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HypeCast #20 – Como definir o seu nicho de conteúdo?

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste vigésimo episódio realizamos a nossa análise das notícias de mercado da semana e depois damos algumas dicas de como definir o nicho de conteúdo da sua estratégia de marketing de conteúdo.

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à vigésima edição do HypeCast! Iniciamos o programa com a nossa hashtag da semana e depois entramos na nossa análise de mercado, falamos em primeiro lugar, sobre o novo formato de post que o Instagram está lançando para influenciadores e marcas trabalharem juntos. Na sequência, falamos sobre a batalha de placas de sinalização entre a Wendy’s e a Pure Walter que viralizou e gerou muita mídia espontânea. Na nossa terceira notícia de mercado, analisamos o lançamento do My Mix, nova loja virtual da Amazon personalizada individualmente para cada cliente. Para finalizar a nossa análise de mercado, falamos sobre o novo canal que o Facebook está abrindo para debater sorbe questões complexas com a sua comunidade. Como tópico da semana, seguimos com penúltima etapa das melhores práticas para a criação de uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, desta vez sobre como definir o seu nicho de conteúdo. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 2:43 – Tuite da Semana

Esta semana temos um “Moment” e ele é: Os gringos descobriram a Cuca do Sítio do Pica Pau Amarelo.

  • 5:21 – Instagram está testando uma nova maneira para celebridades e influenciadores identificar suas postagens patrocinadas

Na nossa primeira notícia de mercado, que nos vem através do TechCrunch, falamos sobre a divulgação de que o Instagram está lançando novo formato padronizado de post que que deve tornar mais claro para todos quando uma publicação de um influenciador foi paga por uma marca. Estes anúncios não são do tipo que as empresas compram diretamente da Instagram, mas sim para o marketing de influenciadores, onde as marcas pagam celebridades e outros usuários com uma base de seguidores online significativa para promover seus produtos.

nicho de conteúdo

Divulgação

  • 10:25 – A guerra de sinais virais entre empresas do Texas se intensifica

Sempre nos perguntam como fazer para viralizar um post ou determinado conteúdo. Inclusive falamos sobre isso no episódio 7. E um dos segredos dos conteúdos virais, está relacionado a autenticidade, surpresa e bom humor, e é isso que esta “batalha” de troca de mensagens entre a rede de fast food norte-americana Wendy’s e a marca de chá Pure Walter fizeram. Tudo começou em uma pequena cidade do Texas, quando a Pure Walter ofereceu, através da placa de publicidade localizada em frente de uma de suas lojas, bebidas de graça para o treinador de futebol americano, Kliff Kingsbury, da Texas Tech. A batalha começou quando Wendy’s dobrou a oferta e ofereceu ao treinador bebidas gratuitas e comida gratuita. E a troca de mensagem continuou por um bom tempo, gerando muita mídia espontânea e divertindo os moradores da cidade. Eu e Filipe analisamos o fato, inclusive ressaltando que não é a primeira vez que a Wendy’s viraliza conteúdo e recebe uma tonelada de mídia espontânea, conforme falamos no episódio 16

  • 16:22 – Amazon lança My Mix, excelência máxima em Inteligência Artificial no varejo

Na nossa terceira notícia de mercado, que nos vem através do Innovation Insider, eu e Filipe analisamos o lançamento, realizado pela Amazon, do My Mix, que é uma loja Amazon inteiramente personalizada para cada um de nós, com a oferta de produtos de nossa preferência. Através da utilização de inteligência artificial, o conceito por trás dessa evolução é transformar a Amazon de uma loja em que nós entramos para buscar o que já sabemos o que queremos, para um destino online em que podemos encontrar coisas que não sabemos que desejavamos, mas cujo fit com as nossas preferências é tal, que o apelo de compra é imediato.

nicho de conteúdo

  • 20:18 – Questões complexas

Para encerrar a nossa análise das notícias de mercado, falamos sobre o novo canal que o Facebook está abrindo para que a sua comunidade possa debater sobre questões complexas. Publicado no Facebook News Room por Elliot Schrage, vice-presidente de Políticas Públicas e Comunicações, e compartilhado por Mark Zuckerberg em sua página oficial, estão entre as questões que o Facebook quer endereçar:

Depois que uma pessoa morre, o que deve acontecer com sua identidade online?

Em qual medida companhias de redes sociais devem monitorar e remover conteúdo e imagens controversas de suas plataformas? Quem deve decidir o que é controverso, especialmente em uma comunidade global com pessoas de culturas tão diferentes?

Como podemos usar dados para beneficiar a todos, sem minar a confiança das pessoas?

E quem quiser contribuir com ideias, é só enviar e-mail para hardquestions@fb.com

  • 28:10 – Tópico da Semana: Como definir o nicho de conteúdo da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Entrando no nosso tópico da semana e voltando à nossa série de ensinamentos sobre “Como Criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo”, falamos desta vez sobre a penúltima etapa do processo, que é como definir o nicho de conteúdo da sua estratégia de marketing de conteúdo. A definição do nicho de conteúdo é uma das etapas mais desafiadoras, pois é aqui que você vai determinar em qual assunto você irá se posicionar como principal fonte de informação para a sua audiência. Eu e Filipe destacamos sete passos para ajuda-lo neste processo:

1. Procure por tendências dentro do seu segmento
2. Verifique quais são os seus melhores clientes
3. Descubra quais são os pontos de sofrimento dos seus consumidores
4. Foque novamente, não saia da raia
5. Esteja alinhado com o personagem que você definiu para a sua audiência
6. Crie conteúdo somente para este personagem
7. Quando você dominar o seu primeiro nicho, só então passe para o segundo

nicho de conteúdo

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Em breve no iTunes…
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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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