando, diretor sênior de novas mídias globais, receitou uma intranet social. É uma espécie de Facebook para uma empresa — mas, Patrick adverte, não diga isto aos seus executivos.
Ao invés disso, conte a eles uma história sobre como um funcionário encontrou um cliente, imaginou a maior dificuldade dele, simplesmente a tuitou internamente e recebeu 25 respostas dos diferentes departamentos enquanto voltava de taxi para o escritório. Durando diz que isto é o que uma intranet social pode fazer.
Durando divulgou como a intranet social da McGraw-Hill, tornou-se uma ferramenta prática de colaboração numa apresentação na conferência BlogWell organizada pela SocialMedia.org em Nova Iorque. Aqui estão alguns destaques dessa apresentação:
- Conexões laterais rápidas, como a velocidade da luz, fazem coisas acontecerem. A intranet social da companhia fez o que e-mails não puderam fazer. Ela abriu colaboração e comunicação entre limites físicos, hierárquicos e departamentais. Empregados na Califórnia e na Argentina responderam perguntas complicadas para um colega no Reino Unido e funcionários aprenderam e comentaram sobre novas políticas da companhia em um blog.
- Aqui, especialização pode brilhar. À medida que as pessoas começaram a contribuir na intranet social, tornou-se claro que havia aqui especializações inexploradas. Com experiências pesquisáveis nos perfis de cada um, os colegas poderiam achar ajuda das pessoas que tinham especializações. Melhor ainda, o conteúdo ficou gravado na intranet social, mesmo após determinado funcionário ter deixado a companhia.
- Há um lugar para assuntos triviais. A McGraw-Hill não teve problemas com pessoas que trouxeram a sua vivência pessoal para a intranet social — a companhia até encorajou isto. A companhia acredita que a interação social ajude os funcionários a se sentirem à vontade na hora de contribuir para auxiliar em assuntos sérios. Todavia, quando fotos de animais de estimação começaram a aparecer mais frequentemente do que ideias brilhantes sobre o próprio negócio, a companhia teve que fazer uma distinção. É por isso que Durando sugere estabelecer um lugar na intranet social para os assuntos triviais.
Fonte: Smartblogs.com
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite