A região foi menos afetada por problemas econômicos do que a América do Norte e a Europa Ocidental.
De acordo com a eMarketer, a América Latina, com 38,12 bilhões de dólares americanos, terá este ano o terceiro menor gasto total mundial com publicidade, maior apenas que o da Europa Oriental, o do Oriente médio / África. Todavia, embora o gasto total seja relativamente pequeno, em comparação com outras regiões, a América Latina terá o maior crescimento em gasto total com publicidade entre todas as regiões incluídas na previsão da eMarketer até 2016.
O crescimento da América Latina foi de 11% em 2012 e permanecerá em dois dígitos no próximo ano. Ainda assim, a América Latina não chegará perto do total do gasto em publicidade da América do Norte, da Ásia-Pacífico ou da Europa Ocidental durante o período da previsão. Com 51,33 bilhões de dólares americanos, a eMarketer espera que a América Latina seja responsável por bem menos do que a metade do gasto da Europa Ocidental em 2016, que é a região com o gasto total mais próximo.
A Argentina, que é o país com o crescimento mais rápido da América Latina, de acordo com a eMarketer, cresceu um considerável 20% no ano passado, quase o dobro dos 11% regionais. Em 2013, espera-se que a Argentina ultrapasse o México como o número 2 da região.
Todavia, o Brasil, a sexta maior economia mundial, permanecerá bem à frente dos outros países da América Latina, com um gasto total de publicidade na mídia este ano de 20,41 bilhões de dólares americanos, o que significa uma participação de 53,6% do total. Apesar desta posição dominante, a Olimpíada em 2016 elevará este gasto ainda mais, fazendo-o crescer mais rapidamente do que na Argentina e no México.
No geral, as economias da América Latina foram menos afetadas pelos problemas econômicos que recentemente impediram o crescimento da América do Norte e da Europa Ocidental. Em 2016, a América Latina terá uma participação de 8,2% do total mundial de gastos em publicidade.
Fonte: eMarketer