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Como criar sinergia entre a mídia social e o marketing de conteúdo

por HyTrade

Por Nicki Howell

Você tem sinergia entre a mídia social e o marketing de conteúdo?

Os profissionais de marketing entendem que, no ambiente digital atual, a mídia social é uma necessidade imperiosa para alcançar os clientes. É onde eles gastam uma quantidade crescente de tempo. De fato, aproximadamente um de cada cinco minutos (cerca de 19%) de todo o tempo da mídia é gasto em sites e em apps sociais.

Mas, apesar dos seus esforços promocionais no social, muitos profissionais de marketing não estão colhendo os resultados desejados. Por quê?

Provavelmente por que está faltando um elemento crítico, a sinergia. É necessário haver uma sinergia construtiva entre o seu conteúdo e a sua atividade social, que está enraizada na sinergia que serve a sua marca.

Muitos profissionais de marketing criam estratégias separadas para cada canal, perdendo a oportunidade para que os canais sejam construídos com base uns nos outros, criando sinergia e momento. O conteúdo e o social são poderosos isoladamente, mas, o poder deles é multiplicado exponencialmente, quando eles são usados para ecoar e amplificar um ao outro.

Se você estiver interessado em criar mais sinergia entre os seus diversos canais, veja cinco lugares por onde começar.

1. Comece pelas metas e objetivos da empresa.

Criar sinergia entre o social e o marketing de conteúdo começa pela clara definição das metas e objetivos da empresa. Essas metas precisam permitir que os dois tipos de marketing se combinem para atingir um propósito comum. Antes de criar um conteúdo promocional, considere essas perguntas: O que esperamos conseguir? Como parecerá o sucesso? Veja dois exemplos, um fraco e outro forte.

Fraco. John está encarregado do marketing social para a Good Company. A sua meta é gerar, neste trimestre, 10% mais seguidores no Twitter, e o seu plano é criar e promover o conteúdo que fará isto acontecer. Ele está pensando em cards e memes no Twitter.

Embora aumentar o tráfico seja bom, uma estratégia forte pode conseguir algo muito melhor que simplesmente gerar seguidores. Veja o exemplo seguinte.

Forte. Jane está encarregada do marketing social para a Better Company. A meta da sua empresa é gerar 10% mais leads neste trimestre. A estratégia é usar conteúdo fechado para obter nomes qualificados para entrar no seu programa de marketing de nutrição. O seu colega de marketing de conteúdo está criando um guia que abordará um grande ponto doloroso da audiência alvo da sua empresa. O plano de Jane é usar o social para promover o conteúdo, com a meta de conduzir as pessoas para a landing page, na qual elas podem preencher um formulário para leads, para obter o conteúdo. Os dois canais trabalharão juntos para atingir esta meta.

Ponto chave pra levar para casa: Antes de criar qualquer nova peça de conteúdo, mapeie as metas e objetivos da empresa. Então, decida como o conteúdo e o social podem trabalhar juntos para atingir essa meta comum.

2. Inverta o processo e deixe o social conduzir a criação de conteúdo.

A maioria dos profissionais de marketing cria o conteúdo em primeiro lugar, e usa o social para promovê-lo. Este processo pode ter sucesso, mas, há uma estratégia menos usada que pode gerar resultados excelentes. Ouça o social para ditar a direção do seu conteúdo.

Por exemplo, a maioria da sua audiência gasta tempo no Twitter. Verifique as conversas que estão acontecendo agora mesmo no Twitter. Sobre o que as pessoas estão falando? Há temas comuns de pontos dolorosos que podem estar aparecendo múltiplas vezes? Se houver, criar conteúdo baseado nesta informação fará a sua promoção social ser mais eficaz. A conversa já está acontecendo e você sabe que as pessoas estão interessadas neste assunto, e agora, você apenas tem que criar sinergia, produzindo o conteúdo a ser promovido. E esse conteúdo não precisa ser um longo e-book, white paper, ou mesmo um blog post. Ele pode ser algo simples.

Por exemplo, a Charmin foi ao social para aprender sobre o que as suas audiências estavam falando. Eles queriam descobrir os maiores pontos dolorosos no contexto da marca. A empresa logo descobriu que a audiência estava unanimemente frustrada pelo fato das pessoas não substituírem os rolos de papel higiênico. Eles criaram um visual rápido e eficaz para engajar a sua maior audiência.

criar sinergia

A GoPro é outro grande exemplo. Esta marca consistentemente solicita e recebe conteúdo gerado pelos usuários. Os clientes usam as suas câmeras para gravar vídeos, frequentemente de esportes radicais. Eles compartilham as suas fantásticas gravações com a empresa, que, por sua vez, posta os vídeos na mídia social.

Os usuários produzem o conteúdo, o que significa que ele se encaixa perfeitamente no marketing social. Os criadores do conteúdo compartilham as suas gravações, e as pessoas são especialmente receptivas ao conteúdo criado pelos seus pares.

Veja um exemplo: um usuário da GoPro criou este vídeo do seu dia no Alasca, usando o dispositivo para capturar uma sequência de imagens de tirar o fôlego. A empresa anexou o vídeo ao seu perfil no Twitter.

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Ponto chave pra levar para casa: Produzir o seu próprio conteúdo é ótimo, mas alavancar conteúdo gerado pelos usuários é uma oportunidade inexplorada pela maioria dos profissionais de marketing. Compartilhe as histórias e conteúdos dos seus clientes, e promova-os na mídia social.

3. Selecione estrategicamente os canais da mídia social.

A publicação “Padrões, Orçamentos e Tendências na América do Norte para 2017” do Content Marketing Institute identifica os canais que os profissionais de marketing B2B mais usam para promover o conteúdo deles. O LinkedIn lidera as plataformas sociais, usadas por 89% destes profissionais.

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Um dos maiores erros que os profissionais de marketing cometem é não combinar o conteúdo certo com o canal adequado. De acordo com um estudo do CMI, os profissionais de marketing estão usando, em média, seis canais diferentes para distribuir o seu conteúdo. Dependendo do tamanho da sua equipe, ser eficaz em tantos canais sociais pode ser difícil. É melhor focar apenas naqueles nos quais você pode ser ótimo. Descubra onde a sua audiência gasta a maioria do tempo dela e foque a sua estratégia nesses canais específicos.

Como você pode determinar quais canais são os melhores para a sua audiência? Veja algumas perguntas a serem feitas.

  • Onde os seus compradores alvo estão gastando o tempo deles? Pergunte aos seus atuais clientes onde eles gastam o tempo deles, e/ou faça pesquisas para obter as respostas.
  • Quais canais os concorrentes que têm sucesso estão usando, e estão eles obtendo resultados através desses canais? Você pode usar diversas ferramentas sociais para obter esta informação. Por exemplo, a Fanpage Karma permite que você analise as contas dos seus concorrentes em vários canais da mídia social. A Twitonomy permite que você veja a análise da sua conta no Twitter, assim como as dos seus principais concorrentes.
  • Há considerações geográficas que precisam ser consideradas em cada canal?

A Social Sprout recomenda começar mergulhando profundamente nos dados demográficos de cada canal. Depois que você entender melhor os dados demográficos pertinentes, você pode decidir quais canais melhor se encaixam na sua estratégia de conteúdo e social. Veja um rápido guia dos principais canais sociais, baseado na Pew Research Center Demographics do estudo Key Social Networking.

Ponto chave pra levar para casa: A mídia social é sobre qualidade e não sobre quantidade. Selecione alguns canais sociais para promover o seu conteúdo, com base nos dados demográficos e nos hábitos da audiência alvo, que você deseja atingir.

4. Crie o tom correto para as contas sociais.

Os profissionais de marketing de conteúdo frequentemente pensam sobre o tom, ao escrever as peças de conteúdo. Deve o conteúdo ser profissional, abordável, humorístico ou amistoso? Muito depende da voz da sua marca, mas os canais individuais podem influenciar isto e, é claro, a própria peça de conteúdo. Uma vez que você entenda o propósito do conteúdo, quem ele vai alcançar e quais canais sociais ajudarão a atingir essa meta, você precisa ter certeza de que o conteúdo combine com o tom do canal. Veja alguns exemplos.

Twitter. As contas das empresa que têm maior sucesso no Twitter têm algumas coisas em comum, de acordo com Justyn Howard da Social Sprout. Ele acha que as empresas que têm sucesso fazem mais para divertir ou para entreter; elas oferecem verdadeiro valor para as suas audiências. Elas compartilham informação de grande valor a detalhes privilegiados, ou fazem ofertas especiais.

Facebook. No Facebook, o seu tom deve ser amistoso. Ele deve engajar os fãs através de conteúdo que seja fácil de compartilhar e que inclua multimídia. De fato, os posts que incluem imagens ou vídeos produzem até 96 por cento de maior engajamento nas páginas de empresas do Facebook. Compartilhe fotos de eventos recentes da empresa e dê à audiência uma visão do íntimo da sua empresa.

LinkedIn. Este meio é todo sobre liderança no seu nicho. Com outros canais, você pode fazer brincadeiras e divertir-se, mas, neste canal, mantenha-se como um profissional. Entretanto, profissional não deve ser chato; faça também o conteúdo ser interessante.

5. Use tipos de conteúdo comprovados na sua estratégia integrada.

Ao criar uma estratégia integrada e sinérgica de conteúdo e social, é importante considerar os tipos de conteúdo que terão um bom desempenho no social, por que, se o conteúdo tiver um bom desempenho, ele o levará mais perto da sua meta, seja produzindo engajamento, gerando leads, ou aumentando a consciência da marca. Veja diversos tipos de conteúdos comprovados para entregar e compartilhar.

  • Os infográficos comprovadamente geram mais visualizações, curtidas e compartilhamentos. De fato, um estudo descobriu que os infográficos eram curtidos e que eles recebiam corações na mídia social até três vezes a taxa de outros tipos de conteúdo.
  • Este tipo de conteúdo é ótimo para infundir um pouco de (ou muita) personalidade nos seus selecionados meios de comunicação (pense em Facebook e Twitter). Use um meme para rapidamente pular num tópico ou tendência que está acontecendo agora mesmo no seu ramo de atividades. Os memes são fáceis de criar com rapidez, e você pode divulga-los antes que a tendência passe. Eles tendem a ser engraçados e, frequentemente são irônicos. Dos Equis teve um ótimo resultado com o “Homem mais interessante do Mundo”.

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  • Na mídia social, os vídeos capturam uma grande quantidade de atenção. Por exemplo, este vídeo produzido pela Crazy Egg traz 21 mil dólares de receita todos os meses.

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Carregue o seu vídeo no YouTube e no Vimeo e compartilhe links através das plataformas de mídia social desejadas. Mas lembre-se que os vídeos (neste contexto) não devem ser longos. Geralmente alguns minutos são suficientes.

Listas. Nós somos programados para gostar dos posts com listas − os lísticos. De fato, de acordo com uma pesquisa da Buzzsumo, nós descobrimos que para a OKDork os posts de listas perdem apenas para os infográficos ao receber maior média de compartilhamentos que todos os demais tipos de conteúdo.

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Ponto chave pra levar para casa: Se você não tem certeza de por onde começar, selecione um tipo de conteúdo comprovado nos canais da mídia social, onde os membros da sua audiência alvo estão gastando a maior parte do tempo.

Resumindo: A mídia social é especialmente poderosa quando atua em sinergia com os seus demais conteúdos.

A mídia social é uma ferramenta poderosa para atingir mais pessoas da sua audiência alvo. Mas, ela não pode trabalhar sozinha. O conteúdo que você criar e os canais sociais que você selecionar precisam trabalhar em harmonia.

Cada tipo de conteúdo, seja um blog post, white paper, um guia, ou um vídeo, requer muitas horas e recursos para produzir. Mas, com uma meta estratégica, cada hora proporcionará um retorno muito maior, por que atingir esta sinergia maximizará o impacto de cada peça de conteúdo que você criar.

Como você usa a mídia social para promover o seu conteúdo? Por favor, compartilhe as suas melhores práticas e o que produz resultados.

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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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1 Comentário

Otimize o seu conteúdo para o Inbound Marketing: Parte 2 - HyTrade Inbound Marketing 26 de março de 2022 - 09:23

[…] com os seus melhores clientes para identificar a sua empresa, e com as audiências adequadas nas redes sociais: elas podem ser qualquer combinação de LinkedIn, Vimeo, Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, […]

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