Por Amanda Maksymiw
Até a presente data, o termo “Big Data” contém cerca de 1,64 bilhões de resultados de buscas e este número continua aumentando. O trabalho de cientista de dados tem sido chamado de o emprego mais sexy do século 21. O Big Data foi descrito pela McKinsey & Company como a próxima oportunidade de negócios de 100 bilhões de dólares americanos. Então, o que é exatamente isso?
Big Data é uma enorme quantidade de dados que estão sendo criados a cada minuto.
Vamos considerar a quantidade de dados que está sendo gerada apenas nos canais da mídia social. De acordo com um infográfico da Domo, a cada minuto, 100.000 tweets são enviados, 347 novos posts são publicados em blogs WordPress, 48 horas de vídeo são carregados no YouTube e mais de 680.000 peças de conteúdo são compartilhadas no Facebook. Além disso, dados analíticos do seu website, CRM, e ferramentas de automação de marketing são também acrescentados ao Big Data. De fato, de acordo com a IBM, nós estamos criando assombrosos 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia.
Na verdade, os dados estão vindo dos seus clientes e prospectos numa velocidade incrível. Mas, qual é o significado disto para a sua estratégia de marketing de conteúdo?
Todos estes dados crus podem conduzir a insights valiosos sobre quais tipos de conteúdo e quais tópicos são os mais engajadores para a sua audiência alvo.
Faça a sua pesquisa
Antes de considerar como o Big Data pode ajudar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é importante entender inicialmente quais problemas você está tentando resolver. Para chegar às respostas, comece fazendo a você mesmo algumas perguntas chave, tais como:
- • Quais são as metas gerais do seu programa de marketing de conteúdo?
- • O que conduz os seus clientes e prospectos, quando se tratar de consumir e engajar no seu conteúdo?
- • Quais tópicos e pontos dolorosos são os mais críticos para a sua audiência?
- • Qual conteúdo recebeu as maiores conversões?
- • Qual conteúdo está provocando a maior conscientização?
Dando um passo atrás e descobrindo qual problema você está procurando resolver com o Big Data, você estará numa melhor posição para orquestrar a sua estratégia de marketing de conteúdo, tendo em mente a abordagem do Big Data.
Saber o que é importante
Uma vez que você tenha um bom entendimento sobre quais são as possibilidades com o uso dos dados, fica mais fácil chegar a tudo o que você pode fazer. Ao invés de pensar em esmiuçar cada tweet que os seus clientes e prospectos enviarem, pense quais dados podem ajudar a informar a sua estratégia de conteúdo. Além disso, para pequenas equipes e para aqueles que têm menos recursos de conteúdo à disposição, é também importante considerar a quais tipos de fontes de dados você tem fácil acesso. Lembre-se que o Big Data não tem que significar analisar cada byte de dado para extrair valor.
Vamos ver três metas comuns de marketing de conteúdo para discutir como incorporar uma fatia do Big Data ao seu programa.
1. Construindo conscientização: muitas empresas de tamanho médio ou pequeno empregam várias táticas de marketing de conteúdo para construir uma estratégia de liderança de pensamento, com o objetivo de fazer mais pessoas falarem sobre as suas ofertas. Se a sua meta for aumentar a conscientização através do marketing de conteúdo, regras importantes, que precisam ser seguidas, incluem:
- • Tráfico no website
- • Busca por marca
- • Os seus seguidores na mídia social
- • Participação na mídia social
- • O número das suas menções na mídia social
- • O número de menções dos seus influenciadores
- • O número de links que você está recebendo de volta pelos seus esforços de conteúdo
- • De onde está vindo o seu tráfico
- • A sua visibilidade geral
Há várias ferramentas gratuitas para ajuda-lo a rastrear e monitorar o seu progresso em relação as essas regras, que incluem o Google Analytics, o Google Alerts, o Hootsuite e outros. É fácil se atualizar em relação aos números e relatórios; portanto, considere incluir nas suas tarefas (ou nas de um estagiário, se você tiver um) um tempo para criar esses relatórios numa base mensal ou trimestral.
2. Conduzindo conversões: o marketing de conteúdo é também usado para ajudar a conduzir conversões e a passar pela jornada de compra. Se uma das suas metas é conduzir conversões, você deverá mapear ou medir quanto tempo os seus prospectos estão ficando num determinado estágio, assim como rastrear qual conteúdo eles estão baixando, consumindo, ou abandonando. Você deverá também focar na identificação do seu conteúdo com melhor desempenho, rastreando os downloads, as visitas e a taxa de abertura e de cliques, para determinar que tipos e formatos de conteúdo você deveria criar com maior frequência.
A maioria dos dados pode ser revelada usando as ferramentas de análise e de automação de marketing do seu website ou plataformas de e-mail. Recentemente, no Sirius Decision Summit, Tom Berger, Diretor de Marketing de Internet da Iron Mountain , e Mary D’Altari, Diretora de Serviços de Contas da Ion Interactive recomendaram repartir as suas conversões em dois baldes: Macro (chat, vendas, downloads de grandes conteúdos) e Micro [clique num link, clique numa CTA (call to action, em português, convite para ação), compartilhamentos sociais, ou vista de conteúdo adicional] durante uma sessão de big testing.
3. Mantendo clientes: construir um seguimento leal de subscritores de marcas é uma coisa pela qual muitos profissionais de marketing de conteúdo lutam. Se você tiver uma meta sobre manter clientes e criar evangelistas, você deveria medir a sua base de assinantes e as suas regras de consumo, como taxas de clique, tempo no site e satisfação geral.
Você faz uma abordagem em termos de Big Data do seu marketing de conteúdo? Eu gostaria muito de ler a sua história.
Sobre a autora: Amanda Maksymiw é a Gerente de Marketing de Conteúdo da Lattice Engines, uma líder de software de inteligência de vendas B2B, que ajuda empresas da Fortune 500 a vender de forma mais inteligente e a alcançar entre 6 e 14% de aumento de produtividade de vendas em um ano de desenvolvimento, através de Direcionamento Inteligente, Conversações Contextuais e Execução Mensurável. Ela é responsável por estabelecer e gerenciar a estratégia de marketing de conteúdo da empresa, inclusive pela criação, produção e publicação de conteúdo engajador. Siga-a no Twitter em @amandamaks.
Fonte: Content Marketing Institute
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite