Por Ryan Galloway
No marketing de conteúdo, a credibilidade é a rainha. Construir uma audiência própria só funciona se os leitores confiarem em você. Essa confiança é difícil de conquistar, mas, é muito fácil perdê-la, especialmente se o seu marketing de conteúdo for constituído por mais marketing que conteúdo.
Numa pesquisa realizada em 2014 pela Kentico Software, 74% dos que responderam disseram que eles confiam em “conteúdo de empresas cujo objetivo é educar os leitores sobre um determinado tópico”. Mas, se uma marca inserir uma única referência a um produto, mesmo que seja no final de um artigo objetivo, a confiança dos leitores diminui quase 30%.
Para muitos profissionais de marketing, andar nessa fina linha pode ser um desafio. Afinal, vender produtos e serviços é a finalidade do marketing, ou pelo menos era. Mas, conquistar e manter a confiança, que é tão importante para o marketing de conteúdo, requer uma mudança da atitude mental tradicional da publicidade. Este não é um desafio que possa ser resolvido através de dados analíticos, por parcerias, através de canais de distribuição, ou por qualquer outra ferramenta da caixa de ferramentas do marketing. Ele pode, todavia ser resolvido por um simples acréscimo à equipe de marketing, um grande editor.
Grandes histórias são muito importantes
Como Editor Sênior de Marketing da Contently, eu ajudei os publicitários a trabalharem com editores profissionais experientes. Esses editores são responsáveis por fazer muito mais que resolver simples pendências gramaticais. Eles são líderes editoriais estratégicos amadurecidos, cuja experiência vai desde startups a grandes canais de mídia digital e até as empresas da lista da Fortune 500.
Eles passaram anos escrevendo títulos nos quais as pessoas clicaram, produzindo histórias que as audiências compartilharam e ajudaram escritores a criar artigos que os leitores acharam úteis e engajadores. Mas, os editores que trabalham com marcas têm habilidades que se estendem para além do simples jornalismo – eles entendem que a mercadoria mais valiosa do marketing de conteúdo é a confiança, e eles sabem que a confiança vem quando uma marca publica histórias extraordinárias.
Mas, para as audiências confiarem nas marcas, essas marcas precisam confiar nos seus editores. Isto frequentemente significa que os profissionais de marketing têm que abrir mão do controle e confiar nos editores, para manter o conteúdo sem sugestões de produtos e sem menções a marcas. Encontrar este equilíbrio entre a igreja e o estado não é fácil, mas isto é muito necessário.
Isto é mais difícil do que você possa pensar
Quando eu falo para os profissionais de marketing sobre o valor de um grande editor, a maioria deles é imediatamente receptiva. Entretanto, alguns poucos continuam céticos. Alguns pensam que eles mesmos podem fazer isto. Alguns não estão dispostos a ceder o controle sobre o conteúdo que eles produzem. Quaisquer que sejam as suas razões, eles inevitavelmente levantam a sobrancelha e dizem: “qual é o grau de dificuldade”?
E a resposta é: isto é difícil, muito difícil.
Na Contently, os nossos editores guiam o processo de ideação com os escritores, planejam o calendário editorial, eliminam tópicos e histórias de tendências e lidam com toda a organização e gerência de projetos relacionados à produção de conteúdo – e isto é apenas o começo. Eles passam horas com cada peça, antes que o conteúdo alcance o editor da marca. Não há muitos profissionais de marketing que tenham o conjunto único de habilidades, ou o tempo, para realizar a mesma quantidade de trabalho com a mesma qualidade.
Considere o American Express OPEN Forum, frequentemente visto como o padrão ouro do marketing de conteúdo [Declaração: A American Express é um cliente da Contently]. Ele é um grande e muitíssimo útil site de edição de marca, que construiu uma audiência leal e engajadora num período de tempo muito curto. Muito desse sucesso é devido à sua fenomenal equipe editorial, e muitos dos seus membros trabalham para o OPEN Forum através da rede da Contently. Sem a sua talentosa e grande equipe de editores, seria quase impossível para o OPEN Forum publicar o mesmo calibre e a mesma quantidade de conteúdo que o tornaram tão bem sucedido.
O mesmo é verdade para a IBM, para a GE, para a Red Bull e virtualmente para cada grande editor de marca do mercado. É claro que os editores não podem receber todo o crédito por isso. Para obter o máximo das suas equipes de conteúdo, as marcas precisam oferecer a estratégia, a infraestrutura e o apoio necessários. As marcas que produzem o melhor conteúdo estão comprometidas a investir em robustas equipes de conteúdo e, agora elas estão colhendo as recompensas, enquanto que outras estão correndo atrás para tentar alcançar o mesmo nível.
Para levar para casa
Grandes histórias são a chave do marketing de conteúdo, e ninguém sabe como criar grandes histórias tão bem quanto um editor profissional. As suas habilidades e perícia podem elevar o seu conteúdo, conquistar credibilidade para a sua marca e construir uma audiência entusiástica e engajada. Isto não é fácil, mas, para os grandes editores, tudo se resume num dia de trabalho.
Sobre o autor: Ryan Galloway é um escritor e um estrategista de conteúdo. Ele é também o Editor Gerente Sênior da Contently.
Fonte: The Content Strategist
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da Contently são traduzidos e republicados com autorização.
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