Neste nono episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois damos algumas dicas de como os profissionais de marketing B2B podem utilizar o Twitter
[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, negócios e tecnologia, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]
Olá, seja muito bem-vindo à nona edição do HypeCast! Neste programa falamos, na nossa análise SWOT, sobre o lançamento do Visa Score Digital como ponto forte da semana, depois destacamos, como ponto fraco, o pronunciamento da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) sobre a crise do Google e da publicidade digital como um todo, na ameaça da semana, falamos novamente sobre a explosão no consumo de vídeos online que coloca em xeque o futuro da televisão e por último, na oportunidade da semana, comentamos sobre a notícia de que o Twitter planeja lançar um tipo de serviço pago para usuários avançados. Para encerrar o programa, no nosso tópico da semana, damos dez dicas de como os profissionais de marketing B2B podem utilizar o Twitter para prospectar e engajar com clientes e consumidores em geral. Bom proveito!
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]
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4:45 – Ponto Forte da Semana: Visa Score Digital
Esta semana que passou a Visa lançou o Visa Score Digital, que é um novo modelo estatístico desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Visa Perfomance Solutions, que analisa as tendências e os impactos provocados pelas transações digitais na economia, no varejo e no mercado financeiro. Eu e Filipe analisamos esta ação da Visa, destacada por nós como o ponto forte da semana, e comentamos sobre o infográfico interativo lançado por eles.
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13:10 – Ponto Fraco da Semana: Agências de publicidade pedem mudanças na mídia digital
Já conversamos um pouco sobre isso anteriormente, mas achamos importante destacar esta questão da crise da publicidade digital novamente, desta vez sob o ponto de vista da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), que se posicionou sobre o assunto, declarando que “para as agências de publicidade brasileiras, ambos os movimentos – o de correção de rumo e o de adoção de novos parâmetros de atuação – são os mais graves e urgentes do cenário atual da atividade publicitária”. Eu e Filipe analisamos este pronunciamento da Abap, concordando que melhorias precisam ser implementadas, mas achamos difícil que o Google e o Facebook abram completamente as suas portas para auditorias externas, questionando também, se a Nielsen fazia isso com relação às suas métricas de audiência para a televisão.
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21:38 – Ameaças da Semana: Explosão no consumo de vídeos online coloca em xeque o futuro da televisão
Como ameaça da semana, falamos novamente sobre o contínuo crescimento do consumo de vídeos online no mundo e no Brasil, e da ameaça deles para o futuro da televisão, segundo artigo publicado por Bruno Capelas no O Estado de S. Paulo e licenciado pelo Content Loop. Reed Hastings, presidente executivo da Netflix, declarou recentemente que “em dez ou 20 anos, 90% do que as pessoas vão assistir estará online”. Portanto, será que os vídeos e programas on demand, assim como as transmissões ao vivo por streaming coexistirão com os canais tradicionais, sejam pagos ou abertos? Para Mauro Garcia, presidente da Bravi, “o modelo dos pacotes com inúmeros canais não fica mais de pé”, porém, para Oscar Simões, presidente da ABTA, “haverá uma coexistência”, pois segundo ele, “hoje, já temos 35 canais pagos no Brasil que também oferecem streaming, vinculados à assinatura de TV”. Eu e Filipe analisamos esta questão e aproveitamos também para falar um pouco sobre, a polêmica negociação entre a Record, a RedeTV e o SBT com as operadoras de TV.
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34:05 – Oportunidades da Semana: Twitter explora versão premium depois de 11 anos como serviço gratuito
Para encerrar a nossa análise SWOT da semana, destacamos como oportunidade, a notícia de que o Twitter está analisando a possibilidade de lançar uma versão paga do TweetDeck com “ferramentas poderosas para ajudar marqueteiros, jornalistas, profissionais e outros na comunidade a descobrir o que está acontecendo no mundo rapidamente, obter mais conhecimento e ver em um escopo maior o que as pessoas estão falando no Twitter”. Eu e Filipe vemos esta possibilidade com muito bons olhos e nos questionamos o porquê do Twitter não ter pensado nisso antes. As principais plataformas sociais possuem enormes audiências e há inúmeras formas delas diversificarem as suas fontes de receita com o lançamento de novos produtos e serviços.
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40:45 – Tópico da Semana: Será que o Twitter serve para os profissionais de marketing B2B?
Para encerrar o programa, destacamos no nosso tópico da semana, um artigo do nosso blog escrito pela Kelly Jo Horton, que fornece dez dicas de como os profissionais de marketing B2B podem utilizar o Twitter para prospectar e interagir com clientes e consumidores. Apesar deste artigo ter sido escrito em janeiro de 2015, estas dicas continuam muito válidas, principalmente pelo fato da base de usuários do Twitter ter amadurecido ainda mais, sendo muito utilizada por jornalistas, profissionais de marketing, entre outros. Para os céticos, o artigo destaca uma pesquisa feita em 2013 que apurou que:
✓ 72% dos seguidores têm maior probabilidade de comprar algo de empresas que eles seguem.
✓ 86% dos seguidores têm maior probabilidade de visitar uma empresa se um amigo a recomendar.
✓ 85% dos seguidores se sentem mais conectados com empresas após as terem seguido.
Resumidamente, as dez dicas são:
1. Posicione a sua empresa como uma líder de pensamento
2. Engaje com a sua audiência
3. Dê alguma personalidade à sua marca
4. Dirija tráfico para o seu conteúdo
5. Verifique a concorrência
6. Tuite com 120 caracteres ou menos
7. Não faça tudo apenas sobre você mesmo
8. Mencione os seus clientes
9. Faça uma programação para todos os fusos horários
10. Divirta-se
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- Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito
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Em breve no iTunes…
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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.