Por Chris Wang
Trabalhando com e-mail marketing eu frequentemente ouço o termo “ciclos de feedback” (feedback loop) jogado casualmente. Eu o usei à vontade com os meus clientes, ignorando o fato que muitos profissionais de e-mail marketing não estão cientes do que realmente são os ciclos de feedback (ou simplesmente FBLs [feedback loops]), e como elas podem afetar os seus esforços de e-mail marketing.
Este post tem a intenção de lhe dar uma breve visão do que são os ciclos de feedback de e-mails, como eles são implantados e quais provedores de serviço de Internet (ou ISPs = Internet Service Providers) os oferecem.
Cada disciplina tem a sua própria definição de ciclo de feedback. Dentro dos sistemas, a definição tradicional é: “Um ciclo de feedback é uma estrutura do sistema que causa vazão (output) de um nodo para, eventualmente, influenciar a entrada (input) para aquele mesmo nodo. ” O conceito tem estado presente desde pelo menos os anos da década de 1920.
Na nossa área, o ecossistema de envio de e-mails, um ciclo de feedback é um serviço oferecido por certos ISPs (nem todos) que envia as queixas de volta para os remetentes. Essas queixas geralmente são originárias dos destinatários dos seus e-mails, que marcaram a sua mensagem como sendo spam/lixo. Se você subscrever uma FBL, o provedor da caixa de correspondência encaminhará a mensagem com a queixa de volta para você, o remetente, no endereço de e-mail que você designar, e expressamente para este propósito.
Esta oferta de serviço é uma grande ferramenta para ajudar a manter uma higiene adequada das listas. Nós recomendamos enfaticamente que os profissionais de e-mail marketing e os remetentes usem as FBLs para manter as suas listas e remover delas os destinatários e subscritores sempre que houver queixas. Estes dados reunidos e devolvidos através das FBLs são extremamente valiosos.
E se o destinatário optou por receber?
Mesmo que um destinatário tenha previamente optado por subscrever e/ou tenha expressamente subscrito para receber as suas mensagens, se o usuário se queixar, a primeira coisa que você deve fazer, como um remetente bem considerado e cumpridor das leis, é retirar o queixoso da sua lista de envios ativos e ter a certeza de que e-mails não mais sejam enviados a este destinatário no futuro.
Sobre os limiares das taxas de queixas
Retirar de maneira proativa os destinatários/subscritores das suas listas é não apenas benéfico para manter as suas listas limpas, como também para diminuir o risco de enfrentar outros problemas com os ISPs.
A maioria dos ISPs tem limiares de taxas de queixas. Se você como um remetente passar acima desses limiares, você corre um risco real de ter todos os seus e-mails bloqueados, ou de tê-los filtrados e dirigidos pelo ISP para pastas de perdidos ou de em quarentena. Portanto, retirar esses destinatários que se queixaram reduzirá queixas futuras e também o risco de um remetente ser bloqueado ou de ter as suas mensagens filtradas pelos ISPs.
Melhor percepção das suas campanhas
Suprimir esses destinatários não apenas ajudará o seu engajamento, como também lhe dará melhor percepção sobre o sucesso das suas campanhas. Por exemplo, se uma determinada campanha receber um grande volume de queixas, um remetente pode deduzir que o conteúdo não é suficientemente relevante para os destinatários para que eles continuem a receber a sua correspondência. Você fez um teste A/B do título?
Os profissionais de e-mail marketing podem levar essa análise mais adiante, dividindo as suas listas em segmentos. Por exemplo, um remetente pode segmentar a sua newsletter semanal por dados demográficos de idade.
Como um exemplo, vamos ver uma farmácia online, que envia newsletters regulares. A de ontem foi sobre produtos para cuidados com os bebês. Hoje, os profissionais de e-mail marketing responsáveis pela newsletter da nossa farmácia online notaram nos seus ciclos de feedback de e-mails que há uma alta taxa de queixas vindas de um particular segmento – o grupo etário de 50 anos a acima. Obviamente, isto está dizendo à farmácia que o conteúdo dela não está satisfazendo as expectativas deste particular segmento e que o remetente precisa ajustar o seu conteúdo, ou parar de enviar para este grupo de destinatários (é claro que a farmácia não entenderá o que está acontecendo, a não ser que eles percebam que a idade é, para eles, um critério do personagem, e que eles sejam suficientemente sábios para segmentar por personagens.
Como ter uma FBL
Um remetente precisa preencher um processo de submissão para habilitar um ciclo de feedback com um Provedor de Mailbox. A maioria destes provedores que oferecem ciclos de feedback de e-mails terá um site postmaster onde os remetentes podem subscrever uma FBL. Alguns destes requisitos básicos quando submetidos para um FBL são uma informação de contato, ter um IP e um domínio, bem como um endereço de e-mail configurado para receber as mensagens de queixas. Outros Provedores de Mailbox/ISPs podem ter requisitos adicionais como autenticação com DKIM, que é um dos requisitos do Yanhoo!.
Veja uma lista dos principais ciclos de feedback de e-mails disponíveis para remetentes:
- AOL
- Comcast
- Cox
- Earthlink
- Fastmail
- Gmail (disponível apenas para provedores de serviços de e-mail, portanto, verifique com o seu vendedor)
- Hotmail
- OpenSRS/Tucows
- Outblaze
- Rackspace
- RoadRunner/Time Warner Cable
- Terra
- NET
- United Online/Juno/Netzero
- Yahoo!
- Com
A Word to the Wise oferece uma lista mais abrangente, e também tem links para sites individuais postmaster e para páginas de subscrição de FBL.
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Sobre o autor: Christopher Wang é um Analista de Serviços de Capacidade de Entrega da Act-On Software, Inc.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.