fbpx
HyTrade Inbound Marketing

Da Marca ao Storytelling: Como melhorar os resultados da sua empresa

por dionei

Por Daniel Fonseca

A Sua Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir sua marca. Mas a marca é mais do que isto: é a reputação, a credibilidade e o respeito conquistados no balanço de todas as experiências vividas entre os indivíduo e a sua marca.

A marca é um contrato. Uma garantia de qualidade e de entrega. Um símbolo da confiança depositada na sua empresa.

A marca identifica. Numa oferta com produtos, mesmo que commodities, a marca facilita o reconhecimento e favorece a fidelidade.

A marca diferencia. Ela valoriza aquele que a usa ou a consome. Ela transmite a sua identidade as pessoas. Ela confere status a quem a possui.

A marca é o seu produto. A marca é o que você entrega a mais do que o básico (produto estendido). A marca é o serviço prestado pela sua empresa. A marca é a experiência vivenciada pelos seus clientes.

Já o Branding  é o processo de gerir toda forma de experiência entre o consumidor e a sua marca. O Branding gerencia os atributos materiais e imateriais da Marca, constituindo uma identidade de marca e, num processo de gestão continuada, trabalhando para projetar esta identidade na mente de seus clientes. Assim a imagem da Marca na percepção de cada um dos seus diferentes públicos deve refletir a identidade que você planejou.

O Branding está relacionado com a criação e a manutenção da confiança, o que implica no cumprimento das promessas durante toda sua comunicação. Uma marca confiável e respeitada vale sempre mais.

Os 5 componentes principais da sua marca?

1. REPRESENTAÇÃO: O que esta marca representa. Seu posicionamento. Sua promessa. Sua entrega.

2. STORYTELLING: A história da sua marca é a forma de capturar nossa atenção emocional dos seus clientes. Quanto mais próxima da jornada do héroi, representada pelos ideais e valores íntegros na batalha por um mundo melhor, mais forte será sua narrativa.

3. DESIGN: A simbologia que contém e representa os valores, as experiências, a promessa e a história da sua marca.

4. PREÇO: O valor que um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto é a soma do preço do produto oferecido + o preço da presença da sua marca. Esta presença é o somatório dos valores representados pela expectativa pelo serviço a receber + a credibilidade acumulada no decorrer do tempo + a reputação transmitida pela marca a quem a possui (status).

5. RELACIONAMENTO: Os valores defendidos, o lifestyle promovido e a presença da sua marcas na vida das pessoas é um componente imaterial que soma ao valor da sua marca.

O que é Branded Content e Storytelling?

O Branded Content, ou Conteúdo de Marca, é uma das principais ferramentas a sua disposição par criar valor de marca. Enquanto a Publicidade faz uma promessa, o Branded Content entrega uma experiência.  São ferramentas diferentes e complementares.

O Branded Content permite criar intervenções positivas  e aproximar a marca da vida do seu público, criando intimidade entre eles, promovendo seus valores e contribuindo para fortalecer a REPRESENTAÇÃO, o STORYTELLING, o DESIGN e o RELACIONAMENTO de uma marca em função do seu PREÇO.

O Storytelling é a narrativa. A forma como entendemos, contamos e transmitimos nossos valores. Uma ferramenta tão antiga quanto a humanidade. Todos nós somos feitos de histórias. A história do nosso país, dos nossos pais, avós, histórias da carochinha, lendas urbanas, virais de internet, piadas que aquele seu amigo contou… Somos seres sociais precisamos das histórias para transmitir conhecimento, compreender e valorar a essência do Ser: Quem Somos? Onde Estamos? O Que Queremos? De Onde Viemos? Pra Onde Vamos? É aqui que entram as histórias como fios condutores da emoção e da valorarão da sua marca.

Lembre-se: Quanto mais intensa e positiva for o conjunto das experiências vivenciadas com a sua marca, maior será a disponibilidade do consumidor de pagar por ela. Aqui entra o storytelling como peça-chave para envolver emocionalmente seu público – clientes ou não.

O Branded Content  é a forma mais eficiente de aproximar a marca da vida, corações e mentes das pessoas.  Uma oportunidade poderosa para fidelizar, criar valor e diferenciar sua marca.

Se você é uma instituição financeira e disponibiliza bicicletas pela cidade é legal. Mas se você é uma instituição financeira, conta pra todo mundo que acredita que podemos mudar o mundo com pequenas ações e mostra que está neste movimento, entre outras coisas, disponibilizando bicicletas pelas ruas da cidade, isto é Branded Content e Storytelling. Tem linearidade. Faz mais sentido. Cria valor real e experiência.

Abaixo confira algumas modalidades possíveis de Branded Content:

FILMES

Da Marca ao Storytelling I

REVISTAS

Da Marca ao Storytelling II

APLICATIVOS FUNCIONAIS

Da Marca ao Storytelling III

EVENTOS TEMÁTICOS

Da Marca ao Storytelling IV

INTERVENÇÕES URBANAS

Da Marca ao Storytelling V

Sobre o Autor: Além de um grande amigo, Daniel Fonseca é profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência, pós‐graduado pela HBS, ESPM, ITA e FGV. Trabalhou na TV Globo por mais de 10 anos desenvolvendo projetos comerciais multiplataforma para TV, Internet e Cinema. Atualmente é consultor de marketing, sócio-fundador e diretor executivo da Acontece Comunicação, e co-apresentador do HypeCast, podcast produzido em conjunto conosco.

 

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade