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Planeje a sua estratégia de envio de e-mails do 4º trimestre

por dionei

Por Patrick Cappy

Você pode acreditar? Setembro já passou, outro ano quase já terminou e, se você for como nós, os dias vão ficar cada vez mais atarefados.

Com a chegada do ano novo, em apenas mais um trimestre, é importante pensar sobre a sua estratégia de e-mails para o trimestre final de 2016. Seja você uma empresa B2C, B2B, ou uma B2B2C, esperamos que você já esteja trabalhando no 4º trimestre.

Para as empresas B2C, os feriados do fim do ano são uma grande oportunidade: segundo o IPEA, a economia caminha para uma estabilização no quatro trimestre. E tem mais:

  • Segundo pesquisas, o comércio já trabalha com retomada de economia e reforço dos estoques. A aposta é de que, mesmo vendendo produtos mais baratos, o faturamento de fim de ano será melhor que o de 2015.
  • pesquisa da Ebit, indica que 84% dos consumidores online devem comprar na Black Friday, com uma previsão de faturamento de R$ 2,1 bilhões.

O 4º trimestre não é menos importante para as empresas B2B

É a sua chance de ultrapassar a previsão deste ano, e, se você cometeu alguns erros e perdeu terreno anteriormente neste ano, talvez você possa aplicar as lições aprendidas e compensar agora. E que tal os seus compradores? Se você vender para pessoas que precisam gastar todo o seu orçamento até 31 de dezembro, ou para as que não puderem aproveitar o que sobrou no próximo ano, você tem oportunidades. Se você tiver pessoas que gastaram todo o orçamento de 2016 e que estão esperando 2017 para atualizar o caixa, você precisa vender no 4º trimestre, para poder fechar o contrato no 1º trimestre.

E não subestime os seus atuais clientes. Eles podem ter fundos de fim do ano para gastar; você pode vender mais para eles? Você pode organizar um pacote atraente e fácil de comprar que estenda e aprofunde os seus relacionamentos com eles?

O que isto significa para a caixa de entrada de e-mails do seu comprador

O resultado? O seu comprador, independentemente de quem possa ser, receberá notícias de muitos vendedores esperançosos. O nome do seu comprador também pode estar circulando em listas compradas, significando que ele pode receber uma tonelada de e-mails não esperados, ou que ele não queria. Eles podem suspeitar um pouco dos e-mails vindos de desconhecidos.

Você sabe que a concorrência pela colocação na caixa de entrada irá esquentar exponencialmente nos próximos meses. Então é muito importante você planejar antecipadamente e fazer bem o seu envio do verão.

O que isto significa para você, o remetente

Com uma boa estratégia de envio e melhores práticas, você pode aumentar as probabilidades que os seus e-mails e ofertas sejam notados pelos destinatários, que, por sua vez, o ajudarão a fechar engajamentos cruciais no fim do ano.

Veja algumas dicas para ajuda-lo a planejar adequadamente. Ajuste-as para que a sua própria empresa obtenha os melhores resultados.

estratégia  de envio

1. Segmentação e engajamento

Estes dois fatores já são muito importantes para a entrega geral, mas eles se tornam ainda mais importantes para os envios durante os feriados – por poder soletrar a diferença entre uma resposta e uma colocação na caixa de spam.

O engajamento é importante por muitas razões: primeiramente, por que as pessoas que engajarem com você estão lhe respondendo, o que significa que elas estão interessadas ou curiosas, e, provavelmente compradores, em comparação com as pessoas que ignoram os seus e-mails. Em segundo lugar, por que como os PSIs (provedores de serviço de Internet) estão no negócio de fazer os e-mails desejados chegarem aos destinatários e de desviar os e-mails indesejados, eles prestam muita atenção às taxas de engajamento. Altas taxas de engajamento beneficiam a sua capacidade de entrega.

Por esta razão, se você não fizer qualquer outro tipo de segmentação, pelo menos segmente por engajamento. Como uma linha de base (e a sua quilometragem pode variar), nós recomendamos começar por definir engajado: é qualquer um que abriu e clicou, ou interagiu com o seu e-mail, de alguma forma, durante os últimos 180 dias. “Não engajado” é o contrário; os destinatários que o ignoraram, ou que ocasionalmente abriram ou responderam um e-mail durante o mesmo período.

Uma segmentação ainda mais definida pode apenas ajudar!

Tente fazê-la por título de cargo, região geográfica, ou qualquer tipo de área aplicável que ajude a dividir os seus destinatários em grupos bem organizados e bem diferenciados. Isso permite que você envie mensagens que pareçam mais pessoais para os destinatários. Tudo isto pode ajudar a produzir engajamento, que é muito importante ao tentar lutar por um espaço na caixa de entrada de diversos PSIs. Eles estão de olho nos remetentes, com um acelerador ou uma bandeira se eles virem qualquer coisa remotamente suspeita.

2. Conteúdo

Este é um dos diferenciais importantes nos envios dos feriados, pois, você precisa ter certeza que as suas mensagens colem mais que as demais. Os destinatários serão totalmente bombardeados com todo o tipo de ofertas, presentes, descontos, prêmios e assim por diante. Com tantos e-mails chegando, o destinatário será muito mais seletivo em relação ao que ele vai abrir. O invés de usar os títulos padrão e suaves como “liquidação dos feriados” – tente personalizar, e ajuste os seus títulos e mensagens gerais a destinatários particulares (segmentação baseada em interesse, ou em provável compra pode ajudar aqui). A maneira que faça eles se sentirem como um real cliente ou prospecto, e não apenas como alguém que está atrás de dinheiro. Se você usar imagens que sejam realmente específicas para os seus produtos ou serviços, tire o máximo proveito delas (veja aqui mais sobre como usar imagens nos seus e-mails).

Mantenha as suas chamadas para ação acima do padrão; isto ajuda a guiar os destinatários para uma ação. Se eles tiverem que procurar no seu e-mail para fazer isto, ou rolar até o fim, você pode perder um potencial clique.

Mantenha os seus e-mails simples; demasiado texto, ou demasiadas imagens podem não apenas distrair os destinatários, mas desencadear spam nos filtros dos PSIs, que podem afetar a colocação na caixa de entrada.

Tenha em mente: a meta é fazer o seu e-mail se destacar na confusão, logo, seja criativo e inovador, quando se tratar de conteúdo! Mantenha-o relevante para a temporada e as suas ofertas de produtos, mas tente novas coisas para ajudar a sua marca a atingir as suas metas!

3. Ajuste as suas estratégias de envio aos seus destinatários

Uma vez criados os seus segmentos e conteúdo, está na hora de pensar nas suas estratégias de envio.

É vital enviar os seus e-mails no momento certo e usar a cadência correta para colocar as suas ofertas, mas não sobrecarregue o destinatário com demasiada informação e/ou e-mails demais.

Durante os feriados, muitos de nós (se não a maioria) tendemos a aumentar muito o volume e a frequência. Todavia, isto pode ser mais prejudicial que benéfico. Mais envios nem sempre são iguais a mais engajamento, e, se os seus destinatários estiverem cansados em virtude do volume total de e-mails (de todas as fontes, não apenas de você), isto pode produzir o efeito contrário.

Facilite o cancelamento

Quando a quantidade acumulada de e-mails que chegam atingir um máximo pessoal, um destinatário pode estar mais inclinado a reportar as mensagens como spam – especialmente se um cancelamento (também chamado de cancelamento de subscrição) não estiver facilmente visível ou for facilmente acessível.

Tenha em mente que os cancelamentos não afetarão a capacidade de entrega, mas que as queixas de spam podem prejudicar a sua reputação e, portanto, tornar mais difícil alcançar a caixa de entrada durante períodos importantes para fazer envios.

Tome cuidado com a cadência

Adicionalmente, garanta que o volume e a cadência dos seus e-mails não variem demais durante a temporada dos feriados. Um cronograma recomendado de envios é 2 a 3 vezes por semana, de volumes consistentes. Algumas pequenas variações em volume estão bem, mas afaste-se de seguir pequenos envios com grandes envios, e vice-versa. Quanto mais consistente você for, melhor serão as suas chances de entrega com sucesso, colocação e potencial engajamento com os seus clientes e/ou prospectos.

Uma nota final: peça ajuda se for preciso

Agora é a hora de começar a panejar para os feriados – um bom começo pode ser crucial para enviar as suas mensagens e fazê-las chegar às mãos dos destinatários mais importantes para o seu negócio. Se você não puder fazer isto, considere contratar uma agência para ajuda-lo a repensar como obter o máximo das suas oportunidades do 4º trimestre.

Sobre o autor: Patrick Cappy é um Analista Líder de Serviços de Entrega da Act-On Software.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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