fbpx
HyTrade Inbound Marketing

Dez dicas principais para aumentar as taxas de abertura e de cliques do seu e-mail marketing

por dionei

Por Gray MacKenzie

Se você mandar um e-mail para a sua lista, mas ninguém o abrir, isso faz soar um alarme?

Como o velho enigma das árvores que caem na floresta, gastar dinheiro em e-mail marketing, que a sua audiência nunca vai engajar, é um enorme desperdício de recursos.

O bom e-mail marketing deve ser um grande investimento, tanto para empresas B2C, como para as B2B, mas, ele requer a execução consistente de uma estratégia bem desenvolvida, em torno de um foco intenso na sua audiência.

Dez dicas principais email marketing I

Se você decidiu investir em e-mail marketing, você precisa medir os resultados para entender o retorno sobre o investimento (ROI – return on investment) e fazer melhorias. Duas das métricas mais comuns em e-mail marketing são as taxas de abertura e de cliques.

A sua taxa de abertura (OR) mede o número de cliques únicos relevantes para o total de e-mails enviados. Logo, se 500 recebedores de um segmento de 2.000 membros da minha lista abriram o meu e-mail, então a taxa de abertura será 25%.

A taxa de cliques (CTR) mede o número único de cliques relevantes para o total de e-mails enviados. Algumas pessoas relacionam esta taxa ao número de aberturas únicas, mas é mais comum ver a taxa de cliques ser determinada pela divisão do número total de cliques pelo número total de e-mails enviados. Portanto, se você teve 100 cliques de um total de 2.000 e-mails enviados, a taxa de cliques será de 5%.

Portanto, nós entendemos porque o e-mail marketing é importante e porque medir é crítico para poder fazer melhorias, além de como fazer medidas importantes. Vamos então passar às dez principais dicas para aumentar as suas taxas de abertura e de cliques do seu e-mail marketing.

1. Comece sempre por um grande foco na sua audiência

  • ➤ Isto não é complicado. Pense em quem está na sua lista (desenvolver e dirigir-se à sua buyer persona – comprador(a) – é o primeiro passo), o que eles(as) estão sentindo, que dores ele(as) têm e como você pode ajuda-los(as) a resolver essas dores.
  • ➤ Todos estão cansados de vendedores que lhes empurram coisas e que apenas dizem como os seus produtos ou serviços são bons. Diferencie-se dos demais, ajudando genuinamente os seus clientes a resolver os problemas deles.
  • ➤ Eu creio fortemente na filosofia de Seth Godin, que diz que você deve “buscar produtos para os seus clientes e não buscar clientes para os seus produtos”.

2. Sempre trate todos com respeito

  • ➤ Isto deve ser apenas bom senso, mas o respeito é raro. Respeite a sua audiência em relação à frequência, ao tom e ao estilo do e-mail que você decidiu enviar.
  • ➤ Para algumas audiências, enviar diariamente um e-mail incrível é adequado, mas, algumas audiências não querem receber o seu e-mail mais do que uma vez por semana. Estes são os seus amigos e, portanto, entenda-os, ajude-os e respeite-os.

3. Personalize o seu e-mail e individualize-o

  • ➤ Sem exagerar, personalize o seu e-mail, com base nas propriedades que você colecionou sobre a sua lista de e-mail. Esta personalização inclui usar o primeiro, nome, o nome da empresa, a posição (cargo) e a localização, dentro do contexto do seu e-mail.
  • ➤ Por exemplo, você gostaria de receber um e-mail que diga “Olá Eduardo”, ou “Olá Cláudia”, ou um que diga “Prezado Senhor, ou Prezada Senhora”?
  • ➤ As pessoas gostam de ouvir o nome delas. Lembre-se que todos na sua lista são humanos e use adequadamente a personalização nos títulos e no corpo do seu e-mail.

4. Mantenha o seu título curto e marque-o aonde for apropriado

  • ➤ Você receberá conselhos sobre quantos caracteres deve usar no seu título. A minha filosofia é mantê-lo curto, apresentar o benefício e personaliza-lo e marca-lo aonde for apropriado.
  • ➤ Nós já cobrimos a personalização, mas “a marcação” do seu título simplesmente significa incluir o nome da sua empresa.
  • ➤ Por exemplo, a primeira vez que alguém baixa (faz download de) uma oferta de conteúdo da livraria de recursos de marketing online no Guavabox, o e-mail de “agradecimento” que nós enviamos imediatamente (que inclui o link para o download direto e informações relevantes) tipicamente incluirá, no título, o nome da nossa empresa.
  • ➤ Nós fazemos isto porque a maioria das pessoas que fazem download dos nossos recursos não reconhecerá, à primeira vista, de quem é este e-mail. Nós queremos ajuda-los a fazer a conexão e acessar facilmente o recurso do qual eles precisam.

5. Ofereça sempre um grande valor

  • ➤ Isto não deveria ser uma dica desta lista, mas, eu a estou incluindo porque não há nada pior que receber um e-mail cheio de “vento”. Nada útil, apenas uma estúpida tentativa de alguma empresa para conseguir a sua atenção.
  • ➤ Se você quiser a minha atenção, facilite a minha vida ou ajude-me a resolver um problema que eu estou enfrentando. Isso é pedir muito?

6. Comece pelos maiores e mais relevantes benefícios

  • ➤ Lembre-se que você reconhece benefícios de modo diferente que os que recebem o seu e-mail e, portanto, apresente claramente os benefícios (não as características) logo de saída, de um modo que agrade a sua audiência.
  • ➤ É egoísmo focar nas características da sua solução, ao invés de nos benefícios que a sua audiência receberá ao deixar que você a ajude a diminuir a sua dor.

7. Evite os filtros de spam

  • ➤ Cometer erros com os filtros de spam não somente prejudicará as suas taxa de abertura e de cliques no curto prazo. Isto pode manchar na sua reputação no longo prazo e a sua capacidade de fazer e-mail marketing de maneira eficaz.
  • ➤ Mantenha limpo o seu histórico de envios:

✔ Respeitando a lei – nunca envie e-mail para alguém que não tenha dado espontaneamente a informação específica para receber o seu e-mail. Evite comprar ou alugar listas, buscar endereços de e-mail em websites, outras práticas nebulosas de aquisição de endereços de e-mail e enviar repetidamente a endereços de e-mail dos quais eles voltaram anteriormente.

✔ Evitando palavras que são gatilhos para filtros de spam, como “grátis”, “garantido” e “sem obrigação”.

✔ Evitando usar somente letras maiúsculas, excesso de pontos de exclamação e texto oculto. Sempre verifique a sua ortografia, somente use imagens de forma seletiva e inclua um texto alternativo, mas não inclua anexos em e-mails para múltiplos recipientes.

8. Repita a sua única e clara chamada para ação

  • ➤ Em geral, cada e-mail deve induzir as pessoas a uma clara ação. Esta ação pode ser fazer download de uma oferta de conteúdo, assistir um vídeo, ler uma postagem, incluir o seu nome para participar de um evento, ou receber uma pesquisa.
  • ➤ Qualquer que seja, escolha uma única ação e entenda que as pessoas gostam de apenas passar rapidamente os olhos pelo e-mail e, raramente, o lerão até o fim. Apresente claramente a sua sugestão para ação e então a repita no corpo do e-mail e também como um PS (um lembrete no final).

9. Avalie consistentemente

  • ➤ As taxas de abertura e de cliques são importantes, mas olhe também para o quadro mais amplo da métrica de conversão: downloads, vendas, etc.
  • ➤ Avalie consistentemente o desempenho para ter uma base e melhorar a sua capacidade para predizer os resultados – o que é absolutamente essencial se você quiser engrandecer a sua empresa.

10. Teste e melhore constantemente

  • ➤ Fazer “todas as coisas certas” e avaliar frequentemente é importante, mas questione sempre a sua situação atual, faça ajustes e ache maneiras de melhorar o desempenho do seu e-mail marketing.
  • ➤ Não há um “único modo certo” passo a passo para fazer e-mail marketing. Descubra o que funciona para a sua audiência e para a sua empresa, e então faça isso.

Pegue estas dez dicas básicas e comece HOJE a melhorar o seu e-mail marketing. Se você tiver perguntas, ou precisar de ajuda para melhorar o seu e-mail marketing, deixe um comentário a seguir!

Clique Aqui - Combos

Conheça Gray MacKenzie: Como co-fundador da GuavaBox e da DoInbound, eu tenho o privilégio de, todos os dias, ajudar pessoas a resolver novos problemas. A minha paixão pelo desenvolvimento estratégico e pela consultoria organizacional perde apenas do meu amor pela competição. Encontre-me no Twitter, Google+ e vamos nos conectar no LinkedIn.

Fonte: heyo

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da heyo são traduzidos com autorização.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade