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HypeCast #39 – Tudo sobre Social Selling com Alexandre Silva

por HyTrade

Por Ivan Monteiro

Neste trigésimo nono episódio, batemos um papo muito bacana com Alexandre Silva, criador do curso LinkedIn Player, sobre como o que é social selling e como usar o LinkedIn para alavancar as suas vendas

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand, mais conhecido como podcast. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrirem as últimas tendências sobre marketing, tecnologia, empreendedorismo e negócios, através de entrevistas com os maiores especialistas do Brasil. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à trigésima nona edição do HypeCast! Neste episódio batemos um papo muito bacana com Alexandre Silva, empreendedor, vendedor, professor e influenciador do LinkedIn sobre o que é social selling, como usar o LinkedIn para gerar negócios, quais os principais erros que as pessoas cometem no LinkedIn, as melhores práticas para criar uma rede de conexões relevantes e muito mais, confira!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

Nesse programa batemos um papo com Alexandre Silva, pós-graduado em Administração em Vendas e Influenciador no LinkedIn. Alexandre começa relembrando seus primeiros passos na área de vendas, passando por cargos em empresas como a Nestlé e PepsiCo. “Devo tudo que aprendi sobre a área comercial com essas empresas”. Hoje, ele possui uma Corretora de Seguros, mas também possui projetos paralelos, como um cargo em um escritório de advocacia, que o inspirou a estudar sobre a profissão. “Apesar de que o escritório se transformou em uma empresa de Gestão Empresarial”.

O uso do LinkedIn veio com o seu trabalho na área comercial do escritório de advocacia. “No início essa rede era voltada para recolocação, executivos e estereótipos do tipo. Desde quando entrei achei a rede muito legal”. Alexandre conta que começou a procurar antigos contatos comerciais ou aqueles que ele nunca havia entrado em contato. “Naquela época ela era uma vitrine, hoje ela possui muita informação, conteúdo. O que você procurar, você encontra na rede social”.

Atualmente com o país em momento desfavorável, Alexandre diz que muitas pessoas entraram no LinkedIn pensando em se recolocar no mercado. “Mas não é bem assim, a rede mudou e muitos não pensaram nisso. Quando não se conhece a rede, parece que as pessoas estão desesperadas pedindo emprego, quando o importante é conversar, trocar experiências”.

Social Selling 

O especialista revela que no LinkedIn e outras redes não se deve vender. “Sei que é meio contraditório, mas sabemos que isso não tem resultados” , afirma. “É preciso entender as redes sociais, o poder das redes sociais. Precisamos entender quem é esse público, se comunicar com ele, saber sua dor e construir um relacionamento.”

Sobre o “social selling”, Alexandre revela que essa estratégia é uma construção de relacionamento nas redes sociais que consequentemente te levará à venda. “É saber trabalhar cada rede social, de forma inteligente e estratégica para falar a mesma linguagem dos seguidores e, mais pra frente, converter a venda”.

Quando perguntado sobre o Social Selling Index (SSI), Alexandre explica que essa é uma ferramenta do LinkedIn, como uma bussola que indica que você está sendo eficaz dentro da rede. Ela aponta médias que ajudam a ilustrar os resultados da sua atuação. “A pontuação reflete uma maior exposição, que reflete um maior resultado”.

Dicas para um perfil ideal

Alexandre pontua algumas dicas para fazer melhor uso do LinkedIn para criar engajamento:

  • O perfil estar completo é importante. “Costumo dizer que não existe perfil campeão, mas sim perfil ideal. Para ser campeão, basta preencher tudo que o LinkedIn pede, que você será, porém, não significa que ele será eficaz. Você inclui mídia em seu perfil? Você pede ou dá recomendações?
  • Desperte interesse com insights. Você se engaja com publicações de outras pessoas? Curtindo, comentando, compartilhando? As pessoas precisam se engajar com as suas publicações. Para isso, você precisa gerar conteúdo relevante. Além disso, é importante participar de grupos no LinkedIn. “Essa é uma ação importante que dá bastante relevância na rede”.
  • Localize as pessoas certas e use o sistema de buscas do LinkedIn. “Busque contatos interessantes, não tenha vergonha de entrar no perfil das pessoas por elas saberem que o visitou, afinal, isso é uma questão de interesse”.
  • Crie relacionamentos sólidos: “Não fique apenas com relacionamentos de primeiro grau, mas busque se conectar com pessoas mesmo que desconhecidas. Para isso, identifique as pessoas que são a sua persona, quem você quer se conectar”.

Sobre Política e Curso LinkedIn Player

Alexandre revela que atualiza o seu perfil constantemente. “Os projetos mudam, as prioridades mudam e isso precisa se refletir no perfil”. Sobre os grupos, o influenciador percebeu uma mudança de comportamento das pessoas com menos engajamento. “As pessoas acabaram priorizando maneiras mais rápidas e acessíveis”.

Sobre falar de política na rede, Alexandre acha válido. “Não recrimino quem fala sobre o assunto, mas respeitando e aceitando o lado contrário. Eu evito por não ser o meu objetivo, mas não é fora de contexto. Mas o interessante é falar de política, mas de forma que agregue valor a quem está lendo”.

Alexandre também revela que lançou um curso: “LinkedIn Player: Como se destacar na multidão”. “Esse curso vai desde como você fazer um perfil ideal até como fazê-lo ter um engajamento”.

Se você quiser fazer o curso, o Alexandre concedeu gentilmente aos nossos ouvintes 10 cupons de descontos. É só clicar aqui e utilizar o cupom HYPECAST. Bom curso!

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Sobre o autor: Ivan Monteiro é jornalista e Diretor de Conteúdo da HyTrade Marketing Digital.

 

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