Independentemente das ferramentas, da tecnologia ou da plataforma, bons conteúdos sempre irão gerar conversas. Haverá uma nova mídia social na próxima semana (e na semana seguinte também), mas a coisa fundamental usada para começar o marketing boca a boca é um grande conteúdo.
Eis aqui alguns tipos de conteúdos que os seus seguidores mostrarão aos amigos deles:
- Coisas engraçadas
- Materiais de treinamento
- Coisas oportunas
- Segredos
1. Coisas engraçadas
Coisas ou assuntos engraçados são alguns dos conteúdos que mais são passados adiante, porque, obviamente, são engraçados e você é reconhecido(a) por passar adiante algo personalizado, interativo ou engajador. Nos EUA as pessoas recebem muitos cartões eletrônico do Jib-Jab e a razão pela qual este material sobrevive tanto e continua a ser compartilhado é: ele é muito divertido.
2. Materiais de treinamento
Todos têm alguma coisa que pode ser ensinada a alguém e, portanto, porque não compartilha-la? A McCormick compartilha receitas, dicas e uma “enciclopédia” sobre como usar as suas ervas e temperos e como mantê-los frescos. Elas são rápidas, casuais e fáceis de compartilhar. Este tipo de conteúdo é muito bom para a marketing boca a boca, pois, você pode exibir o seu conhecimento, ao mesmo tempo em que dá aos seus seguidores algo que os ajuda a parecer inteligentes diante dos amigos.
3. Coisas oportunas
As pessoas adoram compartilhar conteúdos sobre algo em que eles já tinham pensado. Por exemplo, o Sugar Circus de Austin ofereceu um negócio do “Fim do Mundo” em seus cupcakes em 21 de dezembro, quando o calendário Maia estava prevendo o fim do mundo. Eles não foram os únicos. A Etsy enviou, neste mesmo dia, um e-mail com o título “É o fim do mundo que conhecemos” destacando nele produtos com o tema sobrevivência. Este é um assunto divertido e oportuno para marketing boca a boca. Quando ficarão os seus clientes mais animados em relação aos seus conteúdos? Como você vai se encaixar nos assuntos que eles já estão debatendo?
4. Segredos
Você provavelmente faz muitas coisas em segredo, que ninguém vê – este é um conteúdo que as pessoas adoram compartilhar. Por exemplo, todos os anos, a Vail Ski Patrol mantém as encostas seguras, provocando avalanches controladas e, então, eles produzem estes vídeos deste processo. Para eles, isto é uma simples manutenção, mas, para todos os outros, esta é uma visão bacana por traz do pano – que, consequentemente, vale a pena compartilhar com os amigos.
Fonte: WordofMouth.org