A propaganda boca a boca é gerada por pessoas. Grande tecnologia, anúncios excitantes e campanhas publicitárias únicas podem iniciar conversas, mas são as pessoas que as mantêm vivas. Pessoas e não campanhas sustentam essas conversas e as tornam pessoais e interessantes.
Estas são as qualidades de grandes marqueteiros que estão por trás de movimentos de disseminação boca a boca:
- Eles são confiáveis
- Eles são orientados a prestar serviços
- Eles são oportunistas
- Eles são bons ao se desculpar
1. Eles são confiáveis
A disseminação boca a boca está baseada em confiança. Ninguém recomenda um mentiroso aos seus amigos. Mas, as empresas que ganharem respeito ganham advogados. Um bom marqueteiro especialista em disseminação boca a boca nunca tentará enganar um cliente com campanhas falsas ou desonestas. Ao contrário, ele trabalhará duro para manter a sua disseminação boca a boca ética e transparente – além de buscar meios de ensinar a sua equipe a fazer a mesma coisa.
2. Eles são orientados a prestar serviços
Quantas histórias você já ouviu sobre algo fantástico que uma empresa fez pelos seus clientes? Estes tópicos de disseminação boca a boca nunca envelhecem e sempre começam com alguém disposto a ajudar alguém. Os marqueteiros de disseminação boca a boca buscam formas de tornar pessoas felizes e eles são bons nisso. Eles são como um representante de atendimento ao cliente que entra em contato para saber se está tudo bem, mesmo que o cliente não tenha reclamado de nada ou como no caso de um cliente de supermercado que rasgou sua camisa em uma prateleira durante uma compra e sem esperar, foi muito bem atendido pelo gerente da loja que se prontificou em resolver o problema (veja aqui). Eles sabem que uma experiência maravilhosa de um cliente vale a pena ser contada a todos.
3. Eles são oportunistas
Os marqueteiros boca a boca podem fazer as pessoas falarem sobre coisas do dia a dia, com orçamentos muito pequenos. Eles focam em detalhes que transformam algo chato em algo extraordinário. Eles são como as pessoas de suporte do Google Adwords que se apresentam prometendo que aquele atendimento será o melhor que você já recebeu em toda sua vida ou um gerente da Blendtec que decidiu começar a postar vídeos dos seus testes com produtos (veja isso). Eles sabem que pequenos gestos podem surpreender os fãs e faze-los felizes e que mesmo coisas corriqueiras, que são feitas todos os dias, podem iniciar conversas.
4. Eles são bons ao se desculpar
Os grandes marqueteiros boca a boca procuram formas de mudar consumidores que estavam infelizes em pessoas felizes e tagarelas, ao consertar o que estava errado. Algumas vezes, eles ainda conseguem fazer isso com bom humor – como o gerente de mídia social do Sainsbury (um supermercado) que respondeu a uma queixa engraçada com uma piada sobre a própria empresa. Há também empresas, como a Go Daddy e a Netflix (veja aqui), que às vezes se desculpam com todos os seus clientes, mesmo se apenas alguns deles foram afetados. Eles acham que é melhor admitir que eles estavam errados, ao invés de fazer de conta que eles são perfeitos.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e adaptação: Fernando B. T. Leite