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Nove questões sobre marketing de conteúdo que precisam ser respondidas

por dionei

Por Fernando B. T. Leite

Na última semana de maio de 2014, Joe Pulizzi coordenou na cidade de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, o evento inaugural do CMI Executive Forum (foro inaugural de executivos de marketing de conteúdo do Content Marketing Institute) no qual líderes de marketing de algumas das maiores marcas B2B e B2C se reuniram para discutir quais são os desafios e as oportunidades do futuro.

Neste evento, o autor disse que gostaria de compartilhar algumas perguntas, que valiam a pena serem mencionadas, porque a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo parecem não estar dando a elas a devida importância.

São elas:

1. Quais são os seus objetivos de marketing de conteúdo? Você já os escreveu?

Segundo o autor, a maioria das empresas não tem uma clara ideia da direção para a qual a sua estratégia de marketing de conteúdo está apontando, ou, pior ainda, não pensaram sobre qual é o objetivo do seu conteúdo.

2. Qual é o impacto da sua estratégia de marketing de conteúdo sobre a visão geral dos negócios da sua empresa?

Parece que um dos problemas que afetam as empresas é a falta de alinhamento entre a missão do marketing de conteúdo e a visão geral de negócios da empresa. O autor sugere mapear o objetivo do seu conteúdo e ver se ele está de acordo com partes específicas do trajeto da empresa.

3. O seu conteúdo ajuda os membros da sua audiência a alcançar um nível de excelência no que eles fazem?

O autor sugere que você faça esta pergunta a si próprio no início de cada dia de trabalho e diz que se o seu conteúdo não tem verdadeiramente um impacto sobre as vidas dos membros da sua audiência, então porque cria-lo?

4. Você lê todo o conteúdo criado na sua empresa?

Segundo o autor, a maioria dos profissionais de marketing seniores não está a par do desperdício de esforços que ocorre diariamente. Para entender o que está funcionando e o que não está, é preciso conhecer cada peça de conteúdo criado e distribuído pela empresa, pelo menos, até que um padrão seja estabelecido em relação à direção para a qual o conteúdo deve conduzir a audiência.

5. Você está adotando um posicionamento definitivo em relação ao seu conteúdo?

Para o autor, você deve criar conteúdo que possa diferenciar a sua empresa da concorrência (e ser realmente diferente). Segundo ele, é possível simplesmente trocar o logo que acompanha a maioria das campanhas de marketing de conteúdo por outro de um concorrente, sem que ninguém seja capaz de notar a diferença.

6. Você é capaz de fazer um trabalho melhor que o feito pela mídia comercial relevante que cobre o seu ramo de atividade?

Você poderia oferecer informação mais valiosa ou mais benéfica que os editores da mídia comercial? Reúna a sua equipe para discutir os méritos de cobrir o seu ramo de atividades. Você poderá ficar surpreendido com o que eles podem eventualmente conseguir.

7. Você treina os seus profissionais de marketing para contar melhores histórias?

Você tem um programa formal que comunique a toda a sua equipe de marketing a visão da sua empresa e as suas expectativas de qualidade, para a criação de conteúdo?

8. Você treina os seus funcionários para contar melhores histórias?

Segundo o autor, conseguir que todos os funcionários de uma empresa participem da criação de conteúdo de marketing é um grande desafio. Se você não os treinar formalmente para que eles se sintam capazes e proficientes, você os estará preparando para um provável fracasso e muita frustração.

9. Você desenvolveu uma ferramenta de comunicação ou um processo para disseminar a visão do seu marketing de conteúdo por toda a sua empresa?

Você está conseguindo que os seus gerentes de área, gerentes de produto e equipe de vendas entendam o que você está tentando fazer? Para tanto, é vital ter ferramentas necessárias para que eles possam entender os objetivos e trabalhar para atingi-los.

O autor sugere que semanalmente você deve revisar estas perguntas e avaliar o progresso obtido.

E você tem respondido estas questões na sua empresa? Para aprender passo a passo como criar uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, faça download gratuitamente do nosso e-book:

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Sobre o autor: Escritor e tradutor sênior na Hytrade, Fernando é formado em medicina pela USP e pós graduado em administração de empresas pela FGV, além de possuir mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais.

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