Algumas vezes é fácil sentir-se um oprimido. Talvez você não possa pagar o preço de um espaço para uma loja naquele lugar ideal da cidade, talvez seja difícil destacar o seu produto, ou talvez o seu nome seja Boring (Chato). Qualquer que seja o seu obstáculo, você pode fazer o seu negócio ser notado com um pouco de habilidade e de talento.
A seguir, estão três estratégias de disseminação boca a boca, que transformaram situações desvantajosas em oportunidades para o marketing boca a boca:
- Faça uma encenação
- Faça uma parceria
- Faça-a digna de uma prateleira
1. Faça uma encenação
Em virtude do custo ridículo de espaço para varejo em Tóquio (Japão), um projetista decidiu que ele não poderia arcar com o custo de uma loja de tamanho normal, e então ele fez uma loja minúscula. Ele dirigiu uma loja, que se movimenta por controle remoto, mostrando o seu pequenino produto, alfinetes, por todo um movimentado distrito de compras em Tóquio. Num mar de grandes e reluzentes fachadas de lojas, ele conseguiu mais atenção por ser pequeno. Você não pode sempre bater os seus concorrentes através de ações caras, mas, sendo completamente diferente, você pode se destacar, mesmo com um pequeno orçamento (é importante ver o vídeo abaixo).
2. Faça uma parceria
A pequena cidade de fazendeiros de Boring, no estado de Oregon (Estados Unidos) já ouviu todos os tipos de piadas e eles admitem que, realmente, não acontecem grandes coisas por lá. Mas, quando um dos residentes encontrou a cidade chamada Dull (Aborrecido) na Escócia, uma pequenina cidade ao norte de Glasgow, eles decidirem trazer um pouco de agitação a ambas estas comunidades, celebrando o dia de Boring and Dull (Chato e Aborrecido). Foi uma forma de aproximar estas pequeninas comunidades e de conseguir alguma publicidade para elas. Por si próprios, Boring e Dull são nomes engraçados. Mas, ao fazer uma parceria, elas conseguiram fazer alguma coisa sobre a qual vale a pena falar.
3. Faça-a digna de uma prateleira
Para celebrar o aniversário de 400 anos dos seus canais, a cidade de Amsterdam (Holanda) criou uma linha de garrafas especialmente projetadas cheias com água dos canais, para serem vendidas como lembrança. Vender água, areia e outros artefatos baratos a viajantes (turistas) como lembranças não é novidade. O que torna estas lembranças diferentes é a embalagem. Ao colocar a água dos canais numa garrafa peculiar, eles transformaram uma típica lembrança numa peça de conversação.
Você está pensando nas pequenas mudanças que você pode fazer para estimular os amigos dos seus clientes a perguntar “O que é isso”?
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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