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Eu nunca esperei me tornar um escritor… mas agora eu sou um escritor, um jornalista, um apresentador e um treinador, e nada disto foi planejado

por Ricardo De Lucia Leite

Por Ricardo De Lucia Leite

Em outubro de 2012, o LinkedIn lançou o seu Programa de Influenciadores, onde aproximadamente 500 personalidades do mundo dos negócios foram convidadas para publicar na rede. Ao invés de ter que esperar que personalidades como Richard Branson, Bill Gates e Jack Welch dessem entrevistas a jornalistas, ou tivessem seus artigos publicados em periódicos renomados, os usuários do LinkedIn passaram a ter acesso direto às suas publicações dentro da rede.

O Programa de Influenciadores foi e está sendo um sucesso, permitindo a qualquer profissional ter acesso direto aos seus ídolos e líderes empresariais. Contudo, o LinkedIn achava que o conteúdo gerado por estes quinhentos influenciadores era só a ponta do iceberg e que o potencial de conhecimento de todos os membros da rede poderia gerar uma experiência de compartilhamento de conhecimento ainda muito maior, criando muito mais valor para todos os usuários.

Neste sentido, em fevereiro deste ano, o LinkedIn decidiu abrir sua plataforma de publicação de posts de formato longo para todos os usuários em ação chamada “Destravando os Especialistas”. Neste primeiro momento, para publicar na rede é necessário preencher este formulário e esperar que a permissão seja dada, porém, no futuro, o recurso será aberto para todos.

Eu preenchi o formulário e recebi permissão para publicar há mais ou menos um mês, sendo que, de lá para cá, já publiquei quatro posts na rede e, para a minha surpresa, conquistei mais de 700 seguidores. Sim, seguidores! A partir do momento em que você passa a ter permissão para publicar na rede, os demais usuários podem optar por seguir as suas publicações sem terem a necessidade de conexão.

Além disso, eu fui convidado por um dos editores do LinkedIn a participar de um grupo de nome “Escritores no LinkedIn”, cujo objetivo é reunir estes primeiros usuários a terem acesso à nova plataforma de publicação, para trocarem ideias e receberem dicas diversas sobre redação, melhores horários para publicação e frequência de publicação, entre outras coisas.

Em um dos debates deste grupo, o editor executivo do LinkedIn, Daniel Roth, convida os integrantes a se apresentarem. Até o momento, o grupo já tem quase quatro mil profissionais e quase novecentos já se apresentaram. Eu me apresentei e também aproveitei para ler a apresentação de outros profissionais. Dentre as apresentações que li, tive a oportunidade e um pouco de sorte de ler a apresentação de Paul Barnett, cujo texto me motivou muito.

Fiz questão de escrever para Paul, para me apresentar e para pedir permissão para traduzir o seu texto e republica-lo. O texto representa muito esta nova Era da Informação, onde o marketing de conteúdo e o empreendedorismo digital ganham cada vez mais importância na conquista de sucesso empresarial e pessoal. Eu me senti muito inspirado por esta mensagem e espero que você também se sinta!

Por Paul Barnett

Fundador e CEO do Strategic Management Forum (Fórum de Gerenciamento Estratégico) e do Strategic Management Bureau (Escritório de Gerenciamento Estratégico)

Eu nunca esperei me tornar um escritor… mas agora eu sou um escritor, um jornalista, um apresentador e um treinador, e nada disto foi planejado

Eu dirijo uma organização composta por um conjunto de membros associados e escrevo sobre gerenciamento estratégico. Eu comecei a produzir peças curtas, mas provocantes, para serem enviadas por e-mails diários aos assinantes. Eu as chamo de pequenas porções estratégicas. Cada uma delas é bem provocante e tem como título uma pergunta. Então, eu a copio para um website. Cada uma delas é também enviada como um tuite e também dá início a uma discussão no LinkedIn. Assim, eu construí um grupo no LinkedIn, que em breve terá 10.000 pessoas. Eu uso as discussões para testar, no mercado, quais delas são acaloradas. Nós podemos então explorar esses assuntos como possíveis temas de eventos e/ou projetos de pesquisa.

Antes de fazer isto eu não era um escritor. As pequenas porções estratégicas têm um grande grupo de seguidores. Eles são retuitados como Twitter feeds para estudantes em escolas de administração de empresas em todo o mundo, e eu me tornei uma leitura compulsória em algumas delas. Um grande editor acadêmico também mostrou interesse em junta-las num livro. Por falar de livros, embora eu nunca tenha escrito um, eu agora tenho quatro editores, que me pediram para escrever livros para eles, e todas as minhas ideias sobre livros que eu lhes enviei encontraram um editor que me ofereceu um contrato. Até o momento, tudo isto é trabalho que está em andamento. Eles variam de livros sobre administração, para pessoas que a exercem, a livros de texto para estudantes de administração de empresas. Solicitaram-me também para expandir as pequenas porções estratégicas e transforma-las em artigos que apareceriam em revistas.

A minha atividade como escritor também resultou em convites para ser um professor convidado em escolas de administração de empresas em Londres e para fazer apresentações em conferências, até o momento, apenas em Londres, na Arábia Saudita e no Brasil, e para produzir programas de treinamento na Arábia Saudita e em Londres.

Até o momento, esta atividade não gerou muito rendimento direto. Isto agora está começando a acontecer. Mas, este não era o meu objetivo. E ainda não é. Eu estou construindo uma percepção da organização e dos seus membros. Eu estou fazendo a sua marca crescer, da mesma forma que a minha marca pessoal. Eu sou também um apaixonado pelas ideias sobre as quais eu escrevo e, portanto, há muita satisfação em compartilhar pensamentos de liderança.

Ultimamente, eu quero substituir-me como CEO da organização e ser um desenvolvedor de negócios/embaixador da organização. Isto será feito através dos meus escritos, apresentações, ensinamentos, treinamentos, etc. E isto me ajudará a atingir o meu objetivo de viajar pelo mundo, à medida que a organização crescer internacionalmente.

Até agora, eu não mencionei a parte jornalística. Eu conheço algumas grandes pessoas e eu decidi começar a entrevista-las. Elas incluíram CEOs de grandes empresas globais e os professores mais graduados das escolas de administração de empresas da Ivy League (um grupo de escolas e universidades do leste dos Estados Unidos, de alto prestígio acadêmico e social, e que inclui Harvard, Yale, Princeton, Columbia, Dartmouth College, Cornell, Brown, e a Universidade da Pennsylvania). Na verdade, eu inicialmente conheço o seu trabalho e apenas entrevisto os que trabalham em áreas nas quais eu estou realmente interessado. Deste modo, a entrevista decorre como mais como uma discussão, enquanto o gravador registra tudo. Eu nunca pensei sobre eu mesmo como um jornalista, mas se jornalistas com 30 anos de experiência pensam que eu sou, um deles, então eu aceito isto.

Eu acho que a minha mensagem é: não faça isto por dinheiro. Faça-o porquê você se interessa profundamente e é um apaixonado pelo assunto, e o dinheiro virá em seguida, se você for inteligente sobre a sua abordagem. Mas, você precisa investir durante cerca de um ano antes de ver algum dinheiro, e, então, ele começará a aparecer em pequenas gotas e irá aumentando.

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Para o nosso prazer, Paul virá para o Brasil palestrar na conferência GLOBALPLANNING FORUM MANAGEMENT, PLANNING AND STRATEGY, que ocorrerá em Recife-PE nos dias 22, 23 e 34 e Setembro de 2014 das 18h00 às 22h00 no Teatro Rio Mar. Para mais informações, envie um e-mail para ele: pbarnett@strategicmanagementbureau.com

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