Na última semana de maio de 2014, Joe Pulizzi coordenou na cidade de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, o evento inaugural do CMI Executive Forum (foro inaugural de executivos de marketing de conteúdo do Content Marketing Institute) no qual líderes de marketing de algumas das maiores marcas B2B e B2C se reuniram para discutir quais são os desafios e as oportunidades do futuro.
Neste evento, o autor disse que gostaria de compartilhar algumas perguntas, que valiam a pena serem mencionadas, porque a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo parecem não estar dando a elas a devida importância.
São elas:
1. Quais são os seus objetivos de marketing de conteúdo? Você já os escreveu?
Segundo o autor, a maioria das empresas não tem uma clara ideia da direção para a qual a sua estratégia de marketing de conteúdo está apontando, ou, pior ainda, não pensaram sobre qual é o objetivo do seu conteúdo.
2. Qual é o impacto da sua estratégia de marketing de conteúdo sobre a visão geral dos negócios da sua empresa?
Parece que um dos problemas que afetam as empresas é a falta de alinhamento entre a missão do marketing de conteúdo e a visão geral de negócios da empresa. O autor sugere mapear o objetivo do seu conteúdo e ver se ele está de acordo com partes específicas do trajeto da empresa.
3. O seu conteúdo ajuda os membros da sua audiência a alcançar um nível de excelência no que eles fazem?
O autor sugere que você faça esta pergunta a si próprio no início de cada dia de trabalho e diz que se o seu conteúdo não tem verdadeiramente um impacto sobre as vidas dos membros da sua audiência, então porque cria-lo?
4. Você lê todo o conteúdo criado na sua empresa?
Segundo o autor, a maioria dos profissionais de marketing seniores não está a par do desperdício de esforços que ocorre diariamente. Para entender o que está funcionando e o que não está, é preciso conhecer cada peça de conteúdo criado e distribuído pela empresa, pelo menos, até que um padrão seja estabelecido em relação à direção para a qual o conteúdo deve conduzir a audiência.
5. Você está adotando um posicionamento definitivo em relação ao seu conteúdo?
Para o autor, você deve criar conteúdo que possa diferenciar a sua empresa da concorrência (e ser realmente diferente). Segundo ele, é possível simplesmente trocar o logo que acompanha a maioria das campanhas de marketing de conteúdo por outro de um concorrente, sem que ninguém seja capaz de notar a diferença.
6. Você é capaz de fazer um trabalho melhor que o feito pela mídia comercial relevante que cobre o seu ramo de atividade?
Você poderia oferecer informação mais valiosa ou mais benéfica que os editores da mídia comercial? Reúna a sua equipe para discutir os méritos de cobrir o seu ramo de atividades. Você poderá ficar surpreendido com o que eles podem eventualmente conseguir.
7. Você treina os seus profissionais de marketing para contar melhores histórias?
Você tem um programa formal que comunique a toda a sua equipe de marketing a visão da sua empresa e as suas expectativas de qualidade, para a criação de conteúdo?
8. Você treina os seus funcionários para contar melhores histórias?
Segundo o autor, conseguir que todos os funcionários de uma empresa participem da criação de conteúdo de marketing é um grande desafio. Se você não os treinar formalmente para que eles se sintam capazes e proficientes, você os estará preparando para um provável fracasso e muita frustração.
9. Você desenvolveu uma ferramenta de comunicação ou um processo para disseminar a visão do seu marketing de conteúdo por toda a sua empresa?
Você está conseguindo que os seus gerentes de área, gerentes de produto e equipe de vendas entendam o que você está tentando fazer? Para tanto, é vital ter ferramentas necessárias para que eles possam entender os objetivos e trabalhar para atingi-los.
O autor sugere que semanalmente você deve revisar estas perguntas e avaliar o progresso obtido.
E você tem respondido estas questões na sua empresa? Para aprender passo a passo como criar uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, faça download gratuitamente do nosso e-book:
Sobre o autor: Escritor e tradutor sênior na Hytrade, Fernando é formado em medicina pela USP e pós graduado em administração de empresas pela FGV, além de possuir mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais.