fbpx
HyTrade Inbound Marketing

HypeCast #38 – Como empreender com propósito com Ligia Costa

por HyTrade

Por Ivan Monteiro

Neste trigésimo oitavo episódio, batemos um papo especial com Ligia Costa, CEO da TGI Today, sobre como empreender com propósito e ter uma vida de sucesso e equilibrada

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand, mais conhecido como podcast. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrirem as últimas tendências sobre marketing, tecnologia, empreendedorismo e negócios, através de entrevistas com os maiores especialistas do Brasil. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à trigésima oitava edição do HypeCast! Neste episódio batemos um papo muito especial com Ligia Costa, fundadora e CEO da Thanks God It’s Today (TGI Today),  sobre como criar um negócio com propósito, quais os principais erros que as pessoas cometem ao criar um negócio, como funciona a metodologia para empreender em 8 semanas e muito mais, confira!

Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ligia Costa atuou por 18 anos como executiva de marketing em grandes multinacionais, com experiência no Brasil e no exterior.

No início da sua carreira, em 1996, trabalhou com games na Brasoft. Nesse período fez o seu primeiro estágio internacional na LucasArts Entertainment, empresa de games de George Lucas, no vale do Silício, Califórnia.

A partir de 1999, trabalhou em diversas agências de publicidade como a Neogama/BBH, Ogilvy & Mather, Soho 141 e Amiratti Puris Lintas, onde foi responsável diretamente pelo planejamento estratégico e atendimento a clientes como Unilever, Claro (BCP), Motorola e LG.

De 2004 a 2006, teve a enorme oportunidade de trabalhar em Brasília como gestora de comunicação na Brasil Telecom, oferecendo suporte as marcas BRT, GSM, IG, IBest e BrTurbo.

De 2009 a 2013, recebeu a mega proposta de ser diretora de marketing do Yahoo para a América Latina e para os mercados hispânicos dos EUA, sob a sua gestão, foi responsável por equipes em 8 países.

E, 2015 fundou a Thank God It’s Today, onde uma metodologia desenvolvida para inspirar e motivar cada indivíduo a ir além, seja para pôr em prática o seu plano B ou ganhar mais dinheiro (gerar mais lucro) com o que já faz.

[wt_margin type=”10″]
[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
[powerpress url=”http://media.blubrry.com/hytrade/content.blubrry.com/hytrade/HypeCast-38.mp3″]

[wt_margin type=”25″]
[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

[wt_row]
[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Android
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Stitcher
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
Em breve no iTunes…
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
[/wt_row]

[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

Conhecemos a Ligia Costa, Fundadora e CEO da Thank God It’s Today, durante o Congresso & Expo ABRAFAC, evento especial para profissionais de Facilities. Ligia largou a área de biomédicas para se dedicar ao setor de Marketing, na intenção de equilibrar a vida profissional com a pessoal. “Em um período que voltei para São Paulo, tive a minha primeira filha. Depois entrei no Yahoo Brasil, onde fiquei por 4 anos”.

“Foi uma experiência muito legal, pois comecei com games, telecomunicações, mobile e faltava a internet, era isso que eu queria pra mim”, relembra. Apesar de bem sucedida em diferentes empresas, Ligia diz que no final de 2013 foi demitida, o que levou a refletir sobre sua vida. “Foi quando decidi empreender. Pensei: ‘talvez seja a oportunidade de fazer algo novo, dentro daquilo que eu realmente acredito, usando todas as experiências que eu tive, meus aprendizados’”.

“E o mais interessante: por mais que eu tenho trabalhado nesse mundo de marketing, planejamento estratégico, mobile, telecomunicações e internet, de tudo eu fiz nesses 18 anos, o que me fazia realmente feliz era a gestão das pessoas. Isso me satisfazia mais do que colocar uma nova campanha no ar”.

Além disso, Ligia revela que percebeu que o grande boom de transformações digitais estava encerrado. “Estávamos saindo dessa era de tecnologia para uma era de humanização. O que está acontecendo é: as pessoas não tem foco, estão perdidas. Esse mundo da tecnologia e internet abriu muitas oportunidades e janelas para todos. E precisamos entender quais os caminhos precisamos seguir”.

“Foi aí que escolhi trabalhar com planejamento estratégico, mas contribuindo com uma nova formação de liderança, com desenvolvimento de negócios com propósito, trazendo esse ‘norte’ para as pessoas que estão perdidas”.

Thank God It’s Today

Ligia descreve um pouco sobre sua empresa. “Trabalho com inspiração. E inspirar é toda parte relacionada com prover conteúdo, toda parte de blog, palestras, tudo que eu posso inspirar as pessoas. A ação é quando eu ajudo todos colocarem a mão na massa com treinamentos, workshops, treinamentos online”.

Segundo a profissional, as empresas podem contratá-la para palestras e treinamentos, porém, o seu grande foco é essa formação da liderança servidora, para desenvolver negócios com mais propósito. Ligia afirma que empresas inovadoras são clientes, porém, ela tem recebido grande demanda de empresas com viés conservador. “As empresas sempre trataram os funcionários com um sentimento paternalista, esse modelo antigo. Hoje em dia, o sucesso e o crescimento dos colaboradores dependem 100% deles próprios”.

“É uma questão de ser protagonista de sua própria história. O mobile trouxe uma voz para cada um, pedindo para as pessoas contarem suas histórias, mas muitas pessoas não sabem o que querem contar ou fazer. E as empresas querem alguém que guie esses funcionários para esse novo modelo”.

Ligia questiona algumas empresas motivacionais. “É muito fácil aparecerem lá por um dia e fazerem ‘auê’. Mas no outro dia tudo volta ao normal”. Para Ligia, o engajamento é um processo que possui etapas. “Se o gestor e líder não tiver o autocontrole e a inteligência emocional para liderar a si próprio, ter segurança, e transmitir isso para sua equipe, todos vão viver o tempo todo competindo, comparando. Desenvolvi esse processo que ajuda em uma liderança com gestão mais servidora”.

A especialista dá algumas dicas para criar e manter uma gestão com propósito:

  • Primeiro precisa-se pensar em qual problema se está resolvendo e como ele faz sentido pra o gestor, além do negócio ter uma demanda no mercado;
  • Pode-se empreender ou intra empreender. Por isso, é interessante fazer um processo de autoconhecimento e entender que nem sempre o seu talento pode virar um negócio que forneça um retorno sustentável;
  • Ao intra empreender, é necessário entender que se deve seguir regras e buscar algo mais do que o salário no final do mês. É saber que o trabalho faz parte de algo muito maior. Que o papel do colaborador é importante, por isso, é fundamental a liderança ter essa comunicação lembrando do propósito;
  • Para manter um negócio com propósito é ter disciplina e automotivação. “É difícil empreender. Ser o próprio chefe é complicado. É preciso entender e estar conectado com o que você se propôs a fazer, tanto empreendendo ou dentro de uma empresa”.

Ligia comenta que ser ridículo é necessário para pensar fora da caixa. “Vivemos em uma sociedade pautada pelo medo, competitividade e escassez. Estamos entrando em um momento de abundância. Mas as pessoas precisam entender que cada um tem sua importância, tem o seu espaço”. Para Ligia, não existe competição, afinal todos possuem ideias e gostos diferentes.

Quando questionada sobre os principais erros que as empresas novatas comentem, a profissional revela que está no planejamento estratégico. “Muitas pessoas abrem negócios por paixão, mas não levam em conta a visão realista do negócio”. Outra questão que Ligia pontua é que muitos não levam em conta a necessidade de um investimento inicial e os desafios financeiros.

Metodologia para empreender em 8 semanas

Ligia explica um pouco sobre a metodologia criada por ela. “Esse curso é 100% online, com acompanhamento presencial e, nesse tempo de 8 semanas, faço todo um planejamento estratégico até que ela monte um plano de negócio pessoal”.

Segundo Ligia, pessoas que já fizeram dizem que é como um MBA em oito semanas. “São mais 40 vídeos. Uma forma de trazer o marketing de trazer o planejamento estratégico de forma simples, para todos tipos de pessoa. O diferencial é o aspecto ‘eu’. Afinal é um negócio pessoal. Ninguém faz um plano colocando o grande líder como protagonista de sua própria história”.

Ligia conclui a conversa dizendo que empreender é o seu propósito. “Não é que eu não tenha meus dias de questionamentos, mas quando eu acordo e recebo uma mensagem dizendo que meu trabalho o tocou ou teve resultados, me motiva a continuar. É o que me move”.

[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

Semana que vem tem mais! Assine a nossa newsletter para receber os episódios diretamente no seu e-mail e não perder nenhum programa.

Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

[wt_margin type=”25″]
[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

[wt_row]
[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Android
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Stitcher
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
Em breve no iTunes…
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
[/wt_row]

[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

Sobre o autor: Ivan Monteiro é jornalista e Diretor de Conteúdo da HyTrade Marketing Digital.

 

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade