Os dispositivos com o Android dominam o mercado
De acordo com as estimativas mais recentes da International Data Corporation (IDC), 2013 fechará com 7,9 milhões de tablets vendidos no Brasil, um aumento de 142% sobre as vendas de 2012. O IDC prevê um aumento adicional de 26,6% em 2014, quando outros 10 milhões de tablets devem entrar no mercado brasileiro.
Muitas das vendas extras são geradas por um aumento do número de dispositivos de menor preço, que capturaram a atenção de consumidores da renda média. O IDC estima que 22% dos dispositivos vendidos neste ano no Brasil tinham preço entre 500 e 1.000 reais, enquanto que a porcentagem dos dispositivos com preço acima desse intervalo caiu de 40 para 15% em 2013. Isto sugere que dispositivos mais caros, como os iPads, e mesmo desktops e laptops, estão perdendo participação de mercado para os tablets com Android, que têm preço mais competitivo e que foram responsáveis por 95% dos tablets vendidos no Brasil em 2013, calcula o IDC.
Um estudo feito em 2013, patrocinado pela Intel e realizado pela Ipsos, verificou que 47% dos consumidores brasileiros estão interessados em adquirir um tablet. Entretanto, mesmo com os consumidores mostrando esta forte intenção de comprar, 80% deles ainda não considera um dispositivo móvel como substituto para um PC (computador pessoal), e apenas 3% disseram que acabariam por escolher um tablet em comparação com um laptop ou um desktop no momento da compra.
Possivelmente, uma consequência do grande número de fabricantes que usam o Android OS, 42% dos que responderam não tinham em mente uma marca em particular ao comprar um tablet. Ainda assim, 49% dos donos potenciais de tablets procuraram familiares e amigos por indicação de qual modelo comprar, enquanto que 28% comprariam um dispositivo indicado pelo vendedor da loja.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite