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A arte de criar conteúdo curado

por HyTrade

Por Nicki Howell

A criação de conteúdo está em alta, tendo 76 por cento dos profissionais de marketing relatado que eles planejam gerar mais conteúdo neste ano que no ano passado. Entretanto, produzir conteúdo de valor, autoritário e atraente requer mais tempo – e muitos profissionais de marketing já planejaram usar os seus parcos recursos de maneira econômica.

Todavia, um simples truque está economizando, para esses profissionais, dúzias de horas de criação de conteúdo. O segredo? Nem todo o conteúdo que você produz precisa ser seu. Um incrível valor está no conteúdo curado.

É claro que você sempre precisa dar crédito à fonte, mas, mostrar o trabalho de outros pode realçar o seu conteúdo e ajuda-lo a atingir as suas metas prementes de marketing, além de prover materiais de marketing altamente valiosos e competentes, pelos quais o seu público anseia.

Mas, por onde você deve começar?

Curadoria de conteúdo: os benefícios

O conteúdo curado abre muitas oportunidades que, de outro modo, não estariam disponíveis. Por exemplo, você pode publicar uma peça de conteúdo sobre SEO, mas, pessoalmente, você não tem um alto nível de especialização nesse assunto. Entretanto, procurar ou estabelecer especialistas nesse tópico, e criar um blog post que destaque citações sobre o futuro da SEO de líderes nesta área, estabelece instantaneamente a autoridade e a qualidade de que você precisa. Como um benefício extra, os especialistas provavelmente compartilharão o conteúdo no qual eles foram citados.

Você quer mais exemplos para inspira-lo a usar conteúdo emprestado dos especialistas? Veja cinco dicas e exemplos de conteúdo curado bem feito.

1. Alavanque as percepções do especialista

A IBM tem uma “iniciativa para um planeta mais inteligente”, que compartilha exemplos de pessoas e de empresas que usam tecnologia para construir um planeta mais inteligente. Esta iniciativa liga-se perfeitamente ao uso de conteúdo curado, pois, a companhia pode elevar vozes de especialistas nos seus respectivos nichos, enquanto oferece grande material informativo aos seus clientes.

Por exemplo, recentemente, a IBM destacou o trabalho da Dra. Sabine Hauert, que acredita que a robótica e a inteligência artificial recebem demasiada exposição. Nesta peça, ela apresenta conteúdo sobre uma pergunta ética, que precisa ser feita, antes da maioria das previsões e de estabelecer expectativas sobre o futuro das tecnologias.

conteúdo curado

A iniciativa da IBM destacou varias formas de conteúdo curado, que cobrem tópicos que incluem redes elétricas, detalhes sobre o gerenciamento das fontes de água, construção verde e outros.

Ponto chave para levar para casa. Procure tipos de conteúdo que sejam bons candidatos para curadoria. Talvez seja uma série de blog posts, ou um próximo e-Book. Busque oportunidades para elevar o conteúdo e aliviar a sua carga de trabalho.

2. Use citações

Uma grande estratégia para acrescentar vida ao conteúdo e para infundir autoridade nele é usar citações. Por exemplo, este post da TopRank Marketing intitulado “The Future of Influencer Marketing: Top Predictions for 2017” (O futuro do marketing do influenciador: principais previsões para 2017) inclui diversos especialistas em marketing e as suas expectativas sobre o que nos reserva o conteúdo para o ano que vem.

Verifique esta previsão de Amisha Ghandi, Diretora Sênior de Marketing do Influenciador: “Eu acho que a tendência e a importância dos micro influenciadores aumentará em 2017, mas, de maneira ainda mais importante, as empresas/marcas irão procurar os resultados dos negócios que elas podem produzir através dos seus programas de influenciadores, em comparação com percepção e alcance. Especificamente, no marketing do influenciador B2B, nós veremos empresas planejarem campanhas que incluirão conteúdo de influenciadores e ofertas, que ajudarão a geração de leads e a geração de demanda na jornada dos clientes”.

O conteúdo curado inclui uma citação de cada especialista, uma citação de um “clique por tuite”, e a sua respectiva alça do Twitter.

conteúdo curado

Ponto chave para levar para casa. Você quer criar mais conteúdo de alta qualidade e competente? Se a resposta for sim, a maneira mais fácil é selecionar um assunto da moda, obter a perspectiva de influenciadores, e rechear o conteúdo com valiosas citações e detalhes. Em consequência, o conteúdo será mais valioso que apenas mencionar a perspectiva de uma pessoa, e isto também o ajudará a estabelecer autoridade no seu nicho.

3. Use as percepções da audiência

Se você quiser construir um bom relacionamento com a sua audiência e encorajar o compartilhamento, considere usar conteúdo curado da sua audiência. E como isto funciona? Na realidade, é muito simples. Veja este exemplo da MarketingProfs, que pediu à sua audiência para preencher esta sentença: “Você sabe que você é um profissional de marketing se…”. Então, a empresa juntou este atraente SlideShare.

conteúdo curado

Cada slide destaca a resposta de um membro da audiência, dando crédito ao autor. Por exemplo, Libby Eddleman Spears escreveu que “Você sabe que você é um profissional de marketing se você der às suas crianças ideias sobre como comercializar a banca de limonada delas”. Nas legendas, uma mulher está dizendo para as crianças dela “Lançaram vocês previamente uma campanha de construção de consciência”? Quais são as suas metas S.M.A.R.T. (acrônimo em inglês que geralmente significa Específico, Mensurável, Atingível, quem é Responsável e relacionado ao Tempo)? Qual é o seu plano para engajar com os seus clientes?

Ponto chave para levar para casa. Alavancar as percepções da sua audiência para produzir conteúdo é uma dupla vitória. Em primeiro lugar, você engaja com a sua audiência e descobre quais são as perspectivas dela sobre assuntos selecionados. Em segundo lugar, você amplia as ideias e o conteúdo dela, e, por sua vez, ela compartilha o conteúdo com os colegas e colaboradores, expandindo o alcance da sua marca.

4. Compile as melhores ferramentas

Você dispõe de pouco tempo e, ainda assim, quer criar um valioso post para a sua audiência alvo? Se a resposta for sim, considere criar uma peça sobre as “melhores ferramentas”. Verifique este post da BufferSocial intitulado “45 Best Mobile Apps and Tools for Marketers: How to Manage Social Media from Anywhere” (45 melhores apps para dispositivos móveis e ferramentas para profissionais de marketing: como gerenciar a mídia social de qualquer lugar).

conteúdo curado

Este artigo destaca especificamente as ferramentas que ajudam o leitor a se tornar mais produtivo ao gerenciar a mídia social. Quando estava criando este artigo, o autor provavelmente identificou um ponto doloroso da sua audiência alvo e decidiu juntar programas que ajudassem. O post detalha 45 diferentes apps que se encaixam neste tema.

Veja outro exemplo, que usa uma estratégia semelhante, publicado pela SmarterBlogger, intitulado “63 ferramentas para blogar, que o tornarão loucamente produtivo”. Este blog post divide as ferramentas em subcategorias, que incluem aquelas para o blogueiro minimalista, para o sério e comprometido e para o empreendedor. Este post teve muito sucesso, e obteve 154 comentários até o momento, muitos dos quais incluíam recursos adicionais como ferramentas para blogar.

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Ponto chave para levar para casa. As listas são um valioso tipo de conteúdo curado por que elas economizam tempo e energia para os leitores. Em vez da sua audiência ter que buscar ferramentas para resolver problemas específicos, tais como aumentar a produtividade, você faz o trabalho para ela, e, consequentemente, cria o engajamento e o valor.

5. As listas da mídia social

Principalmente, com quais canais da mídia social a sua audiência engaja? Para as audiências B2B, podem ser o LinkedIn, ou o Twitter. Mas, independentemente do canal, você pode curar conteúdo que mostre quem ela deve seguir nesses nichos.

Por exemplo, considere este post publicado por Jay Baer da Convince & Convert, intitulado “88 marketers you should follow on Twitter” (88 profissionais de marketing que você deve seguir no Twitter). Esta lista reflete os destinatários de “gritos” de Jay Baer no final de muitos dos seus podcasts Jay Today, quando o autor reconhece indivíduos que ele respeita e admira – pessoas que ele acredita que os profissionais de marketing devem seguir na mídia social.

Baer foi buscar no conteúdo de podcasts anteriores e criou uma lista de 88 profissionais de marketing influenciadores e relevantes. O produto acabado é simples, incluindo o nome da pessoa a ser seguida e um link para o perfil dela no Twitter. A lista classifica estes profissionais proeminentes em ordem de importância. No começo, Baer inicia com os seus 10 principais, usando o subtítulo “Os profissionais de marketing mais bem conectados”.

conteúdo curado

Ponto chave para levar para casa. Posts de listas são uma grande maneira de compartilhar informação valiosa, sem criar uma grande quantidade de conteúdo. No exemplo acima, os leitores podem rapidamente percorrer a lista, clicar nos links relevantes e receber valor instantâneo do post.

Mais algumas ideias

Os acima mencionados são grandes exemplos de posts curados, mas, se você precisar de mais inspiração para publicar a próxima peça de conteúdo, veja mais algumas ideias:

  • O melhor guia sobre um assunto. Por exemplo, você pode criar “O melhor guia para publicar um blog post”. Faça um esboço do tópico e, então, junte ao post valiosos links e recursos de toda a web, para fazer o leitor começar. Isto requer muito menos tempo que gerar todo o conteúdo a partir do zero, e permite que você realce o trabalho de outros, que já produziram grande conteúdo sobre este tema.
  • Uma lista para leitura. Por exemplo, o Content Marketing Institute publicou “The Most Significant Content Marketing Books Published during 2016” (Os livros mais significativos de marketing de conteúdo publicados em 2016) antes dos feriados. Monte uma lista de leituras que seja pertinente e útil para o seu mercado alvo durante um determinado período de relevância. Por exemplo, você pode facilmente elaborar um post sobre os “Os três livros que precisam ser revisados, antes de planejar o seu próximo orçamento de marketing”.
  • Uma lista dos melhores webinars. Há muitos grandes webinars disponíveis sob demanda. Selecione um tópico quente para a sua audiência alvo e, então, junte links e rápidas descrições de webinars sob demanda, que a sua audiência poderá ouvir nos seus momentos de folga.

A linha basal

Curar conteúdo o ajuda a criar peças mais valiosas e, ao mesmo tempo, maximizar o uso dos seus recursos atualmente existentes. Escrever um blog post de alta qualidade pode levar muitas horas, mas, usar um post curado pode diminuir esse tempo significativamente, liberando mais recursos para outras atividades de marketing. Além disso, gerar conteúdo que ressoe na sua audiência alvo é razoável para gerenciar a sua atual carga de trabalho, e produz resultados.

A sua equipe de marketing usa conteúdo curado? Se a resposta for sim, compartilhe as suas melhores dicas!

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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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