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Como entender e diminuir as rejeições suaves

por dionei

Por Shine Lyui

Ter o seu e-mail entregue é o primeiro passo para o sucesso da capacidade de entrega de e-mails. Uma vez que um e-mail seja enviado com sucesso, ele chega ao destinatário ou é rejeitado – não há meio termo. Pode ser um considerável desafio assegurar que o seu e-mail seja entregue na caixa de entrada, mas, quando ele é rejeitado, isto indica um problema maior: o e-mail não passou nem pela primeira barreira do processo de envio.

Rejeições duras e suaves

Tradicionalmente, uma “rejeição dura” indica um motivo permanente pelo qual um e-mail não possa ser entregue. As razões usuais são um e-mail inválido ou um domínio inválido.

As “rejeições suaves” têm sido definidas como falhas temporárias devido a um servidor não disponível, uma caixa de entrada cheia, ou uma mensagem grande demais. Embora essas causas, em teoria, ainda sejam consideradas verdadeiras, elas não mais representam as principais razões atuais das rejeições suaves, que são principalmente causadas por bloqueios do ISP (Internet Service Provider = Provedor de Serviços de Internet). Na maioria dos casos, os bloqueios são temporários, e podem ser resolvidos identificando as raízes do problema, e então seguindo as melhores práticas de e-mails e as orientações do ISP.

Veja seis dessas razões, com os remédios sugeridos:

1. Uma alta taxa de rejeições duras pode desencadear rejeições suaves

Ter demasiados destinatários inválidos – isto é, uma alta taxa de rejeições duras – é um claro sinal para os ISPs que você está enviando e-mails para uma lista ruim de destinatários e pode, consequentemente, incorrer em bloqueio temporário. Na Act-On, nós consideramos uma alta taxa de rejeições duras qualquer coisa acima de 1%. A maneira mais eficaz de reduzir esse número de rejeições duras é limpar regularmente as suas listas de endereços inválidos, através de um serviço de validação de e-mails.

2. Demasiadas mensagens enviadas

Consistência de volume é um componente vital da capacidade de entrega, e os ISPs sempre têm um alerta para qualquer atividade irregular de envio, como picos do volume de e-mails. A AOL (America Online), por exemplo, tende a bloquear ou a retardar endereços de IP que não estão na lista branca, quando eles detectam tais dados estatísticos desfavoráveis. Felizmente, se você tiver uma boa reputação na AOL, você pode se candidatar para entrar na lista branca. Se não, está na hora de segmentar as suas listas e de manter uma consistência nos programas de envio. Em primeiro lugar, segmente a sua lista entre destinatários engajados e não engajados. Então, reparta os seus envios aos não engajados no decorrer de um período de tempo que você definir, por exemplo, quatro horas (a HyTrade pode fazer isto para você).

3. O golpe das armadilhas de spam

Esta é outra maneira dos ISPs determinarem a reputação do remetente – e outra razão pela qual a higiene das listas é tão importante. A maioria das armadilhas de spam pode ser identificada e removida por um serviço da limpeza de dados. Se não, elas estão geralmente escondidas na sua lista de inativos, pois eles geralmente não engajam com qualquer e-mail. Suprimindo o segmento dos não engajados, um dos meus clientes recentemente foi capaz de resolver um bloqueio temporário da Comcast, que ocorria cada vez que ele fazia um envio para destinatários da Comcast.

4. Demasiadas queixas de spam

rejeições suavesAs queixas de spam são provavelmente o sinal de engajamento mais negativo que você pode gerar a partir dos seus e-mails. Alguns ISPs, como o Yahoo, irão declarar claramente nas suas mensagens de rejeição que os seus e-mails estão temporariamente adiados, em virtude de queixas dos usuários.

Em geral, uma taxa aceitável de queixa de spam é abaixo de 0,1% (um por mil). Se você estiver consistentemente excedendo esse limiar, você deve seriamente considerar usar uma dupla subscrição e acrescentar um link para cancelamento da subscrição ao pré-cabeçalho do seu e-mail, e/ou diminuir a frequência de envio para os seus destinatários não engajados, para reduzir o número de queixas de spam.

5. O seu servidor aparece nas listas negras

Dependendo de quais filtros e de listas negras os ISPs dos seus destinatários usarem, os seus e-mails podem ser rejeitados se o seu IP, ou o seu domínio aparecer numa lista negra. Todos os fatores mencionados podem fazer o seu servidor entrar numa lista negra, mas a causa mais comum é o spam, pois esta é a coisa mais importante que as listas negras são destinadas a parar. Por exemplo, a Spamhaus é atualmente a lista negra existente mais influente e que tem a maior autoridade. Se você for listado na Spamhaus, rejeições suaves imediatamente seguirão, pois, a maioria, se não todos os ISPs que têm boa reputação usam essa lista negra. Uma vez que você tiver identificado e resolvido a raiz do problema, você pode solicitar a sua saída da lista negra (algumas listas negras não admitem pedidos para sair; outras sim), ou esperar pela remoção automática. As listas negras monitoram constantemente a sua atividade de envio, logo, a saída da lista pode ocorrer em tempo real, tão logo as listas negras vejam mudanças positivas.

6. Conteúdo de spam

Com mais ISPs incorporando o engajamento dos usuários nos seus algoritmos, o conteúdo, hoje em dia, carrega menos peso no processo de filtração. Por exemplo, a Optonline tende a rejeitar uma porção dos seus envios de e-mails devido a “conteúdo de spam”, mas, ao mesmo tempo, envia a mesma mensagem que contém spam a certos destinatários, sugerindo que múltiplos fatores estão em jogo. Eu trabalhei com meus clientes tempo suficiente para saber que enviar bom conteúdo para uma má lista pode ser mais prejudicial que enviar mau conteúdo para uma boa lista.

Há certamente mais tipos de rejeições suaves que eu listei no meu texto, mas tudo se resume em seguir as melhores práticas para a entrega de e-mails, para assegurar que os seus e-mails tenham a melhor chance de serem entregues e de alcançar a caixa de entrada.

Certifique-se de que os seus e-mails cheguem na caixa de entrada e que a sua reputação permaneça intocada com os nossos serviços especializados em manutenção de listas. Clique aqui e saiba mais.

Sobre o autor: Shine Lyui é um Analista de Serviços de Entrega da Act-On Software.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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