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5 maneiras de ajudar os profissionais de marketing B2B a produzir novas ideias de conteúdo

por dionei

Por Lisa Cannon

Está acabando o combustível da sua máquina de fazer conteúdo? Está o seu bloco de escrever mantendo-o acordado à noite e impedindo que as suas campanhas de marketing tragam novos leads e criem mais receita? Calma, você não está sozinho. De acordo com um artigo recente publicado no eMarketer baseado em pesquisa da Kapost, os profissionais de marketing B2B estão tendo dificuldades para gerar novos conceitos para melhorar as suas campanhas digitais. Entre os profissionais de marketing B2B dos EUA, aproximadamente 4 em cada 10 disseram que estava difícil, ou mais ou menos difícil, gerar novas ideias para o marketing de conteúdo e a metade deles disse que eles não tinham ideias suficientes para impulsionar as suas campanhas.

Isso é verdade… produzir novas ideias é difícil. Algumas vezes, parece que tudo o que você quer dizer já foi dito. E, se você vier com uma verdadeira ideia nova, você fica imaginando se ela é tão brilhante quanto você pensa que ela é. Então, você começa a duvidar de você mesmo. E há momentos quando você acha que o seu poço está seco. Você simplesmente não tem nada para acrescentar às conversas das multidões, que continuam a bater papo na paisagem do conteúdo digital.

E daí?

Para mim, a resposta é simples. Pare de escrever e comece a fazer outra coisa. Cada vez em que eu me sinto travada, bloqueada, ou simplesmente sem ideias, eu paro de escrever e começo a editar, ler provas, fazer pesquisa, ou desenhar. Melhor ainda, eu saio para dar uma volta, faço um pouco de ioga, ou como um lanche. Converse com alguém. Olhe para as nuvens. Qualquer coisa é melhor que ficar batendo a sua cabeça no teclado (eu sei, porque eu também já tentei isso). Geralmente, as ideias começam a reaparecer depois de um pequeno intervalo.

Caso contrário, eu ainda tenho alguns truques na manga. Veja, a seguir, cinco das muitas maneiras que eu uso para produzir novas ideias de conteúdo quando estou diante da parede (e diante de um prazo).

1. Leia notícias do ramo de atividades, blog posts relacionados e pesquisas atuais

A melhor maneira de descobrir o que ainda não foi dito num determinado campo é ler o que já foi dito. Eu subscrevo e-mails relevantes e RSS feeds tudo sobre os assuntos sobre os quais eu geralmente escrevo: teoria geral do marketing, desenvolvimento de conteúdo, as melhores práticas para e-mails, automação de marketing, mídia social e assim por diante.

Por exemplo, essa citação do eMarketer do começo deste post apareceu na semana passada na minha caixa de entrada. Eu li o título do assunto, “eMarketer Daily – Os Profissionais de Marketing B2B têm Problemas para Manter o Fluxo dos Fluidos de Criação”, e eu pensei “Eu estou achando que a resposta é sim”. Isto me fez pensar que eu poderia ajudar outros criadores de marketing de conteúdo se escrevesse um blog post sobre maneiras que eu uso para manter o fluxo de ideias. E então, aqui estamos.

2. Veja o que é uma ideia quente agora e o que é uma tendência para amanhã

Quando eu procuro ideias de conteúdo, eu penso nas necessidades das pessoas que as lerão. O que a sua audiência quer saber? Quais perguntas eles estão fazendo nos seus fóruns e nos quadros de mensagens das comunidades? Com quais problemas estão os representantes de serviço ao cliente lidando? Quais termos eles estão usando para pesquisar o seu site? Quais palavras-chave os estão conduzindo ao seu site? Estes são os assuntos quentes de hoje que você pode usar para informar a sua criação de conteúdo. Você pode querer hospedar um webinar sobre um determinado assunto e, então, escreva um blog post de seguimento que responda as principais perguntas feitas no evento.

Use o Google Analytics para entender quais conteúdos estão tendo um bom desempenho no seu site e o Planejador de Palavras-Chaves do Google para pesquisar os conceitos relacionados ao seu assunto. O Google Trends pode lhe dizer quais são alguns tópicos quentes que estão sendo pesquisados, bem como em quais assuntos as pessoas estão interessadas, que sejam relevantes para os seus temas. Por exemplo, você deve escrever sobre marketing de conteúdo ou sobre mobile marketing? Parece que ambos estes assuntos estão tendo muito interesse, mas o marketing de conteúdo tomou a liderança mais ou menos no último ano.

ideias de conteúdo

Ferramentas de pesquisa de conteúdo como a BuzzSumo’s Top Content também podem ajuda-lo a encontrar os conteúdos mais compartilhados para qualquer assunto ou domínio. E com o rastreamento de websites da Act-On você também pode ver o histórico do visitante dos seus melhores clientes para verificar qual conteúdo os levou à conversão. As probabilidades são boas de que estes assuntos levarão a mais ideias de conteúdo. Verifique também quais assuntos são a tendência nos canais sociais frequentados pela sua audiência.

Os grupos do LinkedIn podem ser uma grande fonte de inspiração, uma vez que pessoas que se preocupam com as mesmas coisas frequentemente postam os temas com os quais estão lidando cada dia. Por exemplo, um post recente de um grupo de estratégia de conteúdo, ao qual eu pertenço, perguntou sobre “snackable content*”. Que é isso, para que é usado, onde achar exemplos, e assim por diante (talvez eu escreva proximamente um blog post sobre este assunto).

*Snackable content = conteúdo da web desenhado para facilitar o consumo e o compartilhamento dos leitores.

3. Lembre de se divertir ao fazer isto

Usualmente, quando eu tenho dificuldade para gerar ideias, é porque eu realmente não estou gostando mais de todo o processo. Quaisquer e todos esses assuntos podem ser interessantes e até divertidos, mas não serão se você estiver cansado de tudo isto.

Algumas vezes é melhor se fazer de bobo por pouco tempo. Ao invés de tentar ficar apontando o lápis, ria um pouco. Tente um gerador engraçado de ideias de conteúdo – o Portent* tem um bom. Entre o assunto “conteúdo” e você pode receber uma pequena sugestão.

*Nota do editor: somente em inglês, mas serve como exemplo.

Continue a tentar e lá vem “Por que o conteúdo é chave para Hillary em 2016”. Eu posso até escrever um blog post sobre isto. Eu estava pensando que o lançamento da campanha dela estava pesadamente baseado em vídeo, compartilhamento social e e-mail marketing personalizado, até o momento. Obrigado ao gerador de ideia de conteúdo!

4. Reutilize, redirecione e recicle

Se as suas ideias para escrever um blog post estiverem acabando, dê uma olhada em outros tipos de conteúdo criados recentemente pela sua empresa. Qualquer tipo de conteúdo que não for um blog post, tal como um webinar, podcast, estudo de caso, infográfico, whitepaper, vídeo, e assim por diante, pode facilmente ser convertido em um blog post. Não faça simplesmente cópia e colagem, que não acrescenta nenhum valor e pode prejudicar o seu SEO. Ao invés de fazer isto, tente estas ideias para rejuvenescer antigos conteúdos:

  • Se você tiver um estudo de caso cuja idade seja maior que 1 ano, ligue para um cliente e o entreviste para saber quais resultados foram atingidos no decorrer do tempo. Obtenha novas citações e atualize os dados que demostrem resultados. Desta maneira você pode atualizar antigos estudos de caso e, ao mesmo tempo, ter um novo blog post.
  • No caso de um infográfico ou de um resultado de uma pesquisa que contenha dados sobre as tendências do seu ramo de atividades, consulte especialistas e peça que eles façam comentários. Todos gostam de ser considerados líderes de pensamento e as suas novas perspectivas sobre os dados podem conduzir a tópicos adicionais para futuras postagens.
  • Pegue um longo vídeo e separe-o em pequenos pedaços que destaquem as partes mais importantes, para serem compartilhados na mídia social. Use extratos da transcrição do vídeo para criar um blog post e embuta nele estes curtos clipes.

Leia mais sobre como transformar uma peça de conteúdo em muitas para obter resultados estonteantes de marketing usando um orçamento diminuto.

5. Crie um conjunto de conteúdos

Outra maneira de redirecionar conteúdo é criar um conjunto de trabalhos previamente publicados. Por exemplo, você pode Capa Estrategia Marketing de Conteudo 317escrever um blog post sobre os principais artigos do ano passado – sempre um favorito nos feriados, quando o seu cérebro está em modo de férias. Você pode fazer previsões para o ano seguinte. Ou você pode juntar fatos interessantes e dados úteis, como esta coleção de estatísticas sobre a marketing de conteúdo. Muitas dessas postagens acabam sendo extremamente populares. Afinal, as pessoas amam as listas e os escritores amam escrever conteúdo que é lido e que obtém bons resultados.

Você quer aprender mais? Verifique este e-book sobre Como Criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo. E tenha a certeza de compartilhar as suas dicas nos comentários, para impulsionar a sua criatividade.

Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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