Há grandes serviços ao consumidor e, então, há serviços ao consumidor que transformam o dia de alguém num dia feliz. Estes são os momentos quando você faz um esforço extra para fazer algo fantástico, mesmo que seja para apenas uma pessoa, para iniciar uma conversa sobre a sua empresa.
A seguir, estão três maneiras de fazer isto:
- Esteja presente num dia importante
- Responda a pedidos com entusiasmo
- Transforme um sonho louco em realidade
1. Esteja presente num dia importante
Quando um aluno de uma escola secundária pediu ao Netflix para mostrar o seu baile de formatura no Twitter, esta empresa não tentou se livrar dele. Ao invés disso, eles responderam oferecendo a ele um terno de roupa (smoking), uma carona e um motorista, todos baseados em temas de filmes mostrados na Netflix. Esta é uma história que ele vai contar durante anos. Além disso, esta ação causou uma maravilhosa impressão em toda a escola e na comunidade, que foi coberta na Adweek e que, agora, nós estamos lhe contando. Talvez você não tenha acesso a um smoking do tipo usado por James Bond, ou a um Buick dos anos 50 do filme Grease, mas você tem a oportunidade de fazer algo fantástico para um dos seus consumidores num determinado dia que é importante para ele ou ela.
2. Responda a pedidos com entusiasmo
As empresas relançam antigos produtos populares a toda hora. Mas, elas raramente o fazem com tanto bom gosto como fez a empresa J. Crew, quando uma blogueira de moda implorou a eles para trazer de volta um maiô que havia sido descontinuado, através de uma carta aberta apaixonada. A empresa J. Crew publicou um anúncio numa revista para o relançamento do referido maiô, com uma nota escrita à mão pelo diretor de criação dirigida à blogueira: “Querida Ms. Avins, O seu desejo é, para mim, uma ordem … por bons motivos.” Você também deveria fazer um grande esforço para ser tão bom quanto essa empresa, na identificação dos seus maiores conversadores e transforma-los em fãs ardorosos.
3. Transforme um sonho louco em realidade
Quando a MINI lançou um novo modelo de carro, eles perguntaram aos atuais proprietários para serem criativos e lhes contar quais eram os seus sonhos, em termos de um teste de direção. Os donos vieram com ideias como duelar em cima do telhado, viajar através de varas gigantes brilhantes (veja a foto) e guiar em marcha a ré através de um estacionamento. Então, a MINI organizou estes testes de direção de sonhos para dez proprietários diferentes e transformou esta experiência numa série de vídeos. Esta foi uma maneira louca de ajudar os seus clientes a se sentirem parte da comunidade MINI, e uma grande maneira de mostrar a personalidade peculiar dos donos de MINI para quem quiser ver.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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