O marketing boca a boca nem sempre requer uma reformulação. Algumas vezes, apenas pequenos ajustes ao que você já está fazendo transformam uma empresa normal numa fora do comum.
A seguir, veja como você pode transformar descontos, embalagens de produtos e até brincadeiras do escritório em temas de conversas:
- Faça alguma coisa tola, excêntrica
- Faça alguma coisa menor
- Faça alguma coisa esquisita
1. Faça alguma coisa tola, excêntrica
Not a Burger Stand em Los Angeles, nos Estados Unidos, destaca as suas promoções escritas com giz num quadro negro, colocado ao lado da porta de entrada, como fazem muitos restaurantes. Mas, diferentemente dos outros, as suas promoções incluem coisas como as seguintes: “Faça o seu pedido imitando a voz de Jabba the Hut (do filme Guerra nas Estrelas) e ganhe um desconto de 10% no seu pedido”. Ou, “Apareça neste domingo vestido com qualquer fantasia do filme Guerra nas Estrelas e coma de graça”. Ou ainda, “Imite a voz do Capitão Picard (do seriado Star Trek) ao fazer o seu pedido e ganhe um desconto de 10%”. Esta é uma maneira de instigar as pessoas a falarem sobre as suas promoções.
2. Faça alguma coisa menor
A Nike lançou uma nova linha de sapatos de tênis realmente flexíveis. E para provar isto, eles dobraram os sapatos de tênis e os colocaram numa caixa que tem um terço do tamanho de uma caixa normal. Isto economiza papelão, mostra a flexibilidade dos sapatos de tênis e faz a caixa se destacar nas prateleiras das lojas. Mais importante ainda, isto é apenas uma maneira criativa de melhorar algo tradicional, que é colocar sapatos dentro de caixas. Sem grandes campanhas de marketing, nem loucuras, apenas uma caixa menor.
3. Faça alguma coisa esquisita
Quando um funcionário da empresa RAYGUNshirts, uma loja de serigrafia do meio oeste dos Estados Unidos, tirou uma soneca depois do almoço, um colega tirou uma foto do dorminhoco, editou-a com o Photoshop em várias situações, como num vídeo musical infame de Kanye e Kim Kardashian e nas notícias locais. Após postar essas fotos no Facebook, a piada tornou-se um grande assunto no escritório e um assunto disseminado boca a boca pelos fãs. As postagens chegaram a atrair a atenção da mídia. Isto se encaixa na categoria das coisas sobre as quais você nunca sabe o que vai dar samba. Foi apenas uma tola brincadeira de escritório que acabou sendo compartilhada por muita gente.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos com autorização.