Todo mundo diz que, quando se tratar de marketing boca a boca, o conteúdo é rei. Mas, quando se tratar de realmente produzir a matéria, muitas pessoas ficam inibidas. Elas não sabem que muitos conteúdos que elas podem compartilhar já estão escritos para elas – eles apenas estão trancados em algum lugar. A seguir, veja onde acha-los a como libera-los:
- Libere-o do formato estranho
- Livre-se do formato
- Coloque-o no YouTube
- Obtenha-o do site de ajuda
1. Libere-o do formato estranho
Na maior parte das vezes, o seu melhor material – os documentos técnicos, como fazer alguma coisa e relatórios – estão emperrados num formato que é difícil para a sua audiência compartilhar. Faça a você mesmo estas perguntas sobre as experiências dos consumidores: Os arquivos em pdf permitem copiar e colar? A única fotografia do seu material é muito pequena? Os consumidores podem facilmente roubar o seu infográfico? É possível fazer download das suas apresentações (slides) e vídeos?
2. Livre-se do formato
Como um profissional do marketing boca a boca, o seu trabalho é tornar o compartilhamento do conteúdo tão fácil quanto for possível – remover cada obstáculo. Um obstáculo comum que a maioria das pessoas enfrenta (um dos quais nós mesmos já fomos culpados) é o formato. Este passo extra para obter o seu conteúdo é onde a maioria dos consumidores esbarra. Além disso, a informação que você obtém através desse formato, geralmente não compensa a audiência perdida por causa deles.
3. Coloque-o no YouTube
Os vídeos são ferramentas fantásticas do marketing boca a boca – mas apenas se eles forem feitos para ser compartilhados. Se você os embutiu no seu site com um vídeo player obscuro, você não está apenas perdendo a oportunidade de ter o seu vídeo compartilhado, como também de tê-lo ao vivo um mais de um lugar. Pense em quantas vezes os seus amigos lhe mostraram um vídeo que eles encontraram no YouTube, em comparação com quantas vezes eles compartilharam um vídeo de um site de uma empresa.
4. Obtenha-o do site de ajuda
Você provavelmente tem bons conselhos que estão escondidos em algum lugar apenas para consumidores. As suas dicas FAQ para solução de problemas e outras coisas bacanas são todas grandes conteúdos voltados para o público de blogs. Porque escondê-los por trás de um registro ou de um login? As pessoas amam compartilhar conhecimento. Quanto mais material desse tipo você compartilhar, mais elas aprenderão e dirão aos seus amigos.
Fonte: Word of Mouth .org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite