fbpx

A automação de marketing: a chave para uma empresa mais inteligente

por HyTrade
empresa mais inteligente

Grandes organizações de marketing. Todas elas são iguais, não são? Desde sua criação, elas foram vistas como um estigma em torno de suas operações; uma configuração interna isolada, segmentando sua base de clientes em mercados básicos, sem percepções adicionais, e usando abordagens simples do tipo de tamanho único que serve para tudo, quando se tratar de divulgação e serviço.

A automação impessoal de marketing

Uma visão estereotipada de uma organização pressupõe que todos os compradores de tecnologia de empresas B2B, com mais de 5.000 funcionários, agem e podem ser tratados da mesma maneira. Ou que, se o cliente agir de determinada maneira, a resposta do marketing deve sempre ser a mesma – por exemplo, e-mails automáticos para os visitantes do website.

Mas, o jogo mudou – tanto para os profissionais de marketing quanto para os clientes. A jornada dos clientes tornou-se muito mais imprevisível, com muitos pontos de toque digitais (e com contatos off-line também jogados nessa mistura), e as organizações de marketing tiveram que se tornar mais sábias, para descobrir, assegurar e nutrir clientes em quaisquer pontos da jornada. Não apenas isto, mas os clientes estão esperando ser tratados mais como indivíduos que jamais foram antes; cada cliente é um ser humano e quer receber tratamento personalizado. Agora, a abordagem adotada pelas empresas está sob um escrutínio muito mais próximo.

A automação de marketing personalizada

Entra uma automação de marketing mais personalizada. Com tecnologias preditivas e inteligência artificial embutidas no sistema, um novo cliente pode ter uma experiência personalizada, dependendo de onde e quando ele se juntou à jornada dos clientes. Estas tecnologias também podem prever comportamentos, automatizar a divulgação nos melhores momentos possíveis e sugerir as melhores maneiras possíveis para engajar com os clientes, quando engajar com eles e com o que engajar.

A última atualização do sistema está dando aos profissionais de marketing uma tecnologia que permite que eles personalizem a jornada dos clientes, através de uma automação inteligente, simplificando processos e garantindo que todos os clientes estejam satisfeitos. As atividades do marketing podem ser medidas em mais canais como nunca antes, enviando conteúdos relevantes personalizados para os clientes certos, ou para os clientes potenciais certos, no momento mais adequado.

Elas podem também assegurar melhores parceiros com outros setores das empresas – particularmente as vendas – para mostrar o retorno sobre o investimento de diferentes atividades, e como elas impactam as funções do negócio.

empresa mais inteligente

A abordagem do Waze para a automação inteligente

Uma maneira pela qual nós, como empresa, gostamos de olhar para as diferenças existentes entre as atuais plataformas mais avançadas de automação de marketing e as gerações anteriores, que ainda estão sendo usadas por muitas empresas, é pensar sobre como é usar o MapQuest de 2003, em comparação com os atuais Waze ou Google Maps. O MapQuest foi uma melhora significativa sobre os mapas físicos, dando aos usuários uma maneira mais conveniente, baseada em computação de obter orientações. Mas, a tecnologia por ele fornecida era estática: ela não podia alerta-lo ou adaptar-se às mudança de condições – como, por exemplo, se um motorista virasse numa rua errada, ou se um acidente ocorresse mais adiante. Por outro lado, os atuais apps estão constantemente atualizando as informações, para oferecer insights sobre o tráfego em tempo real, ou sobre as condições das vias de tráfego, para leva-lo ao seu destino no menor tempo possível.

Conclusão

Como o Google Maps e o Waze, a última tecnologia de automação de marketing pode rastrear os clientes em tempo real, tomando decisões individuais sobre as pessoas, para acessar e otimizar as atividades do marketing e assegurar que as empresas sejam mais eficazes nos seus serviços aos clientes e em seu alcance.

Quando integrada a todas as facetas da empresa – o website, as contas sociais, o CRM e uma série de outras infraestruturas de aplicativos – as plataformas de automação de marketing podem tornar-se o banco de dados de registro de atividades de engajamento das empresas.

Portanto, nesta era de avanço de tecnologia, todas as grandes organizações de marketing são iguais? Não mais.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade