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HypeCast #8 – O excesso de opções aumenta ou diminui as vendas?

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste oitavo episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois batemos um papo sobre se o excesso de opções aumenta ou diminui as vendas

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à oitava edição do HypeCast! Neste programa falamos, na nossa análise SWOT, sobre a ascensão dos podcasts e seus novos formatos de publicidade que estão chegando, depois, como ponto fraco, falamos sobre a crise da carne deflagrada depois da operação, desastrosa ou não, da polícia federal, na ameaça da semana analisamos nova história que nos vem através do SXSW, de que softwares podem começar (ou já estão) a roubar os empregos dos jornalistas e por último, como oportunidade, analisamos um  levantamento global do Boston Consulting Group, que destaca que os anunciantes não conseguem dominar o digital e precisam, cada vez mais, da parceria com as agência. No tópico da semana, comentamos sobre um artigo do nosso blog que analisa se mais opções geram mais ou menos vendas. Qual a sua opinião? Leia o resumo e escute o programa. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 5:35 – Ponto Forte da Semana: Podcasts: um futuro de valor para os anunciantes

Esta história nos vem através do Propmark, ainda dentro da cobertura do SXSW, e destaca um futuro promissor para os anunciantes com este tipo de mídia. Apesar do painel em questão falar do mercado norte-americano, como sempre, podemos absorver algumas destas tendências, que sempre acabam chegando no Brasil. Conforme destaca a matéria, “podcasts tem inovado no formato de propaganda ao transformar conteúdo publicitário em conteúdo de maior valor para o ouvinte”. E complementa dizendo que “as novidades vão além do conteúdo”, sendo que “estas networks já estão operando com o modelo de dynamic ads, o qual permite que mesmo os episódios antigos do catálogo sejam atualizados com comerciais de anunciantes atuais”. Eu e Filipe analisamos tudo e fazemos as nossas colocações.

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Reprodução: campaignlive.com

  • 14:35 – Ponto Fraco da Semana: A crise da carne e o efeito no consumo

É óbvio que teríamos que destacar, como ponto fraco da semana, a crise da carne desencadeada depois da operação da polícia federal. Eu e Filipe analisamos o caso, mas não nos aprofundamos muito, pois o nosso décimo programa será dedicado exclusivamente à análise de crises, com a participação especial das nossas amigas da Agência Noar. De qualquer forma, o caso é muito grave e expõe cada vez mais as relações muito pouco saudáveis entre o estado e grandes empresas. Apesar da operação, tida como a maior até então deflagrada pela PF, representar um pequeno percentual de agentes corrompidos e empresas atuadas, isso não quer dizer que o problema todo não seja muito maior e que outros casos possam surgir. O fato é que o estado não tem, e nunca terá, competência para regular o mercado. Sobre o lado das empresas, falaremos mais no décimo programa.

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Reprodução: Meio & Mensagem

  • 23:43 – Ameaças da Semana: Demita seus jornalistas que meu software resolve pra você

A nossa ameaça da semana, logicamente, é uma ameaça aos jornalistas, mas poderia ser uma oportunidade para os desenvolvedores de softwares que queiram entrar neste segmento e às empresas de mídia que queiram contratar estes softwares para aumentarem suas produtividades e diminuírem custos ao mesmo tempo. Eu e Filipe analisamos artigo de Pyr Marcondes publicado no Meio & Mensagem, novamente dentro da cobertura do SXSW, que destaca, que apesar de ser um assunto que já se vem falando há algum tempo, os softwares de automação de produção de notícias devem ter um novo boom e aceitação definitiva porque os maiores jornais dos EUA, Washington Post e New York Times, estão entrando nessa de cabeça e possivelmente não sairão dela nunca mais.

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  • 29:50 – Evolução digital das marcas ainda é lenta

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Dominic Field, coautor do relatório (Reprodução: Meio & Mensagem)

Para finalizar a nossa análise SWOT, eu e Filipe analisamos, como oportunidade da semana, nova pesquisa global realizada pelo Boston Consulting Group, a pedido do Google, que destaca que “os desafios digitais ainda são intensos para os grandes anunciantes que, atualmente, apesar de investimentos e avanços, ainda ficam atrás em termos de evolução” do que as agências. Para nós a pesquisa provou o óbvio, já que as agências são empresas especializadas e vivem disso. “Ainda de acordo com a pesquisa, para agregar mais valor, os anunciantes precisam investir na construção de parcerias de longo prazo com seus clientes, com base no desenvolvimento de habilidades mútuas”. O fato é que temos esta oportunidade, as empresas e os seus departamentos de marketing tem que estabelecer parcerias cada vez mais saudáveis com as agências e essa integração tem que ser cada vez mais natural, genuína, com as duas partes tendo objetivos em comum ao invés de ficarem disputando egos.

  • 39:15 – Tópico da Semana: O excesso de opções aumenta ou diminui as vendas?

O nosso tópico da semana é sobre as ofertas e o excesso de opções. Será que esse excesso aumenta ou diminui as vendas? Eu e Filipe comentamos artigo do nosso blog, de autoria da Nicki Howell, intitulado “O bloqueio silencioso do marketing – As escolhas”, que faz esta análise, de que oferecer muitas escolhas não é, necessariamente, a melhor tática, pois podem criar confusão e insatisfação, ou até mesmo paralisar a ação por parte dos nossos clientes, o que impede as vendas. Entre os tópicos analisados, destacam-se:

  • Por que as escolhas geram atenção… mas não geram mais vendas;
  • Qual a relação do marketing com a fadiga das decisões;
  • Por que mais escolhas causam maior insatisfação e como o nosso cérebro funciona na hora de tomar uma decisão;
  • Por que diminuir as opções em todos os lugares, até mesmo na mídia social, é uma necessidade;
  • A importância de simplificar as chamadas para ação ao incentivar uma única e principal ação em detrimento de várias;
  • Como ajudar os consumidores na tomada de decisão ao diminuir a complexidade das escolhas;
  • Por que oferecer prova social é mais importante do que nunca;
  • Como minimizar o risco da compra ao comunicar claramente quais são as garantias envolvidas na compra, assim como a política de troca e devoluções;
  • A importância de diminuir o número de itens por página para simplificar e clarear a mensagem e;
  • Finalizamos os nossos comentários destacando as conclusões do artigo, de que “é tentador oferecer aos clientes mais opções, múltiplas chamadas para ação e maiores benefícios. Todavia, as pesquisas são claras: se você quiser criar sentimentos mais positivos sobre a sua marca, para diminuir a confusão e aumentar as vendas, você precisa oferecer menos”.

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é sócio fundador da HyTrade Marketing Digital.

 

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