Por Ricardo De Lucia Leite
Acaba de ser revelada nova pesquisa feita em conjunto pelo Content Marketing Institute e a Marketing Profs sobre o cenário, tendências e expectativas para o marketing de conteúdo para empresas norte-americanas do ramo B2B.
No total, participaram da pesquisa por volta de 2.400 empresas mundo afora, incluindo a Hytrade, porém só foram compilados os resultados das 1.400 empresas norte-americanas que responderam. Portanto, os resultados não refletem a realidade das empresas brasileiras, mas com certeza devem ser levados em consideração.
Seguindo os anos anteriores, o marketing de conteúdo continua como uma das principais prioridades para os profissionais da área: 9 em cada 10 profissionais de marketing disseram que manterão ou aumentarão suas ações em marketing de conteúdo para 2013.
No geral, são utilizados em média 12 tipos de táticas nas ações de marketing de conteúdo por empresa, sendo que as maiores utilizam um pouco mais e as menores um pouco menos. A mídia social, sem incluir a utilização de blogs, passou a ser a tática número um, ultrapassando a distribuição de artigos, que permanece em segundo lugar. Em terceiro lugar vem a utilização de newsletters online, seguida por blogs, estudos de caso e vídeos.
Com relação ao nível de confiança, eventos presenciais ainda despontam como a tática mais eficaz para os profissionais de marketing, seguida por estudos de caso, webinars, blogs e vídeos. Neste caso, a mídia social não figurou entre as táticas mais eficazes, porém, 87% das empresas disseram utilizá-la para distribuir conteúdo. Aqui podemos até perceber certa confusão entre táticas e os recursos que são nelas utilizados. A mídia social neste caso acaba sendo um recurso e a tática pode ser pela distribuição de artigos e estudos de caso.
Entre as redes sociais mais utilizadas para distribuição de conteúdo, o LinkedIn ultrapassou o Twitter e passou a figurar na primeira posição com 83% de utilização, seguido pelo próprio Twitter empatado com o Facebook com 80% e o Youtube com 61%, em quinto lugar. Com relação ao crescimento entre 2011 e 2012, podemos destacar o Google+ que passou de 13% para 39% e o Pinterest, que passou de zero para 26%. Agora, como as empresas B2B estão usando o Pinterest para os negócios, este fica para um próximo post.
Analisando a utilização do marketing de conteúdo para atingir objetivos empresariais, podemos observar que os profissionais estão focando cada vez mais nele. Entre os objetivos que as empresas mais buscam, está o aumento do reconhecimento da marca, seguido por captação de clientes, geração de prospectos e retenção/fidelização de clientes. Com relação a 2011, somente um objetivo teve uma pequena queda percentual, que foi o aumento de vendas. Em minha opinião isso faz todo o sentido, pois o aumento de vendas é a consequência de um trabalho bem feito com os demais objetivos.
Entrando na parte de resultados e critérios de avaliação, os profissionais de marketing ainda estão usando tráfego gerado para o site, geração de vendas qualificadas (prospecção) e compartilhamento nas redes sociais como as principais formas para avaliar a eficácia de suas ações de marketing de conteúdo.
Já com relação ao orçamento em marketing de conteúdo, 54% dos profissionais da área disseram que irão aumentar ou aumentar muito os seus investimentos e somente 2% disseram que irão diminuir. Do orçamento total em marketing, em média 33% serão alocados para conteúdo, sendo este percentual maior nas micro e pequenas empresas. Isso está 100% alinhado com a estratégia comercial da Hytrade, de que o marketing de conteúdo é a melhor ferramenta em termos de custo benefícios para as empresas com este perfil.
Entre os principais desafios destacados pela pesquisa para gestão do marketing de conteúdo está justamente a produção do conteúdo. Para 64% dos respondentes o principal desafio é conseguir produzir conteúdo suficiente, seguido por conteúdo que gere engajamento com 52% e pela produção de conteúdo diversificado com 45%.
Por fim, a pesquisa nos mostra que os profissionais de marketing que estão tendo mais sucesso nas suas ações de marketing de conteúdo possuem as seguintes características:
- Gastam um percentual maior do seu orçamento de marketing em marketing de conteúdo;
- Utilizam mais táticas de marketing de conteúdo do que a média de mercado;
- Produzem conteúdo personalizado para o seu público-alvo com maior frequência;
- Se sentem bem menos desafiados em produzir conteúdo que gera mais engajamento;
- São melhores em conseguir apoio da alta gerência/diretoria para os seus projetos.
Gostaria muito de saber sua opinião, portanto, deixe um comentário!
Fonte: B2B Content Marketing: 2013 Benchmarks, Budgets and Trends – North America