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Fazer marketing de forma eficiente é desafio para as empresas de saúde

por dionei

Por Silvio Tanabe

Direcionar diferentes tipos de informação para diferentes públicos (médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, pacientes nos mais diversos graus e familiares) de forma eficiente é um dos maiores desafios das empresas de saúde, entre elas hospitais, clínicas, seguradoras e operadoras de planos de assistência. E é neste setor em que a automação de marketing apresentam seus maiores benefícios.

Sua principal vantagem é integrar em uma mesma plataforma todos os canais digitais (websites, blog, e-mail, search, landing pages, redes sociais), permitindo aos gestores conhecer os interesses e necessidades de cada audiência e, assim, desenvolver ações de comunicação mais adequadas e eficientes, monitorando os resultados em tempo real.

Quer um exemplo prático do uso da automação de marketing em ação? No caso de um hospital, a ferramenta pode ajudar a identificar com rapidez as páginas ou conteúdos mais visitados em seu site ou no Google, permitindo que a área de marketing/comunicação desenvolva ações imediatas de engajamento. Se o assunto que mais causa interesse é “como parar de fumar”, o hospital pode promover um seminário sobre o assunto, criar uma página de inscrição na internet (landing page) e promover o evento por meio de campanhas nas redes sociais e e-mail.

Como a automação de marketing integra todas essas ferramentas, é possível acompanhar online a reação do público: quem compartilhou a mensagem no Facebook, abriu o e-mail ou visitou o site para fazer a inscrição. Testar diferentes abordagens para convidar os interessados, saber de imediato quais os canais e o tipo de mensagem tiveram maior influência e, dessa forma, se concentrar nas ações mais efetivas.

Outra possibilidade é criar um programa para orientar as pessoas interessadas em parar de fumar em que, ao se cadastrar, cada participante receba o material em uma sequência passo a passo (apresentações online (webinars), guias, aconselhamento, técnicas, etc.).

Com as principais atividades operacionais (diagramação de layouts, configuração e disparo de e-mails, relatórios, atualização de blog, site, redes sociais, etc.), a empresa ganha escala em suas ações de comunicação, aumentando o alcance de público sem a necessidade de incrementar verbas com publicidade ou com a equipe.

Nos EUA, onde a automação de marketing é amplamente utilizada por empresas de saúde, seu uso contribuiu para reduzir o tempo de lançamento das campanhas em 50%, aumentando o retorno na mesma proporção. Em relação ao retorno sobre investimento na tecnologia, 80% das empresas reportaram que o ROI ocorreu em menos de um ano.

Queremos mostrar quanto tempo e dinheiro sua empresa pode economizar com a nossa plataforma de automação de marketing Act-On. Entre em contato e agende uma apresentação personalizada com base nas principais necessidades de sua empresa.

Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital, trabalha em parceria com a HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.

Imagem de capa: Designed by Freepik

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