Por Michael Brito
As marcas precisam aprender a dominar a arte de contar histórias através de narrativas curtas.
A tecnologia torna isso possível e a duração da atenção do consumidor o exige.
Seja um vídeo de 6 a 15 segundos de duração, uma única fotografia, ou 140 caracteres de alguma coisa útil, não há dúvida de que as empresas precisam aprender a contar histórias rápida e eficientemente.
Todavia, com toda a adoração da história contada com curta narrativa, muitas marcas frequentemente se esquecem da longa narrativa e, ao fazê-lo, estão cometendo um grande erro.
A seguir, estão duas razões porque a sua marca não deve abandonar o conteúdo com formato longo.
1. O poder contínuo da busca
Mesmo com o crescimento da mídia social, uma incrível porcentagem de pessoas reais ainda usa as antigas e boas ferramentas de pesquisa. Globalmente, o Google é a homepage de milhões.
Quando foi a última vez que você viu um tweet ou um vídeo do Vine no resultado de uma busca? Eu acho que nunca, a não ser que você estivesse fazendo uma busca sobre uma conta específica ou sobre uma pessoa.
E eu garanto que você nunca verá, no resultado de uma busca, uma atualização no Facebook ou uma foto no Instagram … por motivos óbvios.
Nós fazemos buscas diariamente e, quando as fazemos, estamos numa missão.
Não é como no Twitter ou no Facebook, onde rolamos casualmente através das nossas fontes de informação e verificamos as nossas respostas, mensagens e a contagem dos seguidores. E, então, passamos de fininho para o LinkedIn, para ver quem esteve olhando o nosso perfil.
Quando nós usamos a busca, nós queremos alguma coisa, e queremos agora. Poderia ser entradas para o cinema, informação sobre um destino de férias, ou uma pesquisa sobre a última tecnologia de centros de dados.
A pergunta que você tem que fazer a você mesmo é se o seu conteúdo está ou não realmente aparecendo nos resultados. Se o seu foco e investimento financeiro é puramente contar histórias com narrativas curtas, você está perdendo uma enorme oportunidade de atingir novas pessoas, de vender produtos adicionais e de demonstrar liderança de pensamento.
2. Demonstrando a sua perícia
Uma vantagem de usar a mídia social no espaço B2B é demonstrar liderança de pensamento.
Esperamos que você tenha, trabalhando na sua empresa, alguns engenheiros, cientistas e gerentes de produto realmente inteligentes. E que, provavelmente, eles tenham pontos de vista muito específicos sobre tecnologia, que podem ser usados para começar conversas e para influenciar pessoas.
Dados do Barômetro de Confiança Edelman 2013 nos dizem que, quando se trata de confiança e credibilidade, “pessoas como você”, “peritos em determinados assuntos” e “funcionários de uma empresa” sempre têm uma alta classificação, quando as pessoas estão procurando informação sobre uma empresa.
Mas, é possível demonstrar liderança de pensamento num tweet?
Claro que sim … usando uma série de tweets ou de vídeos. Mas, isto supondo que você tenha uma audiência e que ela esteja realmente prestando atenção em você.
E sobre um CIO (Chief Information Officer) de uma empresa que está interessado em investir em nova tecnologia para centro de dados? Sim, eles podem ir para o Twitter e procurar as suas fontes, o que seria uma dádiva.
Mas, eu garanto o seguinte:
Eles vão para uma ferramenta de busca porque eles sabem, tanto quanto você, que o Google é melhor. Eles querem informação e a querem agora.
Alcançando um equilíbrio
Hoje, há um excesso de conteúdo online.
E, consequentemente, há um déficit de atenção nas mentes dos consumidores. Isto torna extremamente difícil atingi-los com a mensagem da sua marca.
Contar histórias com narrativas curtas é importante. É a sua tentativa de atingir os consumidores atarefados e de quebrar a desordem com conteúdo convincente, criativo e visual.
Portanto, eu pergunto o seguinte: porque não tentar facilitar a vida deles, permitindo que eles o procurem?
Você pode fazer exatamente isso, gastando um pouco mais do seu tempo e recursos, contando uma história completa, que tem mais do que 140 caracteres.
Sobre o autor: Michael Brito é um Vice-Presidente da Edelman Digital e autor de Your Brand: The Next Media Company),(em português, A sua marca: a próxima empresa de mídia), que está disponível na Amazon para pedido antecipado. Obtenha mais dados sobre Michael no Twitter.
Fonte: Copyblogger
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite