Por Silvio Tanabe
O que você faria se fosse a uma loja para comprar uma geladeira e o vendedor, ao invés de apresentar as diversas opções, se limitasse a entregar uma série de catálogos dos produtos à venda para que você escolhesse? Com certeza não seria uma experiência de compra satisfatória e você procuraria outra loja com um vendedor mais atencioso, não é?
Pois é isso que muitos consumidores do e-commerce devem fazer quando se deparam com lojas que se restringem meramente a copiar e colar as informações dos produtos fornecidas pelos fabricantes. Se o cliente encontra na sua loja as mesmas informações que nos concorrentes, sabe o que ele vai procurar? Preço!
Investir em descrições diferenciadas, portanto, é uma oportunidade para valorizar os produtos e conquistar a preferência dos clientes pelo que você oferece a mais, e não apenas pelo preço baixo.
As quatro principais recomendações que fazemos aos nossos clientes nesse sentido são:
1. Encare a descrição de produtos como uma prestação de serviço ao seu cliente. Acrescente todas as informações necessárias para auxiliá-lo a tomar a sua decisão de compra, incluindo as vantagens da sua loja (descontos, frete grátis, etc.).
2. Estude o perfil dos seus clientes para incluir informações que estejam mais sintonizadas com as suas necessidades e interesses. Inclua, por exemplo, dicas de uso ou combinações de produtos com outros itens complementares.
3. Utilize seu conhecimento sobre o cliente para organizar também as seções e categorias da loja, facilitando a navegação e o acesso aos produtos.
4. Acrescente ou destaque a área de opiniões de clientes. Nesse caso, faça um controle, mas mantenha as eventuais críticas. As pessoas desconfiam quando só encontram elogios e apresentar opiniões positivas e negativas aumenta a credibilidade.
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Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.