Por Nicki Howell
O marketing de conteúdo B2B começou como uma nova tendência, e algumas pessoas até imaginavam se ela passaria rapidamente e se esgotaria. Mas, devagar, ele se transformou de um novo brilhante objeto num padrão ouro. De fato, Seth Godin chama o marketing de conteúdo de “o único marketing que sobrou”, porque ele se encaixa tão perfeitamente nos membros da geração Internet, que focam a sua atenção online cada vez que eles querem aprender mais sobre um produto ou serviço.
Atualmente, muitos profissionais de marketing B2B investem pesadamente neste tipo de marketing, mas ainda perguntam: Qual é a melhor maneira de seguir adiante e quais são as coisas essenciais que precisamos saber sobre o marketing de conteúdo?
Veja 27 fatos interessantes a serem considerados.
O atual ambiente
- Os tomadores de decisões empresariais amam os conteúdos. 80% dos tomadores de decisões empresariais preferem receber as informações da companhia numa série de artigos, em vez de num anúncio publicitário.
- A jornada dos compradores está se tornando digital. 67% da típica jornada dos compradores B2B é atualmente completada digitalmente, e nove de cada dez compradores B2B dizem que os conteúdos online têm um efeito moderado a grande sobre as suas decisões de compra.
- As marcas estão criando grandes quantidades de conteúdo. 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo por dia.
- A maioria dos profissionais de marketing diz que espera produzir mais conteúdos no próximo ano. 70% dos profissionais de marketing dizem que eles planejam produzir mais conteúdo no próximo ano.
- A maioria das empresas está mais comprometida com o marketing de conteúdo que estava há um ano. 62% delas relatam que, atualmente, elas estão muito comprometidas com o marketing de conteúdo.
- Muitos profissionais de marketing se preocupam por não ter suficiente sucesso. 22% dos que foram pesquisados relataram que eles tiveram “sucesso mínimo” com a sua atual abordagem do marketing de conteúdo.
- Poucos profissionais de marketing têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. Apenas 37% dos profissionais de marketing têm uma estratégia documentada de marketing de conteúdo para as suas empresas.
Ponto chave para levar para casa: A maioria dos profissionais de marketing está criando alguns tipos de conteúdos de marketing, e eles estão fazendo isso numa proporção crescente. Todavia, mais de um terço desses profissionais de marketing não têm uma estratégia documentada. Considere criar uma estratégia, para alinhar com os seus esforços consistentes, e para assegurar que cada real gasto seja maximizado.
Desafios do marketing de conteúdo
- Ainda existe uma divisão entre o marketing e as vendas. De acordo com o IDC, mais de 40% dos materiais de marketing não são usados pelas equipes de vendas.
- Medir o ROI do marketing de conteúdo é um grande desafio para os profissionais de marketing. 52% dos profissionais de marketing B2B relatam que medir o ROI está entre os principais desafios, sugerindo que mais da metade deles têm, às vezes, dificuldades para provar que o marketing de conteúdo tem sucesso.
- Os profissionais de marketing lutam por não ter tempo suficiente. 52% dos profissionais de marketing dizem que sucesso estagnado ligado ao marketing de conteúdo é devido a “não ter tempo suficiente para ser devotado ao marketing de conteúdo”.
- Os profissionais de marketing estão lutando para criar estratégias de marketing de conteúdo. Quase metade dos profissionais de marketing B2B, 49% deles, dizem que o seu sucesso está estagnado, em relação ao ano anterior, devido à falta de estratégia, ou ao seu problema para criar uma estratégia adequada.
- Alguns profissionais de marketing de conteúdo sentem que eles não estão progredindo. 28% deles dizem que o seu sucesso é aproximadamente o mesmo de um ano atrás.
Ponto chave para levar para casa: Muitos profissionais de marketing não têm certeza sobre se eles estão criando o tipo certo de conteúdo, ou sobre como medir os resultados desses conteúdos. No início de cada novo projeto, identifique quais são as métricas chave para medir o sucesso e use-as para orientar os seus esforços.
Tipos de conteúdos criados
- A maioria dos profissionais de marketing B2B está criando continuamente conteúdos para blogs. 80% usam blogs na sua estratégia de marketing de conteúdo.
- A maioria dos profissionais de marketing de conteúdo exibe newsletters por e-mail para conectar com prospectos e clientes. 77% deles envia newsletters por e-mail como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.
- Mais da metade dos profissionais de marketing cria infográficos. 58% deles usam infográficos para conectar com as suas audiências.
- Os vídeos estão roubando o show. Em 2018, 69% do tráfego da Internet será de conteúdos em vídeo.
- Muitos profissionais de marketing B2B ainda não estão usando os vídeos para conectar com os seus clientes. Apenas 60% dos profissionais de marketing estão usando os vídeos para atingir os seus clientes.
Ponto chave para levar para casa: Os dados mostram que os prospectos e os clientes querem mais conteúdos em vídeo, e ainda nem todos os profissionais de marketing os estão criando. Teste os conteúdos de vídeo para determinar se eles ressoam com as suas audiências alvo e, então, meça os resultados.
Os resultados do marketing de conteúdo
- O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem uma boa relação custo/benefício. O marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional, e gera aproximadamente três vezes mais leads.
- Maior tráfego é gerado por este tipo de marketing. Os líderes do marketing de conteúdo produzem 7,8 vezes mais tráfego para o site que os não líderes.
- O marketing de conteúdo gera maiores taxas de conversão. Os que adotam o marketing de conteúdo têm taxas de conversão quase seis vezes maiores que as dos seus concorrentes.
- Os conteúdos longos são altamente eficazes. Os conteúdos que têm entre 3.000 e 10.000 palavras recebem a maioria dos compartilhamentos sociais — embora os editores estejam produzindo 16 vezes mais conteúdos curtos que longos.
- A criação de conteúdos de melhor qualidade e mais eficientes é classificada entre os principais fatores para o sucesso das empresas. 85% dos que foram pesquisados disseram que criar conteúdos de alta qualidade e ter um processo eficiente para criar conteúdos aumentou o seu sucesso geral em relação ao ano anterior.
Ponto chave para levar para casa: O Gerente de Marketing Sênior do LinkedIn, Jason Miller, disse que “O marketing de conteúdo não é mais um jogo de números. É um jogo de relevância”. Este tipo de marketing pode ser altamente eficaz, mas é importante começar pelos clientes – e um conhecimento dos seus pontos dolorosos e dos tipos de conteúdo de que eles mais necessitam. Inicialmente, crie o conteúdo excepcional que eles desejam e defina as métricas chave do sucesso.
O futuro do marketing de conteúdo
- Os orçamentos do marketing de conteúdo estão se tornando maiores. 93% dos profissionais de marketing planejam manter ou aumentar os seus orçamentos do marketing de conteúdo para o ano que vem.
- Reutilizar está em alta. Quase 60% dos profissionais de marketing reusam conteúdos duas a cinco vezes.
- A maioria dos CMOs diz que o marketing de conteúdo é o futuro. 78% dos CMOs acreditam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing.
- A maioria dos profissionais de marketing espera criar mais conteúdos originais no próximo ano. 70% dos profissionais de marketing disseram que eles esperam criar mais conteúdos originais B2B nos próximos 12 meses.
- Os blogs e as newsletters por e-mail são considerados os mais críticos no ano seguinte. 52% dos profissionais de marketing disseram que os blog posts podem ser mais críticos para o sucesso no ano seguinte, e 40% deles disseram que as newsletters por e-mail serão essenciais.
Ponto chave para levar para casa: Ann Handley, palestrante principal de marketing de conteúdo e autora campeã de vendas disse que “Você precisa criar conteúdos ridiculamente bons – que sejam úteis, agradáveis e inspiradores”. O futuro incluirá uma crescente quantidade de conteúdos, mas é mais importante criar os conteúdos desejados pelas suas audiências e então envia-los através dos canais onde elas gastam a maior parte do tempo.
Algumas palavras finais
O cliente está sempre no centro dos esforços de marketing de conteúdo. Atualmente, quais são os grandes pontos dolorosos dos seus clientes, e como você poderá posicionar os seus produtos e/ou serviços como uma solução para esses problemas, através dos seus esforços de marketing de conteúdo? Leo Burnett disse que “O que ajuda as pessoas, ajuda as empresas”. A intenção do marketing de conteúdo é ajudar os seus clientes, portanto, quando você estiver focado nessa meta, os resultados e a receita virão em seguida.
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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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