Os usuários da internet no Brasil gastam tempo online em sites de notícias e em blogs
De acordo com dados da comScore, 88,4% dos usuários da internet no Brasil visitaram sites de notícias e de informações em março de 2013, classificando o país em primeiro lugar entre os BRICS e acima do âmbito mundial de 76,1% dos usuários da internet.
Com uma média de 60,7 minutos por visitante, os usuários da internet no Brasil gastam mais do dobro do tempo online em sites de notícias do que os russos e ainda significativamente mais do que os indianos e chineses.
Os usuários da internet no Brasil também lideraram o uso de sites de blogs e de esportes por margens ainda maiores, com 83% e 53% de penetração, respectivamente, em comparação com 49% e 26% para a Índia, 46% e 24% para a Rússia e 28% e 20% para a China. Entretanto, a diferença da penetração e do tempo gasto diminuiu significativamente no que diz respeito à navegação em sites de viagens e de imóveis.
Em fevereiro de 2013, a Kantar Media Sports e a TV Sports Market pesquisaram os usuários da internet no Brasil, especificamente no seu consumo de conteúdo online de esportes e verificaram que os sites de notícias e blogs foram destinos populares dos fãs de esportes.
Enquanto que 84% da audiência online de esportes no Brasil leem sites de notícias esportivas nos seus desktops e 39% nos seus dispositivos móveis, a penetração foi igualmente alta nos blogs e fóruns – 88% em desktops e 36% nos dispositivos móveis. Esta é uma intersecção interessante, na qual o conteúdo esportivo online no Brasil pode ter ajudado a impulsionar o uso dessas outras categorias de websites, com os fãs de esportes clicando em diferentes fontes online na busca de conteúdo esportivo variado, sejam vídeos ou texto.
Os próximos eventos esportivos internacionais – A Copa do Mundo da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 – significam que o consumo online de conteúdo esportivo deve continuar a aumentar o tráfico de sites de notícias e blogs. Mas, à medida que os jogos se aproximarem e que os fãs de esportes em todo o mundo começarem a planejar as suas viagens, os websites de viagens podem ser os que verão um aumento mais significativo do uso.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite