A sua mais memorável declaração de missão, a sua mais sofisticada tecnologia e o seu melhor representante de serviço ao consumidor podem não valer a pena serem comentados, mas precisam de alguma coisa, antes de tudo, para ajudar os seus clientes a começarem estas conversas. Elas são conhecidas como estimuladoras da disseminação boca a boca e nem sempre são óbvias.
Há três iniciadoras de conversas que podem ajudar as pessoas a falar sobre a sua empresa:
- Alguma coisa portátil
- Alguma coisa engraçada
- Alguma coisa criativa
1. Alguma coisa portátil
O veículo Honda FCX é movido a células de hidrogênio. A única coisa que sai do seu escapamento é água, tão limpa que pode ser bebida. Isto é fantástico. Ainda mais fantástico é como eles disseminam esta notícia: eles criaram e distribuíram garrafas de água com a marca Honda e fizeram parecer que a água provinha do escapamento do FCX. Isto significa muitas pessoas andando por aí com a mensagem da Honda para disseminação boca a boca, que provoca um burburinho muito maior que simplesmente ver o carro num shopping center.
2. Alguma coisa engraçada
As pessoas adoram compartilhar coisas engraçadas com os seus amigos. Você sabe o que é engraçado? Este jogo para Windows com tema retrô chamado Fuja de Nova Iorque. Mas, isto não é apenas um jogo. No jogo, você luta contra ícones do Windows XP, como o velho Internet Explorer e o Clippy, o clip para papel. Isto é muito mais divertido que um simples comunicado de imprensa. Mais ainda, ele ajuda a colocar um lado positivo nas mudanças para algumas pessoas, que podem estar apegadas ao velho software.
3. Alguma coisa criativa
Materiais de escritório, como folhas de papel de carta e cartões de visita, são tão interessantes quanto o que você põe neles. Portanto, ao invés de mostrar exemplos de cartões de visita ou de cabeçalhos de papel de carta, com as suas imagens usuais, cópias de falsas empresas ou de João Ninguém, a empresa MOO desenha cabeçalhos para personagens históricos, como Winston Churchill, Jane Austen, Martin Luther King Jr., e Charles Darwin. Cada um deles foi desenhado para representar o estilo distinto dessas pessoas, enquanto mostrava todos os materiais impressos da MOO, como os diferentes tipos de artigos de papelaria e as opções de desenho. Esta ideia levou um grande número de pessoas a falar com os seus amigos sobre o que é essencialmente um material de escritório que anuncia.
Fonte: WordofMouth
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos com autorização.