Mas, a análise de muitas fontes sugere que o número de usuários em mercados maduros não está caindo. Índia, Brasil e Rússia, juntamente com o Oriente Médio e a África estão alavancando os maiores crescimentos da base mundial de usuários do Facebook. De acordo com novas estimativas do eMarketer, o Facebook irá ultrapassar 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo em 2013, à medida que a empresa vê um grande crescimento da base de usuários, particularmente nos seus mercados da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África e América Latina, com cada região devendo crescer 30% ou mais no corrente ano. No próximo ano, o Facebook atingirá globalmente 1,26 bilhão de usuários.
Os novos números – que incluem as primeiras estimativas jamais feitas pelo eMarketer de usuários do Facebook na Holanda, Noruega, Finlândia e Dinamarca – representam usuários individuais mensais ativos que acessam o Facebook através de qualquer dispositivo pelo menos uma vez por mês. Isto é diferente dos números reportados pelo Facebook, que incluem todos os usuários ativos mensais, tais como animais de estimação, marcas e outros tipos de contas, juntamente com os usuários individuais.
Nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Europa Ocidental, o crescimento será muito mais lento que o dos mercados emergentes. Cerca da metade da população dos Estados Unidos e do Reino Unido usará ativamente o Facebook este ano. Na Europa Ocidental, como um todo, a penetração é um pouco menor, cerca de 37% da população em 2013. Este número irá crescer para 43% por volta de 2017, à medida que os consumidores na França, Itália e Alemanha permaneçam marginalmente menos entusiasmados com a rede social.
A metodologia do eMarketer é relativamente distinta ao avaliar o uso do Facebook, baseando as nossas estimativas numa análise de conjuntos de dados de muitas fontes de pesquisa de terceiros, incluindo pesquisas e dados sobre tráfico de firmas de pesquisa e de agências regulatórias, tendências históricas, dados de empresas específicas e fatores demográficos e socioeconômicos.
Isto permite que o eMarketer considere as muitas discrepâncias existentes entre números de pesquisas no Facebook, particularmente a variação dos seus métodos e das suas definições.
Apesar de alguns relatórios dizendo o contrário, o corpo coletivo de números de pesquisa agregados e analisados pelo eMarketer sugere que a base de usuários do Facebook não está diminuindo nos mercados maduros, tais como os Estados Unidos, embora alguns usuários possam estar gastando menos tempo no Facebook e mais tempo no Instagram – cujo dono é o Facebook − mas que muitas firmas de pesquisa acompanham separadamente. Entretanto, adultos mais velhos nos mercados maduros continuam a aumentar o uso do Facebook, estima o eMarketer.
Muitos números de terceiros analisados pelo eMarketer, embora notem um declínio em uso de desktop, não levaram em consideração o uso de dispositivos móveis no Facebook. Outras firmas, que usam números de medidas baseadas em painel, apenas começaram a acompanhar o uso de dispositivos móveis no Facebook, tornando difícil diferenciar as tendências de longo prazo no uso de dispositivos móveis de variações sazonais. Os números de várias firmas sobre o uso de dispositivos móveis no Facebook sugerem um forte crescimento em relação ao ano passado. Outros números baseados em pesquisas sugerem que, embora nos Estados Unidos o tempo gasto no Facebook possa estar diminuindo, em alguns grupos como adolescentes e adultos jovens − que têm historicamente sido usuários muito ativos do Facebook – o seu uso ainda fica dentro das definições de “usuário ativo” seguidas pelo eMarketer e muitas firmas, que é um login ou um engajamento na plataforma no período de um mês.
Os usuários do Facebook crescerão de 42,6% dos usuários da internet em todo o mundo em 2013 para 54,7% em 2017. Enquanto que 46,6% das pessoas na América do Norte e mais de 30% das pessoas na América Latina e na Europa Ocidental usará o Facebook pelo menos uma vez por mês durante o corrente ano, a taxa de penetração na Ásia-Pacífico, no Oriente Médio e África será muito menor, o que leva para baixo a porcentagem da população mundial que usa o Facebook para 15,4%.
O eMarketer estima que 63% dos usuários da rede social em todo o mundo acessará o Facebook pelo menos uma vez por mês em 2013. Nos últimos anos, tem sido comum que usuários de países como China, Japão, Coreia do Sul e Rússia usem sites de redes sociais locais, ao invés do Facebook, o que oferece a este último site um espaço para crescimento. Por volta de 2017, os usuários do Facebook serão 69,5% dos usuários de redes sociais em todo o mundo.
A área Ásia-Pacífico teve uma das mais rápidas taxas de crescimento de uso do Facebook nos últimos dois anos e, até o final deste período, será a área de maior crescimento da rede social. Robustas taxas de crescimento de dois dígitos em toda a região são lideradas pelo alto crescimento da Índia, Japão e Indonésia. O crescimento também será forte no Oriente Médio e África, embora partindo de uma base significativamente menor de 127,4 milhões de usuários do Facebook em 2012 versus 227 milhões na área Ásia-Pacífico nesse mesmo ano.
A Ásia-Pacífico lidera o resto do mundo não apenas no crescimento de usuários do Facebook, mas no simples número de usuários do Facebook. Por volta de 2017, o eMarketer estima que 616 milhões de usuários de internet na Ásia-Pacífico usarão o Facebook, pelo menos uma vez por mês, com quase metade desse número vindo somente da Índia. A América Latina é a segunda maior região, em termos de número de usuários do Facebook, e um rápido crescimento no Oriente Médio e África fará a população de usuários do Facebook nessa região suplantar a da América do Norte neste ano.
As taxas de penetração, todavia, são ainda mais altas nos mercados desenvolvidos da América do Norte e da Europa Ocidental. No Canadá, quase metade da população usará o Facebook, pelo menos uma vez por mês neste ano; na Holanda, a penetração estará perto de dois terços. Enquanto esta alta penetração leva a um crescimento menor, o eMarketer não acredita que o Facebook atingiu um ponto de saturação, mesmo nos mercados de maior penetração. Por exemplo, na Holanda, os usuários do Facebook, como uma fração da população total, irá crescer mais de 6 pontos porcentuais entre 2013 e 2017. O uso subirá mais lentamente nos Estados Unidos, mas crescerá de 46,4% da população neste ano para 49,6% por volta de 2017.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite