fbpx
HyTrade Inbound Marketing

Lições de administração que aprendi assistindo desenho animado

por dionei

Por Cleto Eduardo Sampaio

Assisto a muitos gêneros de filmes, inclusive desenho animado. E gosto muito. Mas tem um em particular cujas situações parecem ter sido colocadas de propósito, de tão evidente que é a força da mensagem que elas passam aos expectadores. Certamente não sou o primeiro a abordar o tema, mas este em especial, que cito agora, vale o destaque neste artigo.

Trata-se da sequência de filmes Madagascar. Destaco um trecho do primeiro filme e outro do Madagascar 2, que além de muito atuais, podem ser aplicadas nas empresas, como uma forma de, digamos… aprendizado. Pode parecer irônico, mas nós crescemos muito, profissionalmente, avaliando esses desenhos e os aplicando na vida real.

Primeiro vou destacar a cena do Madagascar 2, onde Alex, o leão, identifica o seu amigo Marty, uma zebra, entre milhares de outras zebras juntas em um campo. “És um em um milhão”, – diz o leão ao amigo. Ora, como você identifica uma zebra entre um milhão? Para Alex, foi fácil. Ele disse: “Todas as zebras são brancas, com listras pretas”. “Mas você, Marty, é preto, com listras brancas.” Vamos excluir a parte engraçada da história e levar isso para uma empresa real. Se você fabrica extrato de tomate em lata, certamente sabe que existem centenas de marcas de extratos de tomate em lata concorrentes com a sua. Aí é que o filme nos ensina algo: se você olhar para seu produto e conseguir vê-lo da mesma forma com que Alex viu Marty, você está a um passo do sucesso. Existem milhares de marcas de extrato de tomate. Mas a sua é especial. Encare-a de outra forma. Veja-a com outros olhos. Faça com que seus consumidores percebam isso. A sua marca é “única” em um milhão. Se você não pensar assim, seu produto será apenas mais um. E a sua marca, apenas mais uma zebra. Quando eu criava campanhas, o meu maior desafio era: “Como tornar diferente uma marca que, aparentemente, é apenas mais uma entre tantas outras?” E é assim que o mercado funciona. Diferenciar-se positivamente é muito bom, embora não seja uma tarefa fácil.

Vale a pena ver o filme. Para quem não tem tempo ou não gosta do gênero, mas que mesmo assim queira ver a cena, basta clicar o seguinte endereço:

Com apenas um detalhe: só achei a versão dublada em espanhol, mas dá pra entender perfeitamente o diálogo. E o trecho tem menos de 2 minutos.

A outra cena que separei é do Madagascar 1. É fantástica esta sequência. Um primor. A girafa-macho Melman, achando que tinha pouco tempo de vida e estando apaixonado e sem coragem de se declarar para seu amor, enfia-se em um buraco, esperando o seu triste fim. Mas ocorre que eis que passava por ali, ninguém mais, ninguém menos que o Rei Julien (um lêmure), um dos personagens mais carismáticos e engraçados da série. Divertidíssimo. Só ele já vale o filme. O Rei Julien começa a interrogar Melman, que acaba desabafando (muito importante isso!!) e conta a ele os motivos de seu desânimo. Com poucas palavras, o Rei Julien coloca Melman “pra cima”, e faz com que ele saia do buraco, literalmente. “Eu estou me levantando! Eu posso sentir! Eu vou agora! Eu vou agora!”… e então Melman saiu do buraco, feliz, animado, reabilitado e encorajado, para declarar o seu amor platônico à sua amada. Acho esta cena uma das mais impressionantes cenas de motivação pessoal para qualquer pessoa que está “pra baixo”, em um “buraco virtual”. Tanto o texto, – muito bem elaborado, – quanto a sequência de imagens, vista sob esse prisma, são muito impressionantes. Ela pode inclusive ser apresentada em uma palestra de vendas com cunho motivacional, pois tem apenas 3 minutos de diálogo e é divertida. Basta encaixá-la em uma sequência de outros assuntos para dar um sentido completo à tudo o que será falado. Vale a pena. Quem também se interessar pela cena pode assistir no YouTube. Esta encontra-se dublada em português.

Assista a filmes por diversão e entretenimento. Curta a vida. Eu, por exemplo, adoro comédias (boas) e, – é claro, – desenhos. Não se torne um neurótico, tentando aplicar sua empresa tudo o que vê nos filmes. Mas tenha sempre a mente aberta, seja “antenado”, para captar e perceber situações e oportunidades que podem, literalmente, tornar uma zebra totalmente diferente das demais ou ainda, quem sabe, tirar alguém do buraco!

Sobre o Autor: Cleto Eduardo Sampaio é Administrador de Empresas e Publicitário. Atualmente é Gerente de Marketing e Vendas da Rio Alimentos.

Este artigo foi originalmente publicado no LinkedIn Pulse e republicado no blog da HyTrade com autorização do autor. Leia a versão original aqui.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade