Por Ivan Monteiro
Pesquisa mostra como está aquecido (e lucrativo) o mercado de aplicativos
Mais do que uma moda passageira, os apps estão no cotidiano dos brasileiros de forma forte, útil e eficiente. Servem para realizar transações bancárias, postar em redes sociais, se comunicar com amigos, fazer compras, entre muitas outras ações. E são muitas variações de apps, das mais diversificadas empresas (não importa o tamanho) que mostram que o mercado ainda tem muito para expandir. Assim, os investimentos estão rapidamente conquistando o retorno com boas margens de lucro quanto mais é a popularização dessa ferramenta inovadora.
Segundo a pesquisa Panorama Mobile time/Opinion box — uso de apps no Brasil, divulgada em dezembro de 2015, o brasileiro está, além de familiarizado com o universo de aplicativos, comprando mais por meio deles. Foram entrevistadas aproximadamente 1.450 pessoas que responderam diversas perguntas sobre hábitos relacionados ao uso de apps. Vale ressaltar, que a pesquisa foi feita em dois períodos diferentes com intervalo de seis meses entre eles.
Um interessante dado é sobre a diminuição do número de brasileiros que já baixaram e instalaram por conta própria um aplicativo em seu smartphone. A proporção caiu de 99,2%, em maio de 2015, para 94,1%, seis meses depois. Apesar dessa queda, essa mesma base subiu de 15,3% para 19,9% a proporção dos que já pagaram por um app. O que sugere um nível de confiança crescente nos aplicativos pagos. Isso é impressionante se levado em consideração o momento de crise que assola o país.
Outro dado surpreendente é o aumento da proporção dos que já realizaram compras dentro de um aplicativo: de 39,5% subiu para 45,3% no mesmo período. Ou seja, os que já baixaram estão agora descobrindo o poder da compra através dele.
Com o mercado de smartphones em alta, é aguardado que a entrada de uma parcela mais velha possa impulsionar ainda mais esse universo em expansão. A importância dos aplicativos é refletida em outros dados da pesquisa, como os últimos investimentos dos bancos na criação ou aperfeiçoamento de seus próprios aplicativos. Isso contribuiu para que os gigantes desse setor conquistassem de vez o gosto dos usuários.
Entre os 20 aplicativos presentes na tela inicial dos smartphones dos usuários entrevistados, estão quatro empresas: Banco do Brasil (8º), Itaú (11º), Bradesco (13º) e Caixa (19º).
Redes sociais dominam, Snapchat aparece e Google cresce
As redes sociais seguem poderosas liderando a mesma lista: Whatsapp, Facebook e Instagram, respectivamente. Curiosamente, essas três empresas, do mesmo grupo, compartilham uma característica em comum: ambas são redes que também servem para marketing de empresas e vendas.
Um caso em ascensão é o Snapchat. Com forte boca a boca e a adesão de famosos ao aplicativo que permite envio e postagem de fotos personalizadas e vídeos curtos, o criativo app já figura na lista aparecendo na 14ª posição, sendo citado por 9,3% dos entrevistados.
Todavia, o maior caso de crescimento é do velho conhecido Google. O aplicativo de pesquisa na Internet cresceu nos últimos seis meses 9,6 pontos percentuais, o que representa, praticamente, estar presente na home screen de um em cada quatro smartphones brasileiros (ou 24%, para ser preciso).
Netflix é novidade na lista dos apps favoritos
Outra pergunta que foi feita na pesquisa é sobre qual é o aplicativo favorito dos entrevistados. São tantas opções, que 7,7% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não apontar nenhum específico. Apesar disso, o Whatsapp segue no topo dos favoritos com 44%, apesar de uma pequena queda em seis meses (antes eram 53,2%) seguido do Facebook (que se manteve estável com 9.6%). O site de streaming Netflix surgiu na lista dos favoritos em nono lugar com 0,7%.
Praticidade, credibilidade e informação
A pesquisa reflete o que é visto no cotidiano e mercado. A dominação dos aplicativos para quem possui smartphones e tablets é um fato cada vez mais abrangente. Empresas de grande porte estão percebendo que é necessário não apenas marcar presença, mas também oferecer um conteúdo de qualidade e que possa fidelizar os usuários. Manter um acompanhamento de perto e investir em atualizações é uma forma de brigar em um cenário que conta com concorrência cada vez maior.
Além disso, investir em aplicativos é um jeito moderno de exibir sua marca para milhares de pessoas. Angariar novos clientes e oferecer soluções mais práticas. Um app pode remodelar e impulsionar não apenas o marketing de uma empresa, mas também aperfeiçoar serviços, informar de maneira interativa, estreitar a comunicação com clientes e marcar presença no cenário de smartphones.
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Ficar fora dessa nova vertente cultural e comercial é basicamente se anular em um mercado cheio de oportunidades e possibilidades. Afinal, os apps vieram para ficar.
Sobre o Autor: Jornalista, publicitário e Analista de Mídias Sociais formado em Comunicação Social pela UVV – Universidade de Vila Velha (ES), além de certificado pelo Google Adwords, Ivan é responsável pela gestão e criação de conteúdo escrito e artístico para redes sociais. Também escreve textos informativos e publicitários para blogs corporativos e sites. Sua meta profissional é desenvolver junto aos clientes um bom trabalho empregando técnica, paixão e responsabilidade.