Por Andreea Ayers
Se a sua empresa tem uma newsletter enviada por e-mail, você frequentemente tem que enfrentar o fato de que alguns assinantes decidem que não querem mais recebê-la, apertam o botão CANCELAR A SUBSCRIÇÃO e nunca mais receberão notícias da sua empresa.
Você fica imaginando porque as pessoas cancelam subscrições, continue lendo para descobrir alguns motivos pelos quais elas podem fazer isto e o que pode ser feito a este respeito.
Inicialmente, você pode levar isto para o lado pessoal, em especial se for alguém que você conhece, como um amigo, um membro da sua família, um antigo cliente, ou alguém que realmente ama os seus produtos ou serviços. Você pode pensar que eles não gostam de VOCÊ e o que você pode ter feito para contraria-los e leva-los a tomar essa decisão. Quando uma amiga me disse que cancelou a subscrição da minha newsletter, eu fiquei confusa. Mas então eu percebi que ela não era uma cliente ideal e que o meu conteúdo era irrelevante para a empresa dela. Portanto, a decisão dela fazia sentido.
E agora, eu estou aqui para lhe oferecer uma perspectiva diferente – fazer as pessoas cancelarem a subscrição de sua newsletter enviada por e-mail é, na realidade, uma BOA COISA! Por quê? Porque isto significa que você está mantendo na sua lista pessoas que verdadeiramente apreciam o valor do seu conteúdo e que ainda estão interessadas em ouvir o que você tem a dizer. Isto também quer dizer que a sua taxa de “abrir e continuar clicando” será mais alta e que a sua lista será mais receptiva ao que você tem a dizer e a oferecer. E isto só pode significar maiores vendas!
Eis aqui alguns motivos pelos quais as pessoas cancelam subscrições:
- • Você envia conteúdo irrelevante – se você não está escrevendo sobre assuntos nos quais a sua audiência está interessada, você pode perder muitos subscritores.
- • Você envia newsletters com muita frequência – as pessoas podem se cansar se receberem suas notícias mais do que poucas vezes por semana, portanto, tente limitar as suas newsletters para uma ou, no máximo, duas vezes por semana.
- • Você envia newsletters com frequência muito pequena – acredite se quiser, se você enviar as suas newsletters com frequência pequena demais (por exemplo, poucas vezes por ano), as pessoas esquecerão que a subscreveram e não se lembrarão de você, portanto, elas estarão mais propensas a cancelar a subscrição.
- • Você só escreve sobre VOCÊ MESMO – se você constantemente escreve na sua newsletter algo sobre a sua última venda ou sobre os seus novos produtos, você pode cansar as pessoas e parecer um vendedor exagerado.
- • Você envia newsletters muito longas – se você exagera no conteúdo das suas newsletters enviadas por e-mail, os seus assinantes ficarão sobrecarregados e, portanto, tenderão a deixar de lê-la e, em seguida, cancelarão a subscrição. Se você tiver algumas histórias ou coisas que você quer compartilhar com eles, publique-as inicialmente como blogposts e então ligue os blogposts à sua newsletter (isto, por sinal, é também uma boa maneira de obter maior tráfico de volta para o seu website).
- • O conteúdo não é o que eles esperavam – se você estabelece expectativas para certo tipo de conteúdo e você não cumpre o que prometeu, os seus assinantes sentem que não receberam o que esperavam, que foi o motivo pelo qual eles subscreveram a sua newsletter. Eles provavelmente irão cancelar a subscrição.
Estas são algumas das principais razões. Mas, e se você ainda tiver cancelamento de subscrições, mesmo que não tenha quebrado qualquer das “regras” acima mencionadas? Eis aqui alguns motivos pelos quais as pessoas cancelam subscrições (mas estes motivos não têm nada a ver com você).
- • Elas podem se sentir sobrecarregadas por todos os e-mails que chegam à caixa de entrada;
- • Elas podem ter usado o seu produto no passado, mas elas não mais o necessitam;
- • Elas podem voltar mais tarde, quando elas estiverem prontas para comprar novamente de você ou para receber suas notícias.
Geralmente, as taxas de cancelamento de subscrição variam ao redor de 2% para uma campanha por e-mail e, portanto, se os seus números estiverem abaixo deste valor, você não tem com o que se preocupar. De fato, você deve considerar isto um bom sinal de que você só está atraindo pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo. Outro benefício é que você pode manter os custos de marketing dos seus e-mails dentro do razoável, pois, quanto mais assinantes você tiver mais você terá de pagar para o seu provedor de e-mails de marketing. Então, manter apenas as pessoas que realmente querem ver o seu conteúdo é uma boa maneira de manter baixos custos.
Logo, na próxima vez que alguém cancelar a subscrição do seu e-mail, não leve isto para o lado pessoal. A não ser que o motivo do cancelamento tenha sido um dos que eu mencionei anteriormente, você não tem com o que se preocupar. De fato, você deveria agradecer aos que cancelaram por terem aberto espaço na sua lista para alguém que está verdadeiramente interessado em receber o seu conteúdo.
Você se sentiu frustrado quando alguém cancelou a subscrição da sua newsletter? Você levou isto para o lado pessoal? Se a resposta for sim, eu gostaria de ler a sua história. Deixe um comentário a seguir e compartilhe a sua experiência.
Sobre a autora: Andreea Ayers nos diz que a missão em Launch Grow Joy é ser o seu fã número 1! Se você estiver iniciando a sua empresa, se quer ter os seus produtos em mais lojas ou quer ter os seus produtos realçados em revistas e por celebridades, você encontrará todas as ferramentas que precisar bem aqui!
Fonte: Heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite