Por Nathan Isaacs
Os vídeos de marketing podem ser uma parte importante da sua biblioteca de marketing de conteúdo. Eles deixam que potenciais clientes vejam os seus produtos em uso, e permitem que ideias complexas possam ser rápida e facilmente explicadas. Por exemplo, o resto deste blog post (o texto) recapitula o que está no vídeo abaixo embutido (em inglês). Qual formato é mais informativo? Mais interessante?
Embora a maioria de vocês esteja familiarizada com os vídeos, alguns poucos CMOs ou a equipe de marketing deles têm experiência na produção de vídeos. Todavia, nem todos os vídeos precisam ser terceirizados para agências caras de produção de vídeos. Com algum planejamento, tempo e uns poucos reais você pode produzir internamente conteúdo em vídeos de alta qualidade.
Anteriormente, Rick Daino da Act-On passeava com você pelos passos para criar um rápido esquema de vídeo do tipo faça você mesmo. Se você perdeu isto, você pode assistir aqui:
Nós o usamos como base para o vídeo embutido no topo deste post. No futuro, nós cobriremos outras opções para gravar vídeos internamente.
O primeiro passo para criar um grande vídeo é entender que um grande conteúdo sobrepujará produções caras todos os dias.
Veja os seus dados analíticos para descobrir qual é o conteúdo que tem melhor desempenho dentre os que você já possui. Isto pode ser um blog post, um infográfico, ou um documento técnico. Isto pode ser a moldura dos seus primeiros vídeos. Você não está rastreando o desempenho do seu conteúdo? Veja duas razões pelas quais você deve fazer isto e como fazê-lo através da Act-On:
Até então, considere conversar com a sua equipe de vendas ou de serviços aos clientes e pergunte a eles quais perguntas os clientes e prospectos estão fazendo.
O passo seguinte para construir a sua própria biblioteca de vídeos é considerar o seu funil de marketing. Você certamente poderia ter gasto 5 milhões de dólares por um comercial no Super Bowl (jogo final do campeonato de futebol americano) para o topo do funil, mas eu acredito que você obterá mais valor pelo seu dinheiro se focar em vídeos para o meio e o fundo do funil.
Um grande exemplo de meio do funil é um estudo de caso de um cliente ou um vídeo de um depoimento de um cliente. Esses vídeos estão entre as ferramentas mais eficazes que você pode ter na sua caixa de ferramentas de marketing.
Quando você gravar um vídeo – seja usando um smartphone ou um DSLR − você deve se lembrar da regra dos terços, ter boa iluminação, usar um tripé e usar um microfone externo.
Como os estudos de caso que você tem escrito no passado, o estudo de caso do seu cliente deve ser um depoimento para apresentar o cliente, o problema enfrentado por ele, abordar como e por que ele escolheu a sua solução e que resultados ele teve ao usar o seu produto.
Além de entrevistar o seu cliente, você deve gravar um excesso de b-roll. E o que é isto? Isto é a parte secundária das cenas que você captura das pessoas trabalhando em suas escrivaninhas, entrando no escritório, conversando algo com os colegas, e assim por diante. Isto ajuda a realçar o produto final que, portanto, não mostrará apenas cabeças falando o tempo todo, e você usará isto para cobrir a edição e as múltiplas tomadas durante a entrevista.
Um depoimento dos seus clientes ou um estudo de caso pode ser usado no seu website, pode ir para a sua newsletter mensal, pode ser incluído numa playlist do YouTube e pode ser diretamente usado no processo de venda. Você pode também considerar fechar o vídeo, de modo a obter o nome e o endereço de e-mail das pessoas que o assistirem.
À medida que nos movemos em 2016 e adiante, os avanços da tecnologia – que incluem adicionar personalização – continuarão a baixar a barreira para você criar excelentes vídeos internos. Por favor, deixe os seus comentários abaixo e compartilhe um link dos vídeos que você criar internamente.
[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
Materiais gratuitos para você baixar e aprender mais sobre marketing de conteúdo!
[wt_portfolio column=”2″ ids=”2982,769″ desc=”false” category=”false” more=”false” moreText=”Leia Mais »” order=”DESC”]
Sobre o autor: Nathan Isaacs é o Presidente da SearchFest da SEMpdx, uma organização sem fins lucrativos baseada em Portland e focada no ramo de buscas. Ele é o dono da Seven G Media, uma firma de vídeo marketing.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.