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Como produzir um grande webinar

por HyTrade

Por Amy Duchene

No meu ultimo post intitulado “Como criar um webinar que faça sucesso? Comece fazendo estas sete perguntas”, eu falei sobre webinars, o que eles são e como organiza-los. Hoje, vamos seguir com este tema através de dicas úteis para leva-lo à fase seguinte, para produzir um grande webinar.

Em primeiro lugar, o trabalho de casa! No meu último post, eu pedi a você para anotar três tópicos potenciais de webinar que você acha que a sua empresa poderia fazer bem e, se você ainda não fez isto, escreva-os agora. A razão para criar este contexto é que isto ajuda a tornar a informação que você estiver lendo mais memorável, e ajuda a começar a ter ideias criativas para os seus webinars.

Agora, vamos começar. Mantenha uma dessas ideias na sua mente, à medida que for lendo.

1. Descubra a sua audiência

Apenas por você ter construído, isto não significa que eles virão. Você precisa divulgar a sua ideia. Da mesma forma como você faria com qualquer outro projeto, você precisa criar um plano de marketing.

Olhe para uma das suas ideias de webinar e pegue uma caneta. Vamos criar um pequeno plano de marketing. Responda cada uma das seguintes perguntas:

  • Qual é a audiência ideal para este assunto (dados demográficos e firmográficos)?
  • Você já engaja com essa audiência? Se a resposta for sim, onde?
  • Se a resposta for não, como você pode encontra-los? Pense em quais comunidades online eles pertencem, ou de quais eventos eles participaram.
  • Quais canais você pode usar para alcança-los? Exemplos: mídia social, blogs, mala direta/e-mail.

Você pode voltar e novamente anunciar isto, mas, essas respostas o devem fazer pensar em como fazer a sua divulgação. Provavelmente, você usará mais que um canal; por exemplo, você pode enviar um e-mail para um segmento da sua lista e também usar e mídia social. Tenha a certeza de que as suas mensagens nos diversos canais sejam consistentes, para que elas reforcem umas às outras, e você obtenha o benefício da repetição da exposição. De acordo com a ON24, os dias do meio da semana (terças, quartas e quintas-feiras) são os melhores dias para as promoções através de e-mails.

2. Rastreie os seus participantes

A sua audiência se inscreverá antecipadamente para o webinar. Isto lhe dará uma ideia sobre quantas pessoas irão participar e quem são elas. Se a sua plataforma tiver um limite do número de participantes, tenha um plano para resolver a situação, se o número de inscrições ultrapassar esse limite. Você também pode ser capaz de escolher quem dessa lista você poderá convidar para futuros eventos. Muitas plataformas oferecem esta opção: as integrações da Act-On com apps de gerenciamento da web significa que os que se inscreverem serão automaticamente acrescentados à sua base de dados e segmentados, e você pode até manda-los diretamente para programas de nutrição (fim da apresentação de vendas; assinado: o Editor).

Nem todos os participantes que se inscreverem irão se apresentar para assistir o webinar. De fato, de acordo com a ReadyTalk, você pode ter apenas a metade ou menos dos que se inscreveram para o dia do evento. Mas, os que se inscreveram que perderam a apresentação ao vivo, podem voltar para ver uma versão sob demanda. De acordo com o Relatório dos Padrões de Webinars de 2016 da ON24, 33% dos participantes dos webinars que se inscreveram assistiram apenas a versão sob demanda, após o evento ao vivo. Outros 8% deles participaram de ambas as coisas, e talvez tenham voltado para a versão sob demanda para revisar algum ponto importante.

Agora, vamos para a apresentação ao vivo.

3. Ficando pronto para a produção

Você está pronto: o assunto e a plataforma foram escolhidos, o chefe assinou e o talento já foi convidado. Agora está na hora de executar. Veja algumas dicas para ajudar o seu apresentador a ter sucesso.

  • Seja educado e profissional. Organize bem o espaço de trabalho, preste atenção ao seu pano de fundo (mantenha-o simples e impessoal, a não ser que você realmente precise se destacar de alguma forma). Vista roupas simples e bonitas (o azul marinho é sempre uma boa cor). Padrões coloridos podem causar distrações. Por favor, sem roupões ou chinelos.
  • Teste a sua tecnologia. O microfone está funcionando? Os seus slides estão aparecendo bem? A gravação está ligada?
  • Por favor, faça um ensaio antes. Eu preciso reforçar este ponto. Você não quer tropeçar nas suas palavras quando a luz vermelha se acender. E você não quer deixar cair a peteca e dizer “vocês estão me ouvindo?”, etc. Isto não é profissional.
  • Espere o inesperado. Tenha anotações para o apresentador, ao invés de tentar recitar tudo de memória. Também não é uma má ideia ter um apresentador de reserva, no caso do primeiro não aparecer.

4. O que acontece quando tudo terminar?

Depois do webinar, o trabalho ainda não acabou. Você tem a gravação e este é o presente que continua a recompensa-lo.

Considere postar o seu webinar num site como o YouTube, ou o Vimeo. Isto dá à sua audiência um lugar para assisti-lo, se eles tiverem perdido a primeira transmissão, e isto também permite que você gere novo tráfego. Você tem, no seu website, uma página com links para e-books, vídeos, e coisas assim? Tenha uma seção de webinars (faça um polimento da meta descrição do seu webinar para o tráfego orgânico). O tempo médio de visualização de um webinar sob demanda é 34 minutos, sendo mais curto que a duração de um webinar ao vivo (57 minutos), mas isto representa um aumento de 17%, comparado com 2015, e a curva de crescimento é estável.

Uma vez que você tiver postado o webinar, você pode embutir o vídeo em outros meios, como na sua e-newsletter. Se o seu ramo de atividades tiver mostras comerciais virtuais, ou conferências virtuais de usuários, você pode submeter o seu webinar para ser incluído.

Digite uma transcrição. Na produção de posts, você pode colocar a transcrição como uma legenda sobre o vídeo. Você também pode reusar o texto do conteúdo para fazer uma série de blogs, ou mesmo um e-book. Já que você escreveu o texto, você pode muito bem reusa-lo.

Dicas de bonificação

Finalmente, veja todas as boas (e as más) práticas relacionadas aos webinars.

As boas práticas

  • Seja engajador, natural e alegre, não monótono e chato.
  • Seja inclusivo: lembre-se da sua audiência, faça perguntas a ela e distribua brindes.
  • Seja interativo quando puder. Faça pesquisas durante a fala. Encoraje as pessoas a usar uma hashtag específica da mídia social. Ofereça um mecanismo para a audiência fazer perguntas, ou para que ela converse com você; as mensagens instantâneas ou chat funcionam melhor.
  • Mantenha o foco: tenha na sua agenda um assunto, ou dois, no máximo.
  • Tenha um esboço, um mapa, ou algo assim para percorrer. Ler cada linha de um roteiro é algo muito rígido, a não ser que você tenha muitos dados técnicos para mostrar. Mas, também não é uma boa prática ter liberdade total e gastar metade da fala tangenciando o assunto principal.
  • Não coloque texto demais nos seus slides e deixe o apresentador apenas lê-los para a audiência.
  • Encontre uma sala quieta para realizar o seu webinar.

O que me desagrada durante um webinar?

  • Ruídos de fundo e cães latindo. De acordo com o meu ponto acima mencionado, por favor, ache uma sala quieta. E não peça para o apresentador murmurar no microfone, como se não quisesse acordar o vizinho. Afinal, isto é um negócio.
  • Apresentações de vendas abertas. Elas são o pior. Você sabe quando elas estão vindo. Há uma excelente apresentação durante 30 minutos e você fica pensando que ela foi muito útil! Então vem a venda descarada. É ainda pior, quando a venda vem antes do conteúdo. Pessoalmente, eu abandono um webinar, ou pelo menos desligo o som, até que a apresentação de venda tenha terminado. Use um mecanismo diferente para vender os seus produtos.
  • Não faça spam. Uma coisa é usar um formulário na web para as pessoas se inscreverem para o seu webinar, para que você possa se manter atualizado sobre quantas pessoas vão participar. Outra coisa é usar os endereços de e-mail para, interminavelmente, continuar a enviar correspondência do tipo lixo.
  • Microfone aberto. Eu odeio quando o apresentador abre a sala para bater papo de maneira audível. Eu já vi apresentadores abrir o microfone da audiência para que ela fale livremente. Sem querer ofender a sua audiência, mas os demais participantes não estão aí para ouvi-los falar. Eles querem ouvir o apresentador, o especialista. Silencie as demais pessoas.
  • Não tente dominar a conversa com um só participante. Não escolha favoritos e não exclua os demais. Regularmente, eu participo de uma série de webinars, na qual o apresentador reconhece quando alguns dos membros favoritos da audiência entram. E os demais? Esta prática me desagrada.

Há algo que eu tenha esquecido? Deixe um comentário e nos deixe saber quais outras perguntas você quer fazer sobre os webinars.

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Sobre a autora: Amy Duchene é uma escritora com mais de uma década de experiência no marketing B2B para uma enorme empresa de software, localizada noroeste da costa do Pacífico. Fora deste trabalho, ela escreve ficção (principalmente novelas para jovens e adultos) e ama molhar os seus pés nas águas do Oceano Pacífico.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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