O ressurgimento do e-mail marketing significa mais oportunidade para os profissionais de marketing – portanto, pode você otimizar as suas campanhas de e-mail marketing para tirar vantagem disto?
A boa notícia é que a audiência já está lá: boa parte da população já têm pelo menos um endereço de e-mail que eles verificam diariamente, e boa parte destes usuários de e-mail usam o principal endereço para subscrever e-mails de marketing e de publicidade. Isto significa que mais de dois terços dos e-mails enviados estão chegando a caixas de entrada ativamente mantidas.
Este surto de constante uso de e-mails garante o benefício de uma grande audiência – mas também traz desafios aos profissionais de marketing. Um dos mais importantes: os compradores têm expectativas mais altas dos e-mails que eles recebem: mais de 70% dos clientes esperam que as marcas forneçam informação de marketing específica para a sua jornada de compras, e feita sob medida para os seus atuais interesses.
A beleza do e-mail marketing é que você pode personalizar as mensagens para satisfazer essas expectativas. Veja, a seguir, 4 passos simples que podem otimizar e-mails para valorizar os seus compradores e coloca-lo na frente dos seus concorrentes:
1. Personalize o título
O título do seu e-mail é a coisa de 50 caracteres mais importante de todo o e-mail – ele é o seu primeiro ponto de contato com o comprador, e ele pode, sozinho, ganhar ou perder um lead. Criar um bom título depende de três elementos chave:
Escreva um título curto e agradável: escolha palavras sucintas que causem um impacto – você tem o resto do e-mail para informar os seus compradores sobre a sua intenção, mas apenas poucas palavras para conquistar a atenção deles. Palavras ativas, descritivas conquistarão o olhar e o manterão por tempo suficiente para que o e-mail seja aberto.
Apele para as necessidades deles: veja estes dois títulos:
“Estudos mostram métodos simples e eficazes de personalizar o e-mail marketing e que ajudam as empresas a aumentar os seus números” comparado com “Obtenha resultados de e-mail 20% melhores: a Act-On lhe mostra como”.
- O primeiro tem 130 caracteres; o outro tem apenas 68 (praticamente a metade do comprimento).
- O primeiro é impessoal, na terceira pessoa; o outro o é dirigido a um destinatário.
- O primeiro é abstrato; o segundo faz uma promessa específica para uma pessoa específica: você.
Personalize os seus títulos: considere o segundo título acima e acrescente o nome da empresa do destinatário: “Jackson Lumber Brokers: Obtenha resultados de e-mail 20% melhores”. De repente, o e-mail soa como sendo de alguém que conhece a sua empresa e tem uma percepção do que vocês querem. Os compradores gostam de se sentir tratados com exclusividade e, acrescentar o primeiro nome, ou o nome da empresa, pode fazer exatamente isso, usando um simples código e uma lista bem mantida.
Outro elemento importante a ser considerado é o subtítulo – na maioria dos clientes de e-mail, o subtítulo aparece na linha do título, e lhe dá a oportunidade de embutir uma chamada para ação antes que o comprador abra o e-mail. Não desperdice este espaço valioso.
2. Faça o seu conteúdo ser relevante e segmente as suas listas
Faça o seu conteúdo ser relevante para o destinatário. Lembre-se: 75% dos clientes esperam que o conteúdo seja relacionado a algo que eles compraram ou fizeram; a relevância para o comprador pode fazer os seus e-mails se destacarem e serem notados.
A segmentação das listas é uma maneira fácil de enviar e-mails relevantes a potenciais compradores. Isto pode ser simples ou muito complexo, mas é uma boa ideia ficar com o básico:
- Sexo, idade, título do cargo, ramo de atividade e localização geográfica podem indicar em que informação eles podem estar interessados – por exemplo, as pessoas de sul não ficarão entusiasmadas de receber um e-mail sobre artigos para nadar em julho! Mas, os nordestinos provavelmente gostarão disto.
- Rastrear o comportamento passado dos compradores e os interesses demonstrados por eles. Se eles tenderem a comprar certos tipos de mercadorias, em certos momentos, você pode prever quando será a próxima compra e, talvez, aumentar o valor do pedido, ou fazer uma venda cruzada. Se eles compraram computadores, talvez agora seja o momento de oferecer um produto complementar. Se eles sempre visitarem uma página de um produto específico do seu website, envie a eles uma oferta especialmente dirigida.
3. Use a frequência correta
Andar sobre a linha entre atingir os compradores com eficácia e bombardeá-los é um desafio constante. Poucos e-mails podem falhar ao comercializar adequadamente a sua marca; o excesso de e-mails pode amedrontar os subscritores, criar uma fadiga de e-mails e, ultimamente, desengajar os clientes.
Personalizar a frequência pelo tipo e urgência da informação apresentada mantém os compradores engajados e responsivos. A Bulldog Reporter destaca três tipos de frequências para ter uma ótima programação:
- Jornais diários
- Ideais para vendas rápidas em 24 horas
- Envie na véspera ou no dia para sugerir uma urgência
- Tome cuidado com a frequência. Se tudo for importante, nada é.
- Catálogos semanais ou mensais
- Ideal para promoções semanais ou mensais
- Usados no lugar de e-mails para aliviar a fadiga deles
- Os assinantes esperam e-mails semanais e têm maior probabilidade de engajar
- Newsletter mensal
- Distribua informação útil – sem a intenção de vender
- Guiado por conteúdo para estender a voz da sua marca ou personagem
- Usado para mostrar a sua especialidade no seu ramo de atividades e para construir confiança
4. Otimize os e-mails para dispositivos móveis
Isto parece óbvio, certo? Entretanto, 42% dos profissionais de marketing raramente ou nunca otimizam as campanhas de e-mail para os dispositivos móveis, deixando 88% dos compradores, que verificam os e-mails num dispositivo móvel fora do circuito. De fato, 71% dos compradores que usam um dispositivo móvel simplesmente apagarão os e-mails que não são otimizados para dispositivos móveis, deixando engajada menos de 30% da audiência originada dos dispositivos móveis.
Otimizar os e-mails para os dispositivos móveis é mais difícil do que parece – simplesmente encolher o conteúdo para caber em telas menores pode deixar conteúdo ilegível e mau organizado. Criar um design mais estreito para caber num dispositivo móvel parecerá descuidado nos desktops, diminuindo a experiência e o engajamento dos usuários de desktops.
Um layout responsivo, entretanto, é ajustado com base no tamanho da tela do usuário, significando que o e-mail é acessível e bem desenhado tanto para dispositivos móveis, como para desktops. Com um layout responsivo, você pode desenhar de modo que o usuário de um dispositivo móvel receba apenas conteúdo para dispositivos móveis (por exemplo, chamadas para ação personalizadas, link para abrir um aplicativo) e não veja informação específica para desktops (por exemplo, link para abrir e-mail no seu navegador).
Faça o seu e-mail à prova do futuro
O e-mail marketing continuará a evoluir. Mas, estes passos devem durar um longo tempo, ajudando-o a criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes para alcançar os seus compradores de modo que seja significativo para eles – e para engajar mais subscritores para relacionamentos mais longos e leais.
Sobre a autora: Anna Muehlenhaupt é uma escritora autônoma do blog Act-On’s Marketing Action; uma gerente diária de bolsas de educação médica, ela tem extensa experiência em desmistificar e traduzir conhecimentos complexos para melhorar a sua compreensão.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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