Por Patrick Armitage
O “Marketing de Conteúdo” (que realmente é apenas distribuir conteúdo de marketing) é o chavão dos modernos profissionais de marketing. Mas, já existe muito conteúdo e o Marketing de Conteúdo não é tão bom quanto o “Marketing Interessante”. Sem conteúdo interessante, todos esses canais de mídia ficam sem sentido. E (você já sabe isto) o conteúdo interessante é um dos principais motivos pelos quais as pessoas seguem as marcas na mídia social e em outros lugares.
Qual é o melhor veículo para ser interessante? Eis aqui uma deixa. Já existem 240 milhões deles com 329 milhões de leitores. Blogs. Há 500.000 novos posts publicados a cada dia. Milhões de empresas estão descobrindo porque blogar é importante agora mais que nunca.
A dificuldade do moderno profissional de marketing
Logo após o mês passado, o panorama do marketing mudou dramaticamente. À medida que o Google mudou o seu algoritmo, e então o Facebook e, eventualmente, o Twitter fizeram o mesmo, isto tem tornado difícil, mesmo para os especialistas, manterem-se atualizados. Durante um período, a mídia social foi a galinha dos ovos de ouro. E uma página no Facebook foi o ovo de ouro. Fique coletando curtidas (antigamente eram fãs, veja com que velocidade as coisas mudam) e a sua estratégia de mídia social já era.
Isto não funciona mais. A galinha dos ovos de ouro está morta, ou, pelo menos, com partes muito doentes. Um artigo recente no International Business Times focou nos resultados desastrosos dos novos algoritmos do Facebook, que determinam o que os usuários veem nos seus Feeds de Notícias. Nos dois últimos anos, o alcance orgânico do Facebook declinou de 16% para 2%.
O Facebook e o declínio do seu alcance orgânico
O Social Media Examiner reportou que mais de 70% de empresas de 104 ramos de atividades viram o seu alcance orgânico no Facebook declinar mais de 30% no último ano. Como isto pode acontecer? Em resumo, é uma abundância de sucesso. O Feed de Notícias do Facebook está entupido de informação e as atualizações do algoritmo do Facebook tentam desentupir o abarrotado Feed de Notícias, mostrando apenas conteúdo relevante para o usuário e filtrando qualquer coisa que claramente pareça promocional (a não ser que quem quiser fazer promoção resolva pagar por ela). Seth Ginsberg, Presidente da Global Healthy Living Foundation (Fundação Global para a Vida Saudável), chamou o modelo “Pay for Play” (Pague para Jogar) do Facebook de “a isca e o interruptor finais”. A empresa dele pagou ao Facebook 30.000 dólares de despesas de publicidade para construir a sua página. Agora, esse investimento é inútil porque eles teriam que pagar mais para melhorar a exposição de cada post.
E isto ajuda, mas não o suficiente
Se a grande arma do alcance da mídia social está minguando, o que virá a seguir? Devemos voltar para os anúncios em banners? Uma pesquisa mostra que os usuários da Internet têm uma probabilidade 280 vezes maior de subir no Monte Everest que clicar num anúncio em banner. As taxas de cliques são 0,1%. O que é ainda mais desencorajador, é que até 50% dos cliques são acidentais (caixas falsas de “fechar janelas”). Se esses dados estatísticos não forem suficientemente ruins, a publicidade impressa é ainda pior. Os anúncios impressos não são apenas caros para serem produzidos e colocados, mas o formato não oferece a possibilidade de engajamento. Eles têm o seu lugar como uma tática para construir marcas legítimas, mas a maioria da ação deve ser online, para a maioria das empresas.
A realidade é: 70% das pessoas ficam sabendo sobre uma empresa através de um blog, em vez de um anúncio.
E a boa notícia? (A resposta: Sim, é o seu blog)
Chega de más notícias. Quais são as boas notícias? Blogar é a luz no fim do algoritmicamente rígido túnel. É a última plataforma que permite criar conteúdo e atrair leitores sem a intromissão de algoritmos e de aplicativos de terceiros. Blogar dirige para todas as demais formas de marketing online. Isto parece um pouco grandioso? Veja, a seguir, o que queremos dizer:
- Mídia social. Uma campanha de sucesso na mídia social é alimentada por conteúdo. Lembre que conteúdo interessante é a principal razão pela qual as pessoas seguem empresas na mídia social. Sim, você pode reciclar conteúdo de outros lugares. Mas, isto realmente posiciona a sua empresa como uma líder de um ramo de atividades, e um recurso confiável? Manter um blog animado com conteúdo que você criou, faz de você um líder de pensamento.
- E-newsletters. Alguns as veem como o dinossauro do marketing de conteúdo. A verdade é que elas ainda podem ser uma forma eficaz de comunicação, quando integradas com seu blog. Pesquisas mostram que 41% das pessoas querem ser notificadas por e-mail quando um novo blog post aparecer. Promova o seu conteúdo através da newsletter, na mídia social e no blog e adapte a estratégia do seu plano de marketing. Use o seu blog para responder perguntas frequentemente feitas por clientes, ofereça dicas e truques, ou faça referência a estudos de casos interessantes. Faça um número maior dos seus leitores irem para o seu blog através de uma estratégia eficaz de e-mails.
As imagens impulsionam a leitura de blogs
A MDG Advertising fez um estudo que mostrou que, em média, 94% mais visitas totais são atraídos por um conteúdo com imagens atrativas, que por um conteúdo sem imagens. As máquinas de busca gostam disso e são outro bom lugar para usar uma palavra chave.
Use vídeos para promover o seu blog e vice-versa
De acordo com o Content Marketing Institute, os vídeos foram uma das táticas mais populares do marketing de conteúdo em 2014. 85% da audiência da Internet dos Estados Unidos (no Brasil também é muito alto) assiste a vídeos online, numa média de 186 vídeos por mês. Entretanto, os vídeos são inúteis sem distribuição e conscientização. Use o seu blog para promover vídeos do tipo “como fazer”, com rápidas dicas, com testemunhos de clientes, ou com demonstrações. Use a mídia social para promover os seus vídeos, que têm ligação com o seu blog. Há outra grande vantagem sobre os vídeos: os blog posts que incorporam vídeos atraem três vezes mais links receptivos que um simples texto, um componente chave para aumentar a SEO (otimização para as máquinas de busca).
A automação de marketing
Uma pesquisa mostra que a principal razão pela qual a automação de marketing falha é a falta de conteúdo. O marketing de conteúdo que tem sucesso resulta em cinco vezes mais leads. Mas, tentar executar uma estratégia eficaz sem conteúdo de qualidade pode ser comparável a tentar guiar um carro sem rodas. É impossível. O seu blog fornece as rodas perfeitas para que a sua estratégia de automação de marketing funcione bem.
Você precisa ser mais convencido?
Você ainda não está totalmente convencido que blogar compensa o esforço? Considere isto. As empresas que geram 15 blog posts por mês, em média, conseguem 1.200 novos leads por mês. E os blogs de empresas aumentam os visitantes ao seu website em 55%. Melhorar a SEO é provavelmente o motivo mais comum das empresas começarem a fazer um blog. Uma pesquisa mostra que blogar aumenta os links receptivos em 97%, o fator mais importante do algoritmo de classificação do Google. Note que o Google dá maior prioridade aos sites que criam conteúdo de alta qualidade, que seja relevante para a sua audiência. Um blog é o veículo perfeito para compartilhar o melhor que você tiver para oferecer, tornando a sua empresa mais interessante e mantendo a presença online dela.
Mas, a SEO é apenas a ponta do iceberg. Veja, a seguir, mais cinco razões para começar a blogar hoje mesmo.
- Seja um líder de pensamento. Mostre aos seus clientes que você se importa com o seu ramo de atividades, com as necessidades dele e com a qualidade dos produtos e serviços que satisfazem essas necessidades. Compartilhe a sua especialidade. Posicione-se como um recurso confiável. Os blogs criam o ambiente perfeito para este relacionamento interativo. Encoraje os comentários. Comece uma conversa na mídia social usando hashtags, responda para dar feedback e responda as perguntas. Pense nisto como sendo o seu próprio foro de relações públicas. Um benefício adicional é que isto pode realmente gerar RP. Os blogueiros de empresas frequentemente recebem pedidos de jornalistas, que os consideram especialistas em um determinado ramo de atividades, para fazer entrevistas ou citações.
- Obtenha percepções sobre a sua audiência. Os dados analíticos dos blogs o ajudam a avaliar em que a sua audiência está interessada. Rastreie posts por visitas a sites, compartilhamentos, tempo gasto em cada página, comentários, assuntos populares e cliques. Use o Google Analytics ou uma variedade de outras ferramentas para colher dados importantes sobre o seu website, a mídia social, canais e blogs.
- Aumente a sua taxa de conversões. Transformar leads em clientes é a meta de cada empresa. Você sabia que 61% dos consumidores americanos dizem que fizeram uma compra unicamente baseada num blog? 31% deles dizem que o blog de uma empresa é o segundo fator que mais influencia a realização de uma compra.
- Aprimore as suas habilidades. Estar à frente da concorrência é chave para a lealdade do consumidor. Blogar o força a ficar adiante da curva do seu ramo de atividades, pensando constantemente em tendências e notícias das quais a sua audiência gostará. E o simples ato de escrever sobre o seu ramo de atividades irá força-lo a pensar nele de forma mais profunda e num nível mais complexo.
- Faça um sábio investimento. Os blogs são estratégias de marketing que têm uma boa relação custo benefício. Você sabia que o ROI do Marketing de Conteúdo é três vezes maior que o ROI de buscas pagas? Isto representa mais valor pelo seu dinheiro, simplesmente por escrever sobre o que você mais conhece (e sobre o que o seu cliente quer saber): o seu ramo de atividades. Cada blog é um ativo seu de longo prazo, que pode ser usado na mídia social, em e-Books, em e-mails, em newsletters e em quaisquer outras formas de marketing de conteúdo que vierem a surgir. Um blog post que for bem recebido serve, por exemplo, como base para um webinar. Considere o seu blog como um fundamento sobre o qual você pode construir conscientização da marca, enquanto promove os seus produtos e melhora a sua reputação online. Você investiu no seu website; não deixe que isto se torne simplesmente um ativo ocioso. Destaque-se da concorrência e torne-se um participante relevante no seu ramo de atividades, investindo no conteúdo do seu blog, e transformando o seu website estático em algo dinâmico e gerador de leads.
Os benefícios de blogar para a sua empresa são inegáveis. As empresas B2B, que têm um blog, relatam a geração de 67% mais leads por mês. Em ambas as áreas, B2C e B2B, blogar têm conquistado o seu lugar na estratégia de marketing. Comece a usar este meio muito eficaz para atrair novos clientes, construir relacionamentos com os já existentes – e aumentar a credibilidade da sua marca.
Sobre o autor: Patrick Armitage é o Diretor de Marketing da BlogMutt, um serviço de escrever blogs, que ajuda agências e empresas a desenvolver conteúdo original para os clientes deles.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.
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