Por Asaf Rothem
As empresas que usam o marketing de conteúdo já sabem que quanto mais fechado for o seu conteúdo, mais conversões você terá. De fato, num estudo recente que vimos da BrightInfo, nós descobrimos que, para cada aumento de 10% na proporção entre conteúdo fechado (que precisa preencher um cadastro para acessá-lo) e conteúdo liberado, a sua taxa de conversão aumentará 3,9% (mais dados desse estudo estarão num e-Book que será publicado logo). Isto pode significar uma enorme diferença para a sua empresa.
Mas, há aqui um problema escondido: as empresas agora têm muito mais conteúdo que ativos de grande qualidade online, com os quais elas os promovem. Portanto, a grande questão é: como você leva o conteúdo certo para a pessoa certa?
A resposta inteligente: combinando certos itens de conteúdo e determinadas audiências. Quando isto é feito ao nível de um grupo, isto é chamado de segmentação. Quando isto é feito no nível individual, é chamado de personalização.
Definindo “segmentação” e “personalização”
A segmentação e a personalização são dois aspectos diferentes – e, alguns podem chamar de diferentes gerações – do marketing online. Juntas elas podem ajudar os profissionais de marketing a dar um potente golpe no engajamento do tráfico anônimo de site – à medida que eles transformam a segmentação da audiência numa experiência verdadeiramente pessoal para o cliente.
A segmentação é saber algo sobre um grupo de pessoas – tipicamente, são as suas tendências e comportamentos derivados das ações, médias e meios observados dentre grupos mais ou menos homogêneos. Os profissionais de marketing usam o estabelecimento de regras para agrupar pessoas nestes grupos. Isto é muito eficaz para leads conhecidos – à medida que você muito provavelmente sabe algo sobre essas pessoas. Mas, mesmo para o tráfico anônimo de site, a segmentação é certamente melhor que a publicidade de massa do tipo um tamanho único que serve para todos, e oferece um sentido que o profissional de marketing está ativamente fazendo alguma coisa. Estas são coisas boas. As empresas que usam a segmentação dizem que ela melhora as taxas de conversão em até 30%.
A personalização significa saber algo sobre um indivíduo específico e usualmente envolve inferir algo significativo sobre os seus interesses, em tempo real. Isto seria impossível fazer manualmente, mas a automação o torna possível, mesmo para o tráfico anônimo de site. Mas, isto também significa que os profissionais de marketing precisam renunciar a certos controles de um algoritmo – o que não é fácil de fazer.
Os nossos dados na BrightInfo mostram que empresas que usam a personalização do conteúdo aumentam as taxas de conversão em até 80%. O que torna isto mais eficaz é o fato que a maioria das pessoas (57%) se sente bem sobre oferecer informação pessoal num website, desde que seja para o seu próprio benefício e para ser usada de maneira responsável.
Podemos todos nós seguir adiante e combinar as duas coisas?
Bem, nós certamente podemos. Veja, a seguir, como fazer isto com o seu conteúdo:
Você provavelmente já está usando os personagens de marketing. Por exemplo, se você for um banco hipotecário, você provavelmente está lidando com donos de casas de primeira viagem, investidores imobiliários e com pessoas que procuram fazer uma nova hipoteca. Vamos usar estes três personagens compradores, sabendo que obviamente há outros.
Agora, você tem o seu conjunto de conteúdos – tipicamente um blog post semanal e 10 a 20 itens de conteúdo fechado: e-Books, webinars, etc. Vamos dizer que a sua equipe de conteúdo tenha 11 destes itens.
Usando a segmentação baseada apenas em regras estabelecidas, nós poderíamos escolher um item específico de conteúdo para cada personagem, ou para cada página.
Usando a personalização do conteúdo, nós podemos deixar o algoritmo decidir, baseado em relevância textual, comportamento do usuário e em taxas de conversão. Esta seria uma experiência de um para um, para o destinatário.
A questão é, se você estiver usando apenas a segmentação, nós estaremos decidindo qual item específico de conteúdo vamos oferecer para cada personagem, independentemente do que o visitante quer ler ou observar. Sabendo como a jornada do comprador é atualmente bastante fragmentada, esta não é a oferta ideal para o prospecto. Se você estiver usando a personalização, um algoritmo estará fazendo essas escolhas, baseado nas ações do comprador, sem perguntar a você o que você quer promover. Ler conteúdo relevante é bom para o prospecto, mas, não tão bom como ler conteúdo relevante que você quer que ele leia. Além do mais, sabendo como é difícil conferir atribuições aos leads na era de funis de marketing não lineares, os profissionais de marketing gostariam de permanecer no controle das atribuições feitas ao primeiro toque. Mas, talvez a coisa mais importante seja: combinando a segmentação e a personalização, você pode oferecer uma experiência dinâmica e não estática.
Como conectar a segmentação e a personalização
De volta ao banco hipotecário: e se você quiser dar ao seu algoritmo alguma orientação sobre como otimizar as suas ofertas de conteúdo? Isto não seria muito bom? Bem, veja a seguir como fazer isto:
- Tenha a certeza de ter uma quantidade suficiente de conteúdo para atender os interesses de cada personagem comprador. Quanto é suficiente? De 5 a 7 itens de conteúdo para cada personagem devem bastar. Tenha a certeza de que eles cobrem a amplitude desde os prospectos do topo do funil, do tipo que está “apenas olhando”, aos leads do meio do funil, do tipo “qual é o ROI”, até os leads do final do funil, que estão prontos para fechar a compra, do tipo “eu estou pronto para comprar e tenho que decidir entre dois possíveis fornecedores”.
- Se você não tiver uma quantidade suficiente de conteúdo para cada personagem em cada estágio, arregace as mangas e comece a escrevê-los. Uma vez que os nossos profissionais de marketing tinham apenas 11 itens, nós estabelecemos um planejamento de produção de conteúdo e mantivemos em mente os três personagens, para ter a certeza que o novo conteúdo iria oferecer a cada personagem uma solução de 360 graus, que servisse para os diversos estágios.
- Agora que temos conteúdo suficiente, vamos designar seis itens de conteúdo para cada personagem.
- Vamos verificar se a nossa cesta de conteúdo está pronta e alinhada com os três personagens.
- Finalmente, está na hora de configurar o algoritmo para escolher o melhor conteúdo da nossa lista e apenas dessa lista.
Pronto! Agora, os prospectos serão engajados com o conteúdo mais relevante… da reserva de conteúdo que você quer que eles leiam. Portanto, você está conseguindo obter uma boa mistura de escutar o comportamento online deles, sem esquecer os seus personagens, e proporcionar a eles uma experiência dinâmica e personalizada, de maneira individual.
Para aprender mais sobre como criar uma estratégia completa de marketing de conteúdo, incluindo o desenvolvimento de personagens para aprimorar a sua personalização, baixe gratuitamente o e-book Como criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo.
Sobre o autor: Asaf Rothem é o Vice-Presidente de Marketing da BrightInfo, que é uma solução para otimização de conversão, que usa a personalização em tempo real para cobrir toda a jornada do comprador no seu website, e ao mesmo tempo oferece dados analíticos únicos de conteúdo.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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