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HypeCast #16 – Como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo?

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo sexto episódio realizamos a nossa análise das notícias de mercado da semana e depois falamos um pouco sobre como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo.

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à décima sexta edição do HypeCast! Na nossa análise de mercado da semana, analisamos em primeiro lugar o aumento de 16% do faturamento do e-commerce no Dia das Mães deste ano em comparação com o ano passado. Em seguida, falamos sobre a aprovação de nova regulamentação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o uso de aeronaves não tripuladas, os tais dos Drones. Na sequência, analisamos o lançamento da versão melhorada do software de “resposta inteligente” com capacidade de machine-learning (aprendizado automático de máquinas) do Gmail. Para finalizar a nossa análise das notícias de mercado da semana, falamos sobre a surpreendente história do menino de 16 anos, Carter Wilkerson, que quebrou o recorde histórico de retuites do Twitter. No nosso tópico da semana, damos dicas de como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 5:35 – E-commerce fatura R$1,9 bilhão no Dia das Mães 2017, alta de 16%

Na análise da nossa primeira notícia de mercado, que nos vem através do site Profissional de E-commerce, destacamos o aumento de 16% do faturamento do e-commerce no Dia das Mães deste ano em comparação com o ano passado, que chegou a R$ 1,9 bilhão. O ticket médio saltou de R$ 402 para R$ 417, com crescimento de 3,7%. Os 10 produtos mais vendidos corresponderam a 40,73% do total, conforme tabela abaixo. Na nossa opinião, isso não se deveu à melhora da economia e sim pelo constante movimento de mudança de hábito dos consumidores, ao trocar cada vez mais as vendas offline pelas vendas online.

1. Celular e Smartphone 13,40%
2. Perfume 4,40%
3. Água de Colônia 4,17%
4. Geladeira / Refrigerador 3,19%
5. Vinho 2,76%
6. Cafeteira 2,71%
7. Fogão 2,64%
8. TV 2,55%
9. Livros 2,47%
10. Máquina de Lavar Roupas 2,44%
  • 13:07 – Com regulação, uso de drones na publicidade pode crescer

Seguindo com o programa, analisamos em seguida matéria que nos vem através do Meio & Mensagem, que fala sobre a aprovação de nova regulamentação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o uso de aeronaves não tripuladas, os tais dos Drones. Com isso, a tendência é que o seu uso na publicidade aumente bastante. Há regras diferentes para o uso de drones com até 250 gramas e acima disso, conforme você pode verificar no link da matéria. Eu e Filipe concordamos que a nova liberação deve aumentar sim o uso de drones na publicidade, pois o custo para filmagens que antes dependiam de helicóptero vai cair bastante, possibilitando que empesas menores entre neste mercado de produções mais avançadas.

  • 18:28 – Google lança novo software de ‘resposta inteligente’ de e-mail com machine-learning (aprendizado automático) para mais de 1 bilhão de usuários de dispositivos móveis do Gmail

Na sequência falamos sobre notícia publicada no portal Kurzweil AI, que destaca novo lançamento do Google, desta vez focado em uma versão melhorada do software de “resposta inteligente” com capacidade de machine-learning (aprendizado automático de máquinas) do Gmail. A nova versão foi disponibilizada para mais de 1 bilhão de usuário, conforme anunciou o CEO do Google, Sundar Pichai, em sua palestra de fechamento da Conferência Google I/O realizada no último dia 17 de maio. O Smart Reply (resposta inteligente) sugere até três opções de respostas para uma mensagem de e-mail recebida, economizando tempo ou até dando um pouco mais de tempo enquanto ajuda a pessoa a pensar em uma resposta melhor. A nova versão foi desenvolvida por um time liderado por Ray Kurzweil, o famoso futurologista e diretor de engenharia do Google. Segundo ele, “a nova versão do Smart Reply aumenta a porcentagem de sugestões úteis e é muito mais algoritmicamente eficiente do que o sistema original”. A nova abordagem também usa “hierarquias de módulos, cada um dos quais pode aprender, lembrar e reconhecer um padrão sequencial”, conforme descrito pelo Kurzweil em seu livro de 2012, “Como Criar uma Mente”.

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  • 27:00 – Fã da rede de fast food americana Wendy’s esmaga o recorde do Twitter de retuites em busca de nuggets de frango

Para finalizar a nossa análise das notícias de mercado da semana, falamos sobre a surpreendente história do menino de 16 anos, Carter Wilkerson, que é fã incondicional do nuggets de frango da rede de fast food americana Wendy’s, em sua busca por um ano de fornecimento gratuito da mercadoria. A história resumida é a seguinte: Wilkerson tuitou para o perfil oficial da Wendy’s no Twitter quantos retuites o tuite dele precisaria ter para ele ganhar um ano de fornecimento gratuito de nuggets. A empresa, que estava ligada e não quis desperdiçar a oportunidade, aproveitou a onda e respondeu que ele precisaria conseguir 18 milhões de retuites. E foi aí que a coisa ficou interessante, pois o garoto não pensou duas vezes e saiu fazendo campanha com a hashtag #NuggsForCarter para os amigos e internautas o ajudarem, e eles o ajudaram. Celebridades e empresas, como a Microsoft, entraram na brincadeira e o jovem Wilkerson conseguiu bater o recorde histórico do Twitter com mais de 3,5 milhões de retuites, antes mantido pela famosa selfie da Ellen DeGeneres durante a cerimônia do Oscar de 2014. Além de conseguir o seu fornecimento gratuito de nuggets por um ano, a Wendy’s decidiu doar US$ 100.000,00 em nome de Wilkerson para a Fundação Dave Thomas para Adoção. Eu e Filipe destacamos a importância das empresas estarem ligadas neste tipo de ação e terem políticas flexíveis e desburocratizadas para conseguirem surfar a onda e não perderem o timing deste tipo de ação. Também destacamos a inteligência do menino em rentabilizar todo o ocorrido ao lançar um site para vender camisetas.

  • 34:15 – Tópico da Semana: Como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Entrando no nosso tópico da semana, eu e Filipe falamos, com base em artigo publicado por mim, sobre como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo. Lembramos que o ponto mais importante para ter objetivos claros e alinhados com as prioridades da sua empresa é fazer as perguntas certas. A primeira delas, como não poderia deixar de ser, é: por que você está criando e compartilhando conteúdo para a sua empresa? A partir daí você tem que fazer as perguntas mais específicas, como, se você quer que mais pessoas conheçam sua empresa, produtos e serviços? Ou você quer trabalhar a geração de demanda e de leads? E assim sucessivamente. Além disso, você pode ter todas estas necessidades e ataca-las todas de uma só vez, ou você pode ter somente uma delas e ataca-la especificamente. Você não precisa seguir uma sequência, sendo possível pular de um objetivo para o outro, conforme a necessidade. Os seus tipos de objetivos destacados por nós, são:

1. Alcance e consciência da marca
2. Conversão e nutrição de contatos
3. Serviço ao consumidor
4. Fidelização e clientes
5. Venda cruzada
6. Assinantes apaixonados

definir os objetivos

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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