Por Spike Jones
A NPR tinha uma grande história sobre o vício que muitas pessoas têm pela mídia social e como os profissionais de marketing, intencionalmente ou não, usam este comportamento criador de dopamina para tirar vantagem própria. Isto me levou a pensar sobre a publicidade, a surpresa e o prazer. (Declaração de isenção: O meu uso da palavra “publicidade” é a ubíqua, sempre vigente, máquina de interromper, que nós detestamos. Eu sei que a GRANDE publicidade existe, mas, sendo tão rara, eu não estou fazendo referência a ela aqui.)
- ➨ A publicidade é previsível. A surpresa e o prazer são imprevisíveis.
- ➨ A publicidade é uma “má” interrupção. A surpresa e o prazer são uma interrupção benvinda.
- ➨ A maior parte da publicidade não provoca uma resposta. A surpresa e o prazer sempre provocam uma resposta.
- ➨ A publicidade é esperada. A surpresa e o prazer são notáveis.
- ➨ A publicidade provoca bocejos. A surpresa e o prazer provocam propagação boca a boca.
- ➨ A publicidade é comum e opressiva. A surpresa e o prazer são raros.
- ➨ A publicidade é para tomada de consciência. A surpresa e o prazer são para recompensar.
- ➨ A publicidade é formada por atos intencionais de interrupção. A surpresa e o prazer são atos ao acaso de bondade.
Se você ler ou ouvir a história da NPR acima mencionada, você saberá que Uber, um serviço que fatura para si próprio como um “provedor de serviço particular de motorista sob demanda” tem dias não programados nos quais eles oferecem “surpresa e prazer”. Eles incluem um dia de churrasco do Texas sob demanda, ou um dia de entrega de rosas sob demanda (no dia dos namorados).
Estas são ofertas que estão fora do normal, mas que, como elas são notáveis, as pessoas não apenas verificam o aplicativo todos os dias, como também elas CONVERSAM sobre isso. E essa conversa carrega um peso muito maior que se a Uber falasse sobre si própria. E isto, meus amigos, é uma das melhores “publicidades” que existem.
Sobre o autor: Spike Jones é um profissional de comunicação provado por resultados obtidos, especializado em marketing digital e off-line boca a boca. Com mais de 15 anos de experiência, a sua carreira foi assim: Universidade Baylor; uma década em Brains on Fire;Vice-Presidente sênior da equipe de Experiência com Consumidor da Fleishman-Hillard; Diretor do Grupo de Engajamento da WCG; e agora, Vice-Presidente sênior, Diretor Gerente da Região Sudoeste da Edelman Digital. Spike é também co-autor do livro Brains on Fire: Igniting Powerful, Sustainable, Word of Mouth Movements. (Cérebros em Fogo: Acendendo Poderosos e Sustentáveis Movimentos Boca a Boca).
Fonte: Wordofmouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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